Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/42d88cd1-6ac0-4e22-bfc7-86a33a7b31c3

PPGECMaT - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia.

A proposta do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, na forma de mestrado profissional, se originou a partir da necessidade de fortalecer a interação entre as diferentes áreas das Ciências Naturais (Química, Física, Biologia, Geociências e áreas afins) e Matemática com as Tecnologias. A proposta tem como objetivo nortear as relações entre o conhecimento científico, matemático e tecnológico na Educação Básica e Ensino Superior e propõe-se a qualificar professores/ pesquisadores cuja produção intelectual e científica possa contribuir para um Ensino de Ciências e Matemática de melhor qualidade.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Redes do desenvolvimento profissional docente de supervisores e licenciandos do PIBID: um olhar para as parcerias entre universidade e escola
    (UFVJM, 2022) Morais, Telma do Socorro; Allain, Luciana Resende; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Allain, Luciana Resende; Fernandes, Geraldo Wellington Rocha; Santos, Simone de Paula dos
    Este trabalho refere-se a uma pesquisa sobre as contribuições e limitações do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no desenvolvimento profissional docente (DPD) de supervisores e licenciandos do curso de Ciências Biológicas, entre 2018 a 2020, em uma universidade pública de Minas Gerais. Seu principal objetivo é identificar as translações do PIBID no DPD, por meio das análises das falas de pibidianos licenciandos e professores supervisores participantes de cinco grupos focais. Com uma abordagem qualitativa, o método da pesquisa compreende um estudo de caso e a natureza das fontes uma pesquisa de campo, de caráter exploratório. O método de análise dos dados é a Análise Textual Discursiva (ATD). A seleção do corpus de análise ocorre a partir da transcrição das falas dos licenciandos e professores supervisores, coletadas em um grupo focal por meio de um roteiro organizado em eixos de análise de onde surgem categorias e subcategorias emergentes. Na investigação sobre os licenciandos, os eixos de análise correspondem a: Imagem da carreira e expectativa profissional, Avaliação da formação para a docência, Ingresso e vivência no PIBID, Impactos do PIBID na expectativa profissional e Impactos do PIBID na licenciatura. Na pesquisa sobre os professores supervisores, os eixos de análise correspondem a: Imagem da carreira; Formação para a docência; Conhecimento sobre o PIBID; Ingresso e vivência no PIBID; Impactos do PIBID e ainda surge uma categoria emergente: Relação universidade/escola nas vivências formativas. A partir da Teoria Ator-Rede (TAR), verificamos que o Programa realiza várias translações de interesses entre os licenciandos e os professores supervisores, favoráveis ou não à docência como profissão. Ponderamos que o PIBID possui uma importância expressiva no fortalecimento da vida pessoal e do desenvolvimento profissional dos licenciandos, pois ele proporcionou a agência de diferentes actantes, extremamente significativos nessa rede. Entre os estudantes pibidianos, ainda que alguns tenham a certeza que não seguirão a profissão docente, há a percepção de que o PIBID lhes proporciona grandes aprendizagens na formação inicial docente e pessoal, mesmo quando não acontecem de fato, parcerias colaborativas na integração universidade e escola. Percebemos que, embora sejam mais numerosos, os actantes que desviam ou enfraquecem o DPD são superados por aqueles que fortalecem esse desenvolvimento, com destaque para o PIBID como um actante central. Para os professores supervisores, o PIBID tem contribuído de forma a ancorá-los na profissão de professor. Sendo assim, percebemos que o PIBID, como programa de formação docente, tem contribuído como um poderoso actante na rede, agindo como um ponto de passagem obrigatório para o fortalecimento do DPD entre esses sujeitos. No entanto, atentamos para a necessidade de fortalecer as parcerias entre os envolvidos no PIBID, para que a integração entre a escola e a universidade aconteça de forma mais colaborativa.