Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/42d88cd1-6ac0-4e22-bfc7-86a33a7b31c3

PPGECMaT - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia.

A proposta do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, na forma de mestrado profissional, se originou a partir da necessidade de fortalecer a interação entre as diferentes áreas das Ciências Naturais (Química, Física, Biologia, Geociências e áreas afins) e Matemática com as Tecnologias. A proposta tem como objetivo nortear as relações entre o conhecimento científico, matemático e tecnológico na Educação Básica e Ensino Superior e propõe-se a qualificar professores/ pesquisadores cuja produção intelectual e científica possa contribuir para um Ensino de Ciências e Matemática de melhor qualidade.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    O Ensino de Ciências na Base Nacional Comum Curricular: análises das percepções dos professores atuantes e em formação inicial nas escolas de Diamantina
    (UFVJM, 2022) Souza, Patrícia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Esta pesquisa teve o objetivo de compreender como foi o processo de discussão e implementação do currículo de Ciências baseado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em algumas escolas da SER de Diamantina. Buscou também, como objetivos específicos: 1) Verificar a ocorrência da implementação da BNCC e do Currículo Referência de Minas Gerias (CRMG) na ministração do ensino de Ciências nas escolas de Diamantina; 2) Identificar nos relatórios de Estágio de Ciências a presença da BNCC e sua aplicação no ambiente escolar e no Ensino de Ciências; 3) Verificar como acontecem as adequações dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das escolas em relação à BNCC e ao CRMG; 4) Identificar a presença (ou não) de recursos (infra estruturais, humanos e pedagógicos) utilizados para a implementação das propostas da BNCC para o ensino de Ciências. Para a organização dessa pesquisa, inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica buscando na literatura existente informações que pudessem servir como subsídios para este estudo. A metodologia utilizada para a coleta de dados ocorreu por meio de dois instrumentos: o primeiro consistiu na aplicação online de dois questionários abertos, aplicados remotamente, sendo um para os 15 docentes da disciplina de Ciências do Ensino Fundamental II de escolas estaduais, municipais e privadas, da SER de Diamantina, participantes e o outro foi aplicado para 20 licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). O segundo instrumento consistiu na pesquisa documental e exploratória dos relatórios dos estagiários que cursaram a disciplina Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências no segundo semestre de 2019 e no ano de 2020. A metodologia de análise de dados consistiu na ATD e as categorias que emergiram foram 1) A BNCC a partir das Teorias do Currículo; 2) Implementação das propostas curriculares para o ensino de Ciências; 3) Influência da BNCC e do CRMG no ensino de Ciências e 4) Implementação das propostas curriculares para o ensino de Ciências. Como resultados essa pesquisa obteve que os processos educativos vêm avançando de acordo com o que é proposto pelos documentos educacionais. Entretanto pôde-se perceber que a as diretrizes estabelecidas pela BNCC para o EC do EF II emergiram, a partir das respostas dos professores e licenciandos, no dia a dia educacional como um currículo tradicional.