Pós-Graduação em Educação
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc
PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação
Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).
Browse
Item A influência dos gestores na satisfação dos servidores da Superintendência Regional de Ensino de Diamantina-MG: uma análise do clima organizacional por meio das ferramentas e técnicas do Guia PMBOK®(UFVJM, 2020) Santos, João Paulo dos; Oliveira, Altamir Fernandes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Altamir Fernandes de; Tameirão, Cinthya Rocha; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Pereira, João Antônio Gomes; Meireles, EduardoA SRE Diamantina fornece direcionamento aos gestores escolares e atende aos órgãos superiores, aos quais está subordinada para o bem-estar educacional. A pesquisa delimitou o estudo na atuação dos gestores responsáveis pelo ambiente interno com sua cultura e clima organizacional, bem como relações sociais de trabalho. O desafio da pesquisa foi encontrar respostas para as maiores dificuldades enfrentadas pelos gestores nas relações interpessoais, os fatores do ambiente interno que causam insatisfação nos servidores e como resolver o problema de clima organizacional. Para responder a esses questionamentos, definiu-se como objetivo geral identificar, por meio de uma pesquisa de opinião pública, a percepção dos servidores da SRE Diamantina no que diz respeito a influência dos gestores em sua satisfação no trabalho, utilizando, para isso, as ferramentas e técnicas do GUIA PMBOK® para mapear o ambiente interno. Na sequência, foi necessário mapear, por meio da pesquisa de opinião pública, o ambiente interno da SRE Diamantina adotando como critério as 10 áreas do conhecimento em gerenciamento de projetos do Guia PMBOK®, de forma a descrever os fatores de satisfação e de insatisfação diagnosticados no mapeamento e analisados por meio da técnica estatística multivariada, bem como identificando similaridades para sugerir a implantação de um projeto de formação continuada para os gestores, também utilizando as ferramentas e técnicas do Guia PMBOK®, nas três áreas do conhecimento identificadas como as mais deficitárias no mapeamento. A pesquisa tem natureza aplicada e caráter descritivo, método de abordagem qualitativa, para tanto utilizou como procedimento o levantamento do tipo Survey, e o questionário online foi respondido por 34 servidores. A interpretação dos dados foi realizada por meio de agrupamentos ou Clusters com o suporte dos softwares Microsoft Excel, Past 326b e do Venngage. De acordo com muitos servidores, os gestores têm dificuldades de repassar conhecimentos, ensinar e aperfeiçoar técnicas (67,64%), problemas de criatividade e iniciativa para gerar confiança na convivência diária (52,95%) e de divisão do trabalho (82,35%). Muitos servidores estão insatisfeitos com a falta de autonomia para trabalhar (55,88%). Os fatores que geram satisfação aos servidores são: gostar do que fazem, integração da equipe, autonomia, serem valorizados e ouvidos. Em contrapartida, falta de capacitação e treinamentos, de plano de carreira, de comunicação, de não serem valorizados em determinados momentos e a não participação nas decisões geram insatisfação. As três áreas do conhecimento mais deficitárias estão relacionadas à comunicação, aos recursos e à integração. Foi possível concluir que existe uma discrepância entre a percepção dos servidores da diretoria de pessoal em relação aos demais setores da SRE Diamantina e que o gerenciamento das comunicações é a maior causa de insatisfação no ambiente de trabalho da instituição.