Pós-Graduação em Educação
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc
PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação
Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).
Browse
Search Results
Item Modelos estruturais adotados pelas universidades públicas brasileiras e seus impactos para a gestão: a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina/MG(UFVJM, 2015) Ávila, Alan Fernando Santos de; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)O ensino superior no Brasil e no mundo está inserido em um contexto de constantes transformações. Os desafios que as universidades enfrentam tais como, ampliação do número de vagas, competitividade e inserções tecnológicas estão fortemente relacionados com o grau de relevância em seus países. As universidades públicas brasileiras são caracterizas por serem extremamente burocráticas e excessivamente lentas na execução de suas demandas, especialmente por serem consideras o lócus do conhecimento. A gestão do serviço público é um tema de grande interesse em todo o país, principalmente quando se trata do desempenho da gestão dos recursos materiais, tecnológicos, pessoais e financeiros, uma vez que afeta o bem-estar social de toda a sociedade e o desenvolvimento econômico do país. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de uma perspectiva histórica sobre as transformações que estão acontecendo dentro das Universidades Públicas Federais, utilizando como objeto de estudo as Unidades Acadêmicas Administrativas do Campus JK, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). A metodologia adotada para realização deste estudo foi a pesquisa exploratória, através do método de análise documental, utilizou-se como referência os documentos normativos da UFVJM, Estatuto e Regimento Geral, além dos documentos normativos existentes nas Unidades Acadêmicas do campus. Os resultados apontam uma desorganização documental, com falta de normatizações nas unidades, além de incertezas nas atribuições de responsabilidades e ações a serem executadas. As Unidades Acadêmicas com estrutura departamental demostram estabilidade no quantitativo de projetos de pesquisa e extensão, elementos fundamentais para a constituição de uma universidade.