Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/42d88cd1-6ac0-4e22-bfc7-86a33a7b31c3

PPGECMaT - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia.

A proposta do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, na forma de mestrado profissional, se originou a partir da necessidade de fortalecer a interação entre as diferentes áreas das Ciências Naturais (Química, Física, Biologia, Geociências e áreas afins) e Matemática com as Tecnologias. A proposta tem como objetivo nortear as relações entre o conhecimento científico, matemático e tecnológico na Educação Básica e Ensino Superior e propõe-se a qualificar professores/ pesquisadores cuja produção intelectual e científica possa contribuir para um Ensino de Ciências e Matemática de melhor qualidade.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    O ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola pública municipal de São Gonçalo do Rio Preto, Minas Gerais
    (UFVJM, 2023) Lopes, Elizéte de Assis; Janerine, Aline de Souza; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Janerine, Aline de Souza; Andrade, Helen Rose de Castro Silva; Thiengo, Lara Carlette
    Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma Escola Municipal, localizada na cidade de São Gonçalo do Rio Preto – MG, fazem uso, em suas aulas, dos temas ligados à vivência dos estudantes de forma a ampliar as possibilidades de contextualização, interdisciplinaridade e aplicação dos saberes construídos nas aulas de Ciências. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi baseada na abordagem qualitativa e configura-se como um estudo de caso, tendo como instrumento de coleta de dados a realização de um grupo focal e aplicação de um questionário. Participaram da pesquisa 8 professoras que trabalhavam com o componente curricular Ciências, nos anos iniciais, na escola cenário desta pesquisa. Utilizamos como metodologia de análise de dados, a Análise Textual Discursiva para mapear e categorizar os dados obtidos. As análises do grupo focal e dos questionários aplicados indicaram que as professoras trabalham com a abordagem temática contextualizada e interdisciplinar, utilizando temas da vivência dos estudantes e da atualidade. As professoras fazem uso de diversas estratégias metodológicas nas aulas de Ciências, como a utilização de atividades lúdicas, uso de imagens e atividades experimentais e investigativas. As professoras, ao desenvolverem projetos temáticos na escola, utilizam das discussões envolvendo as questões regionais para promoverem maior contextualização e interdisciplinaridade, visando assim, um maior engajamento dos estudantes durante as aulas. A análise dos dados também demonstrou que as professoras utilizam as sequências didáticas como uma forma de promover a interdisciplinaridade e alegaram precisarem de mais cursos de formação que abordem o trabalho envolvendo o ensino temático contextualizado e interdisciplinar, ficando evidente a preocupação delas em estarem preparadas para atender a demanda dos estudantes. Quando questionadas sobre quais eram a suas demandas específicas de cursos de formação continuada, as professoras indicaram também a necessidade de cursos que abordem a Educação Inclusiva e os usos de TDICs.