Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/42d88cd1-6ac0-4e22-bfc7-86a33a7b31c3

PPGECMaT - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia.

A proposta do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, na forma de mestrado profissional, se originou a partir da necessidade de fortalecer a interação entre as diferentes áreas das Ciências Naturais (Química, Física, Biologia, Geociências e áreas afins) e Matemática com as Tecnologias. A proposta tem como objetivo nortear as relações entre o conhecimento científico, matemático e tecnológico na Educação Básica e Ensino Superior e propõe-se a qualificar professores/ pesquisadores cuja produção intelectual e científica possa contribuir para um Ensino de Ciências e Matemática de melhor qualidade.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Estágio Supervisionado e Residência Pedagógica no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFVJM: desafios e possibilidades para a formação de professores
    (UFVJM, 2022) Silva, Sélvia Taciana Josiana Maciel de Paula; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Fernandes, Geraldo Wellington Rocha; Jesus, Marcelo Siqueira de; Paula, Simone Grace de
    O Estágio Supervisionado (ES), nos cursos de licenciatura têm-se mostrado indispensável na formação profissional docente. Desde 2007, a CAPES tem implementado nas universidades brasileiras, programas institucionais de formação de professores, entre eles o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e, a partir de 2018, o Programa Residência Pedagógica (PRP). Esta pesquisa teve como objetivo principal compreender as aproximações e distanciamentos entre ES e o PRP no Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, bem como as experiências, desafios e possibilidades para a formação de professores de Ciências e Biologia durante a prática pedagógica nas escolas públicas da Rede Estadual de Diamantina. A questão de pesquisa que se pretende responder é a seguinte: A interseção entre o Estágio Curricular Supervisionado no ensino em Ciências e Biologia (ECS-CB) e o Programa Residência Pedagógica – Subprojeto Biologia (PRP-SB) contribuem para formação inicial e continuada de professores? O trabalho a ser desenvolvido é uma pesquisa qualitativa, pois conforme Lüdke e André (1986) abordamos assuntos que envolvem sujeitos que relataram suas experiências profissionais. Quanto aos objetivos da pesquisa, é explicativa e exploratória, pois se pretende compreender a interseção entre PRP-SB e o ECS-CB na formação de professores no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFVJM. Participaram dessa pesquisa por um lado, professores supervisores do ECS-CB e licenciandos estagiários, e por outro lado, professores preceptores do PRP-SB, e residentes do PRP-SB do curso de Ciências Biológicas da UFVJM. A pesquisa foi realizada em escolas da Rede Estadual de Diamantina que ofertam o ensino fundamental II e o ensino médio. Como instrumento de coletas de dados foi utilizado um questionário aplicado aos professores supervisores de estágio, professores preceptores, estagiários e residentes. Para identificar trabalhos com temas que se aproximam da pesquisa, realizamos a revisão de literatura, buscando pesquisas no período de 2017 a 2021, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), afim de justificar a relevância desse trabalho. Para a interpretação e tratamento de dados foi empregado o método de análise de conteúdo (BARDIN, 1997). Nas vozes dos sujeitos participantes da pesquisa vimos que tanto o ES quanto o PRP são importantes para imersão do licenciando nas escolas da educação básica, bem como para a construção de suas experiências na escola-campo. Os desafios enfrentados pelos sujeitos da pesquisa, no desenvolvimento do ES e do PRP foram muitos durante a Pandemia do COVID-19. Em relação às possibilidades e avanços do ES e PRP, vimos que na concepção dos professores programas como PIBID, PET E PRP, contribuem para a interação universidade escola no processo de formação inicial e continuada de professores. Por fim, destacamos que todos os estudos foram essenciais para o desenvolvimento do produto educacional cuja finalidade foi compartilhar os conhecimentos aprendidos pela pesquisadora sobre as aproximações, distanciamentos e interseções entre ES e PRP, bem como as contribuições para formação de professores.