Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/42d021d9-efef-44ef-8d3d-e5199bb53d9f

UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Compósitos de cimento ionomérico modificados com fibras celulósicas: produto, processo e uso
    (INPI, 2018-06-12) Santos, Maria Helena; Silva, Rafael Menezes; Pereira, Fabiano Vargas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG)
    "A presente invenção descreve a formulação de um novo produto e seus usos, caracterizado por compósitos contendo microfibras e 1 ou nanocristais de celulose (whiskers) dispersas em uma matriz contendo principalmente cimento de ionõmero de vidro (CIV). O produto formado é um material biocompatível adequado para utilização nas áreas da saúde e da engenharia de tecidos, principalmente na odontológica como material restaurador. A inclusão de microfibras e 1 ou nanocristais de celulose ao CIV convencional produzem um material de composição inovadora e propriedades semelhantes aos encontrados no mercado, sendo uma alternativa de processo simples e de baixo custo ao uso do CIV de alta viscosidade e reforçados com polímeros. A adição das nanofibrilas e 1 ou nanocristais de celulose ao CIV melhorou significativamente suas propriedades mecânicas como resistência à compressão, à tração diametral e à abrasão maiores, além de apresentar módulo de elasticidade comparável com os materiais disponíveis comercialmente. Essas melhorias no cimento ionomérico são capazes de proporcionar maior longevidade clínica das restaurações dentárias realizadas com esse material. Do ponto de vista biológico, eventuais componentes tóxicos podem causar irritação, degeneração ou mesmo necrose dos tecidos. Os compósitos desenvolvidos apresentaram ação estimuladora celular e baixa irritabilidade tecidual, mostrando-se biocompatíveis"
  • Thumbnail Image
    Item
    Uso de nanoestruturas de carbono como fotossensibilizadores em reação de polimerização
    (INPI, 2017-04-04) Mesquita, João Paulo de Mesquita; Pereira, Fabiano Vargas; Roa, Juan Pedro Bretas; Alves, Larissa de Almeida; Lago, Rochel Montero; Teixeira, Ana Paula de Carvalho; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)
    A presente invenção descreve o processo de polimerização fotoinduzida utilizando como iniciadores nanoestruturas de carbono, especialmente os pontos quânticos de carbono (CDs), denominados igualmente como Carbon Quantum Dots (CODs) ou carbon dois (CDs). Os CDs mostraram-se efetivos como fotossensibilizadores promovendo a polimerização do polímero modelo, acrilamida. Além da desta função, os CDs podem melhorar significativamente as propriedades dos materiais preparados devidos as suas excelentes propriedades mecânicas e estabilidade química e térmica. Em adição, seu uso é menos danoso ao ambiente frente às tradicionais substancias utilizada, uma vez que pode ser obtido por diferentes fontes renováveis, incluindo rejeitos agrícolas. Enfim, a tecnologia apresentada representa uma nova e viável alternativa para fotossensibilizadores usados atualmente, principalmente nos setores relacionados a produção de resinas, adesivos e tintas.