Pós-Graduação em Educação
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PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação
Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).
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Item A comunicação como condição capacitadora da gestão do conhecimento científico: um estudo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri(UFVJM, 2017) Monteiro, Amanda Thomaz; Covre, André Luiz; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Covre, André Luiz; Roa, Juan Pedro Bretas; Neves, Leonardo SantosEm todo o mundo, de maneira geral, as funções das universidades estão diretamente ligadas à produção de conhecimento científico. Essas instituições são responsáveis por grande parte da geração desse conhecimento e sua comunicação torna-se um processo fundamental para o ensino, a pesquisa e a extensão, pilares que devem atuar de forma articulada e indissociável. O ambiente acadêmico constitui-se, assim, num campo fértil para o estudo da Gestão do Conhecimento Científico e da Comunicação Científica, uma vez que a produção do conhecimento científico aponta para a necessidade de disseminação, compartilhamento e uso do conhecimento gerado. Esta pesquisa tem como objetivo descrever os processos de gestão interna do conhecimento científico existentes na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri a partir da concepção de um modelo integrativo de Gestão do Conhecimento. O modelo, que alicerça o desenvolvimento deste trabalho, é proposto por Alvarenga Neto, Barbosa e Pereira (2007) e considera três concepções básicas: 1) uma concepção estratégica da informação e do conhecimento; 2) a introdução de tal estratégia nos níveis tácito e operacional através das várias ferramentas e abordagens gerenciais; 3) a criação de um espaço organizacional para o conhecimento, que constitui o conjunto de condições favoráveis para o uso das melhores informações e dos melhores conhecimentos disponíveis. Para a consecução dos objetivos específicos, descreveu-se e analisou-se o objeto de pesquisa, composto por documentação, sistemas, ferramenta, sites e outras formas de registro, além de dois órgãos institucionais. O foco, os objetivos e o referencial teórico deste estudo apontam para uma pesquisa de natureza teórica, com abordagem metodológica essencialmente qualitativa, explicativa do ponto de vista dos objetivos e que se propõe a realizar análises bibliográfica e documental como procedimentos técnicos. Os resultados assinalam que nenhuma das três concepções básicas do modelo integrativo de Gestão do Conhecimento foi constatada na pesquisa. Com isso, pode-se considerar que a UFVJM não possui processos de gestão interna do conhecimento científico propriamente ditos. As conclusões desta pesquisa levam a convir que o que existe na instituição atualmente não são processos, mas ações relacionadas a alguma parte deles e não aos processos como um todo. Portanto, no contexto da UFVJM, a comunicação poderia ser empregada como uma condição capacitadora da Gestão do Conhecimento Científico, criando um significado e garantindo a efetividade desse processo. Com isso, a universidade estaria, inclusive, mais próxima de realizar sua missão institucional, que é impulsionar o desenvolvimento regional e nacional, por meio da produção e disseminação do conhecimento e da inovação, a partir da integração do ensino, da pesquisa e da extensão.