Pós-Graduação em Educação
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PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação
Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).
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Item Ensino da prosódia nos atos diretivos de ordem e pedido para falantes estrangeiros aprendizes do Português Brasileiro: uma análise de materiais didáticos(UFVJM, 2017) Melo, Maressa Carneiro de; Bodolay, Adriana Nascimento; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Bodolay, Adriana Nascimento; Leroy, Henrique Rodrigues; Godoy, Luisa Andrade Gomes; Santos, Sandro Vinicius Sales dosEsta pesquisa tem como objetivo analisar a abordagem do ensino de prosódia e, principalmente, dos atos diretivos de ordem e de pedido em Português Brasileiro nas atividades de quatro materiais didáticos de Português Brasileiro como Língua Estrangeira utilizados em cursos de Português como Língua Estrangeira no Núcleo de Línguas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri até o ano de 2016. O ensino da prosódia e dos atos de ordem e de pedido se fazem relevantes para falantes estrangeiros visto que são recursos que integram o sistema linguístico (SEARLE, 1981) e neles estão impressos traços culturais do Português Brasileiro (BODOLAY, 2009). Para que o alocutário diferencie um ato diretivo de ordem do de pedido é preciso que ele esteja atento às pistas prosódicas utilizadas pelo locutor, aos papéis sociais que ocupam no contexto de comunicação e outros recursos extralinguísticos que interferem na interpretação do enunciado. Assim sendo, tais recursos são totalmente exclusivos de uma língua, segundo Marcuschi (2001) e Cruz-Ferreira (2003), tornando essenciais para a comunicação de um falante estrangeiro. Para atender o objetivo central deste estudo, utilizamos como instrumento de coleta e análise a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Como resultado principal, verificamos que tanto a prosódia quanto os atos de ordem e de pedido são pouco explorados ou até ignorados. Quando há abordagem desses aspectos da língua falada, os estilos de atividades dos materiais não utilizam os recursos orais, fazendo o uso da escrita para ensinar oralidade.