Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia

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PPGECMaT - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia.

A proposta do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, na forma de mestrado profissional, se originou a partir da necessidade de fortalecer a interação entre as diferentes áreas das Ciências Naturais (Química, Física, Biologia, Geociências e áreas afins) e Matemática com as Tecnologias. A proposta tem como objetivo nortear as relações entre o conhecimento científico, matemático e tecnológico na Educação Básica e Ensino Superior e propõe-se a qualificar professores/ pesquisadores cuja produção intelectual e científica possa contribuir para um Ensino de Ciências e Matemática de melhor qualidade.

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    Interdisciplinaridade escolar: investigando concepções e práticas em sala de aula de professores de Biologia, Física e Química
    (UFVJM, 2023) Santos, Danilo Lopes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Esta pesquisa busca compreender a percepção de professores de Biologia, Física e Química de uma escola pública em Minas Gerais, acerca do uso de práticas interdisciplinares em seu trabalho docente. Utilizando uma abordagem qualitativa e exploratória, o estudo investigativo é realizado em campo. A Análise Textual Discursiva (ATD) foi escolhida como método de análise de dados. O corpus de análise foi coletado a partir das transcrições das entrevistas semiestruturadas individuais realizadas com os docentes, e cada objetivo específico da pesquisa deu origem a uma categoria de análise pré-estabelecidae. As categorias incluem: (i) concepções de interdisciplinaridade; (ii) práticas interdisciplinares na escola; (iii) desenvolvimento profissional para a interdisciplinaridade e práticas interdisciplinares; (iv) dificuldades e limitações para a interdisciplinaridade e práticas interdisciplinares; e (v) expectativas da interdisciplinaridade escolar. Com base nas teorias de Ivani Fazenda, Hilton Japiassu e Yves Lenoir, entre outros, a pesquisa conclui que a interdisciplinaridade é um conceito complexo para os docentes, existem desafios significativos para a implementação de práticas interdisciplinares na escola, a formação inicial e contínua influencia na segurança para o desenvolvimento dessas práticas, e os docentes possuem várias expectativas em relação à interdisciplinaridade na escola.
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    O ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola pública municipal de São Gonçalo do Rio Preto, Minas Gerais
    (UFVJM, 2023) Lopes, Elizéte de Assis; Janerine, Aline de Souza; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Janerine, Aline de Souza; Andrade, Helen Rose de Castro Silva; Thiengo, Lara Carlette
    Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma Escola Municipal, localizada na cidade de São Gonçalo do Rio Preto – MG, fazem uso, em suas aulas, dos temas ligados à vivência dos estudantes de forma a ampliar as possibilidades de contextualização, interdisciplinaridade e aplicação dos saberes construídos nas aulas de Ciências. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi baseada na abordagem qualitativa e configura-se como um estudo de caso, tendo como instrumento de coleta de dados a realização de um grupo focal e aplicação de um questionário. Participaram da pesquisa 8 professoras que trabalhavam com o componente curricular Ciências, nos anos iniciais, na escola cenário desta pesquisa. Utilizamos como metodologia de análise de dados, a Análise Textual Discursiva para mapear e categorizar os dados obtidos. As análises do grupo focal e dos questionários aplicados indicaram que as professoras trabalham com a abordagem temática contextualizada e interdisciplinar, utilizando temas da vivência dos estudantes e da atualidade. As professoras fazem uso de diversas estratégias metodológicas nas aulas de Ciências, como a utilização de atividades lúdicas, uso de imagens e atividades experimentais e investigativas. As professoras, ao desenvolverem projetos temáticos na escola, utilizam das discussões envolvendo as questões regionais para promoverem maior contextualização e interdisciplinaridade, visando assim, um maior engajamento dos estudantes durante as aulas. A análise dos dados também demonstrou que as professoras utilizam as sequências didáticas como uma forma de promover a interdisciplinaridade e alegaram precisarem de mais cursos de formação que abordem o trabalho envolvendo o ensino temático contextualizado e interdisciplinar, ficando evidente a preocupação delas em estarem preparadas para atender a demanda dos estudantes. Quando questionadas sobre quais eram a suas demandas específicas de cursos de formação continuada, as professoras indicaram também a necessidade de cursos que abordem a Educação Inclusiva e os usos de TDICs.