Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/42d88cd1-6ac0-4e22-bfc7-86a33a7b31c3

PPGECMaT - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia.

A proposta do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, na forma de mestrado profissional, se originou a partir da necessidade de fortalecer a interação entre as diferentes áreas das Ciências Naturais (Química, Física, Biologia, Geociências e áreas afins) e Matemática com as Tecnologias. A proposta tem como objetivo nortear as relações entre o conhecimento científico, matemático e tecnológico na Educação Básica e Ensino Superior e propõe-se a qualificar professores/ pesquisadores cuja produção intelectual e científica possa contribuir para um Ensino de Ciências e Matemática de melhor qualidade.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Uma análise da influência da História e Filosofia da Ciência nas concepções sobre a Natureza da Ciência de futuros professores
    (UFVJM, 2023) Lima, Italo Zanatelli Costa; Lannes, Wagner; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Lannes, Wagner; Andrade, Helen Rose de Castro Silva; Santos, Crislane de Souza
    Este trabalho tem como objetivo geral analisar a influência da História e Filosofia da Ciência (HFC) nas concepções em relação à Natureza da Ciência (NdC) dos estudantes de licenciatura dos cursos de ciências da natureza (Ciências Biológicas, Física e Química) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) - Campus JK. Para isso, foi feita uma pesquisa documental na perspectiva de como a História e/ou Filosofia se apresenta no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) das licenciaturas mencionadas. As informações obtidas foram relacionadas com a análise das concepções sobre a Natureza da Ciência dos formandos de cada licenciatura. As concepções sobre a Natureza da Ciência dos formandos foram coletadas por meio do questionário aberto Views of Nature of Science D+ (VNOS-D), modificado e traduzido pelo autor, na sua forma mais atual, constituído de questões baseadas em pesquisa em ensino de ciências, cujo objetivo é realizar uma avaliação de cunho epistemológico em relação às respectivas visões dos estudantes em relação a Natureza da Ciência. Para isso, foi utilizada a Análise de Conteúdo (AC), pois é referência no tratamento de dados qualitativos de questionários abertos. Os resultados obtidos ao relacionar os procedimentos metodológicos desta pesquisa indicam uma possível influência da HFC, presente nos PPCs das licenciaturas, nas concepções sobre a NdC dos licenciados, tanto na perspectiva das posições filosóficas e historiográficas da ciência defendidas nos documentos quanto na maneira em que a HFC está distribuída nas disciplinas dos cursos.