Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/42d88cd1-6ac0-4e22-bfc7-86a33a7b31c3
PPGECMaT - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia.
A proposta do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, na forma de mestrado profissional, se originou a partir da necessidade de fortalecer a interação entre as diferentes áreas das Ciências Naturais (Química, Física, Biologia, Geociências e áreas afins) e Matemática com as Tecnologias. A proposta tem como objetivo nortear as relações entre o conhecimento científico, matemático e tecnológico na Educação Básica e Ensino Superior e propõe-se a qualificar professores/ pesquisadores cuja produção intelectual e científica possa contribuir para um Ensino de Ciências e Matemática de melhor qualidade.
Browse
2 results
Search Results
Item Conhecimentos tradicionais e a confluência com o ensino de Química na educação escolar quilombola no quilombo Barra Santo Antônio-MG(UFVJM, 2023) Guimarães, Meiriane Rafaela Assunção; Lemes, Anielli Fabiula Gavioli; Silva, Givânia Maria da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Lemes, Anielli Fabiula Gavioli; Silva, Givânia Maria da; Fernandes, Geraldo Wellington Rocha; Araujo, Angelica Oliveira de; Nazario, Gessiane AmbrosioO presente estudo teve o objetivo de investigar como os conhecimentos e fazeres tradicionais da comunidade quilombola Barra Santo Antônio, município de Sabinópolis/MG, podem contribuir para o ensino de Química, a partir da perspectiva freireana e da Educação Escolar Quilombola. A pesquisadora é quilombola, oriunda e residente da comunidade em que foi realizado o estudo. Com isso, ela também é fonte de dados e no decorrer do trabalho, algumas reflexões também originam da sua vivência na comunidade. O viés metodológico da nossa pesquisa foi de abordagem qualitativa em um estudo de caso. Para a coleta de dados, utilizamos a análise documental e entrevistas semiestruturadas, visando identificar conhecimentos e fazeres tradicionais que podem dialogar com o ensino de Química. Nos debruçamos sobre o inventário histórico da comunidade, documento que descreve a história da comunidade e a relação de ocupação do território e outros documentos. Identificamos conhecimentos e fazeres, que foram analisados e agrupados em categorias, sob a lente conceitual da análise de conteúdo de Bardin (1977). Logo após foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três moradores quilombolas, residentes e oriundos da comunidade. As entrevistas tiveram os áudios gravados, transcritos e posteriormente analisados também por meio da análise de conteúdo. Observamos que alguns conhecimentos tradicionais relacionados à prática de cultivos agrícolas apareceram com maior frequência. Assim, aprimoramos as categorias criadas na análise documental, com a análise das entrevistas e identificamos o que chamamos de temas confluentes que confluenciam os conteúdo da Química com os conhecimentos e fazeres tradicionais como instrumento para superação do racismo.Cada tema está relacionado a conhecimentos e fazeres tradicionais quilombolas e a outros temas com outros conhecimentos e fazeres. Assim, nessa perspectiva, o processo de levantamento de dados e construção de temas dessa pesquisa, se replicado, possibilita contribuir com o educador planejar continuamente atividades, conforme orienta as diretrizes curriculares da Educação Escolar Quilombola, e não apenas em ações pontuais ou datas festivas. Concluímos que o desenvolvimento dessa pesquisa pode contribuir para a instrumentalização de educadores para levantar conhecimentos e fazeres quilombolas para subsidiar atividades que confluencie estes com o ensino de Química, em uma perspectiva dialógica e antirracista.Item O Sabor das Ciências: o ensino de química por investigação no IFNMG(UFVJM, 2022) Barbosa, Isadora Nogueira Arcanjo; Araújo, Angélica Oliveira de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Araújo, Angélica Oliveira de; Fernandes, Geraldo Wellington Rocha; Silva, Nilma Soares daPartindo-se da criação de uma unidade curricular para o Núcleo Integrador do IFNMG Campus Diamantina, propôs-se a avaliar como o desenvolvimento de sequências didáticas fundamentadas na abordagem do Ensino por Investigação pode contribuir na construção do conhecimento de química e na apropriação de práticas epistêmicas por estudantes de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, no contexto do ensino remoto. Nesta pesquisa participante, de abordagem qualitativa e objetivo exploratório, buscamos identificar as expectativas dos sujeitos envolvidos nesse processo (professora titular da unidade curricular e estudantes matriculados). A coleta de dados consistiu em quatro momentos: realização de uma entrevista com a professora titular sobre suas expectativas em relação ao Ensino por Investigação e às sequências didáticas construídas; aplicação de um questionário diagnóstico e um questionário final aos estudantes matriculados na unidade curricular para conhecer suas expectativas e a avaliação referentes às atividades investigativas desenvolvidas; e a coleta dos discursos escritos pelos estudantes durante a realização das atividades, com o intuito de identificar e caracterizar a ocorrência das práticas epistêmicas. Com a análise de conteúdo dos dados da entrevista e dos questionários foi possível inferir que as expectativas da professora titular estiveram alinhadas com as expectativas dos estudantes no sentido do anseio da proposição de unidades curriculares com temáticas interdisciplinares, conteúdo contextualizado e atividades experimentais auxiliadas por abordagens “diferentes” que favorecessem a interação e participação ativa dos estudantes. As avaliações dos estudantes, no geral, foram positivas quanto ao atendimento das suas expectativas, com críticas direcionadas ao uso da plataforma de discussão. O uso da abordagem de Ensino por Investigação favoreceu o surgimento de práticas epistêmicas de diversos tipos nos discursos dos estudantes e a avaliação sobre como as atividades podem ser planejadas para a promoção de práticas epistêmicas específicas. O contexto do ensino remoto proporcionou que analisássemos o uso do Padlet como plataforma digital utilizada na etapa de discussão em atividades investigativas, assinalando aspectos de melhoria e adequações.