Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia

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PPGECMaT - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia.

A proposta do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, na forma de mestrado profissional, se originou a partir da necessidade de fortalecer a interação entre as diferentes áreas das Ciências Naturais (Química, Física, Biologia, Geociências e áreas afins) e Matemática com as Tecnologias. A proposta tem como objetivo nortear as relações entre o conhecimento científico, matemático e tecnológico na Educação Básica e Ensino Superior e propõe-se a qualificar professores/ pesquisadores cuja produção intelectual e científica possa contribuir para um Ensino de Ciências e Matemática de melhor qualidade.

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    Um estudo de caso sobre a percepção docente quanto a utilização de Projetos Integradores no Ensino de Ciências da Natureza na perspectiva do Novo Ensino Médio
    (UFVJM, 2023) Araújo, Helói Alves e; Janerine, Aline de Souza; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Janerine, Aline de Souza; Andrade, Helen Rose de Castro Silva; Diniz, Cristina Fontes
    O Ensino de Ciências da Natureza vem passando por diversas mudanças ao longo dos últimos anos. Várias metodologias e abordagens têm sido propostas e implementadas dentro do chamado “Novo Ensino Médio”, buscando não apenas a apropriação de conhecimentos científicos, mas também que os estudantes construam uma visão mais consolidada dos fenômenos naturais, posicionando-se de maneira cidadã e crítica em relação aos problemas que impactam não somente o seu cotidiano, como também o mundo em que vivemos. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo compreender quais são as percepções que os professores de Ciências da Natureza do Ensino Médio de uma Escola Particular de Montes Claros (MG) possuem sobre o trabalho com temas contemporâneos transversais nas aulas de Ciências da Natureza por meio de “projetos integradores”. Participaram desta pesquisa 3 professores da área de Ciências da Natureza ou seja, um professor de biologia, um de física e um de química atuantes no Ensino Médio de uma escola particular vinculada a 22° SRE de Montes Claros (MG). A metodologia utilizada nessa pesquisa foi baseada na abordagem qualitativa e configura-se como um estudo de caso, tendo como instrumento de coleta de dados a realização de entrevistas individuais semiestruturadas e aplicação de um questionário. Utilizamos como metodologia de análise de dados a Análise Textual Discursiva como ferramenta analítica para mapear e categorizar os dados obtidos na transcrição das entrevistas. As análises dos dados indicaram que os professores não tiveram contato, em sua formação inicial, com a metodologia de projetos como estratégia de ensino e que nunca haviam trabalhado com a metodologia de projetos. Com relação aos projetos integradores de Ciências da Natureza, os professores relataram que ainda há muitas dúvidas sobre o que vem a ser e como desenvolver esses projetos nessa perspectiva interdisciplinar do Novo Ensino Médio. Os professores entrevistados disseram que não receberam nenhum tipo de orientação e/ou curso sobre a construção e desenvolvimento de projetos integradores de Ciências da Natureza e que não se sentem preparados para trabalhar com estes projetos de forma interdisciplinar. As principais dificuldades no desenvolvimento dos projetos integradores, elencadas pelos professores, diz respeito a pouca maturidade dos estudantes e ao planejamento e desenvolvimento dos projetos integradores, de modo que estes sejam atrativos e motivadores.