Pós-Graduação em Educação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc

PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Caracterização da evasão escolar nos cursos de Ciências Contábeis, Bacharelado em Ciência e Tecnologia e Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus do Mucuri, entre os anos de 2014 e 2018
    (UFVJM, 2019) Leonarde, Geovana Silveira Soares; Silvestre, Luiz Henrique Aparecido; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silvestre, Luiz Henrique Aparecido; Pacheco, Isabel Corrêa; Costa, Valéria Cristina da
    No governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, através do Decreto Nº 6.096 de abril de 2007, foi criado o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e a redução da evasão era um dos principais objetivos programa. Como consequência do programa houve uma expansão da Rede Federal de Educação Superior, momento em que foram criados novos campi e novos cursos de graduação foram oferecidos. Em dezembro de 2007 a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) aderiu ao programa e a partir de então foi criado o campus do Mucuri na cidade de Teófilo Otoni. Com a adesão ao Reuni a UFVJM também colocou como meta em seu cronograma de execução a redução da taxa de evasão e assim o presente trabalho em concordância com as diretrizes da instituição caracterizou a evasão dos cursos de Ciências Contábeis, Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) e Medicina do campus do Mucuri. Este estudo é descritivo, pois caracteriza o fenômeno da evasão na UFVJM – campus do Mucuri e para obtenção dos dados foram realizadas a análise quantitativa dos relatórios do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) e a análise qualitativa de dados coletados em entrevista semiestruturada sobre as principais características dos discentes evadidos, bem como os motivos de desligamento do curso. Observou-se que os evadidos são majoritariamente do sexo masculino, provenientes de escola pública e com renda per capita inferior a um salário mínimo. Tem-se ainda que os fatores mais determinantes para a evasão não tinham relação com uma falha da instituição ou com a conduta dos professores, mas sim com a necessidade dos discentes de trabalhar e com as dificuldades que eles encontravam em assimilar o conteúdo da graduação dada a sua formação no ensino médio. Observou-se também que em todos os cursos pesquisados há discentes evadidos que reingressaram na própria UFVJM – campus do Mucuri que não aparecem nos relatórios oficiais de evasão. É necessário portanto que a UFVJM crie meios formais para investigar, de maneira contínua, os motivos da evasão para que possa ser realizado um aperfeiçoamento na forma com que os professores lidam com os discentes em sala, auxiliando-os nas dificuldades que possuem de acompanhamento de conteúdo. É necessário ainda que seja realizada uma melhor divulgação da grade curricular do curso e do conteúdo que será estudado durante a graduação para que o discente possa realizar sua escolha com mais confiança.