Pós-Graduação em Educação

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PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).

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    Projeto de Extensão Universitário Cidadão: uma análise sobre a prática extensionista com ênfase nas relações multi, inter e/ou transdisciplinares e interprofissionais
    (UFVJM, 2017) Chaves, Vanusa Soares; Paccola, Rivaldo Alfredo; Santos, Amedis Germano dos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Paccola, Rivaldo Alfredo; Alves, Thamar Kalil de Campos; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima
    Ao longo da história das civilizações, as universidades desempenharam importante papel em prol do desenvolvimento das sociedades, sendo portadoras de uma herança cultural de saberes, ideias e valores. A transmissão desse legado é imprescindível para o avanço científico e tecnológico, mas também fundamental para a construção de uma cultura voltada para um ensino metaprofissional, metatécnico, que forme o profissional ético e consciente da sua importância no processo de transformação social. As funções da educação superior estão previstas na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em seu artigo 207 que assim dispõe: ―as universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão‖. A compreensão deste comando constitucional pelos sujeitos envolvidos no processo de formação acadêmica traduz-se em perceber a importância da atividade extensionista em sua dimensão social e humanista, capaz de reunificar os saberes compartimentados pelas rígidas especializações disciplinares e não apenas como um resíduo ou apêndice da ação universitária em seu viés assistencialista, ações sociais típicas das perspectivas liberais. Considerando a importância da extensão para a formação profissional do discente, o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX), realizado em maio de 2012, criou a Política Nacional de Extensão Universitária, que ratificou o Plano Nacional de Extensão Universitária de 1999 e acrescentou outros objetivos necessários ao enfrentamento dos novos desafios para o fortalecimento da extensão universitária no país, sendo que um dos pontos que interessa à pesquisa em tela é o Objetivo 5 constante neste documento que visa ―estimular atividades de Extensão cujo desenvolvimento implique relações multi, inter e ou transdisciplinares e interprofissionais de setores da Universidade e da sociedade‖. Com fundamento na supracitada meta, a pesquisa em tela se propõe a investigar como a prática extensionista pode promover uma interligação de saberes através de metodologias multi, inter e ou transdisciplinares e interprofissionais e como a mesma pode contribuir para a formação profissional do discente, a partir da análise da experiência vivenciada por 25 (vinte e cinco) acadêmicos dos cursos de Direito, Serviço Social, Nutrição, Farmácia, Biomedicina e Educação Física das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni/DOCTUM e Universidade Presidente Antonio Carlos/UNIPAC, ambas localizadas em Teófilo Otoni/MG, no Vale do Mucuri, em um Projeto de Extensão denominado Universitário Cidadão, realizado durante 15 dias das férias escolares de julho de 2011, nas cidades mineiras de Itaipé e Setubinha que apresentavam baixo Índice de Desenvolvimento Humano. Esta experiência extensionista idealizada pelo Governo do Estado de Minas Gerais, gestada como política pública de combate à pobreza nos vales do Jequitinhonha e Mucuri, deu ênfase ao trabalho de equipes multiprofissionais, não sendo parcos os exemplos de interação entre os vários cursos de graduação. Após 06 (seis) anos desta incursão em campo pelos discentes, quando já se graduaram e estão (ou não) inseridos no mercado de trabalho, atuando (ou não) nas respectivas profissões, recolhemos as impressões destes dias de aprendizado interprofissional para analisar o impacto da atividade extensionista na formação profissional dos egressos. A pesquisa tem cunho qualitativo e a metodologia utilizada quanto aos fins foi descritiva e exploratória, sendo utilizada a análise documental e bibliográfica, além de estudos correlacionais. O instrumento utilizado foi a entrevista semiestruturada aplicada a oito participantes e a análise de dados foi organizada conforme metodologia apropriada da obra intitulada Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin.