Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/42d88cd1-6ac0-4e22-bfc7-86a33a7b31c3

PPGECMaT - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia.

A proposta do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, na forma de mestrado profissional, se originou a partir da necessidade de fortalecer a interação entre as diferentes áreas das Ciências Naturais (Química, Física, Biologia, Geociências e áreas afins) e Matemática com as Tecnologias. A proposta tem como objetivo nortear as relações entre o conhecimento científico, matemático e tecnológico na Educação Básica e Ensino Superior e propõe-se a qualificar professores/ pesquisadores cuja produção intelectual e científica possa contribuir para um Ensino de Ciências e Matemática de melhor qualidade.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    O Sabor das Ciências: o ensino de química por investigação no IFNMG
    (UFVJM, 2022) Barbosa, Isadora Nogueira Arcanjo; Araújo, Angélica Oliveira de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Araújo, Angélica Oliveira de; Fernandes, Geraldo Wellington Rocha; Silva, Nilma Soares da
    Partindo-se da criação de uma unidade curricular para o Núcleo Integrador do IFNMG Campus Diamantina, propôs-se a avaliar como o desenvolvimento de sequências didáticas fundamentadas na abordagem do Ensino por Investigação pode contribuir na construção do conhecimento de química e na apropriação de práticas epistêmicas por estudantes de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, no contexto do ensino remoto. Nesta pesquisa participante, de abordagem qualitativa e objetivo exploratório, buscamos identificar as expectativas dos sujeitos envolvidos nesse processo (professora titular da unidade curricular e estudantes matriculados). A coleta de dados consistiu em quatro momentos: realização de uma entrevista com a professora titular sobre suas expectativas em relação ao Ensino por Investigação e às sequências didáticas construídas; aplicação de um questionário diagnóstico e um questionário final aos estudantes matriculados na unidade curricular para conhecer suas expectativas e a avaliação referentes às atividades investigativas desenvolvidas; e a coleta dos discursos escritos pelos estudantes durante a realização das atividades, com o intuito de identificar e caracterizar a ocorrência das práticas epistêmicas. Com a análise de conteúdo dos dados da entrevista e dos questionários foi possível inferir que as expectativas da professora titular estiveram alinhadas com as expectativas dos estudantes no sentido do anseio da proposição de unidades curriculares com temáticas interdisciplinares, conteúdo contextualizado e atividades experimentais auxiliadas por abordagens “diferentes” que favorecessem a interação e participação ativa dos estudantes. As avaliações dos estudantes, no geral, foram positivas quanto ao atendimento das suas expectativas, com críticas direcionadas ao uso da plataforma de discussão. O uso da abordagem de Ensino por Investigação favoreceu o surgimento de práticas epistêmicas de diversos tipos nos discursos dos estudantes e a avaliação sobre como as atividades podem ser planejadas para a promoção de práticas epistêmicas específicas. O contexto do ensino remoto proporcionou que analisássemos o uso do Padlet como plataforma digital utilizada na etapa de discussão em atividades investigativas, assinalando aspectos de melhoria e adequações.