Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/42d021d9-efef-44ef-8d3d-e5199bb53d9f

UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Browse

Search Results

Now showing 1 - 10 of 38
  • Thumbnail Image
    Item
    Sementes do conhecimento: uso racional de plantas medicinais e aplicação na vida cotidiana
    (UFVJM, 2022) Salvador, Franciele; Kato, Kelly Cristina; Vieira, Flaviana Tavares
  • Thumbnail Image
    Item
    Anais do I Simpósio de modelagem e mudança do clima: uma abordagem multidisciplinar
    (2024) Coelho, Fernanda de Aguiar; Batista, Adriene Caldeira; Sá, Mônica Carvalho de; Moreira, Vinícius Henrique; Araújo, Fausto Henrique Vieira; Farnezi, Priscila Kelly Barroso; Mendes, Débora Sampaio; Barry, Edmond Joseph Djibril Victor; Cardoso, Juliana Fonseca; Silva, Ricardo Siqueira da; Grupo de Estudos em Mensuração e Manejo Florestal (GEMMF); Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJJM)
    Entre os dias 04 a 06 de agosto de 2024, foi realizado o 1º Simpósio de Modelagem e Mudanças no Clima: Uma Abordagem Multidisciplinar, promovido com o intuito de reunir especialistas, pesquisadores, acadêmicos e profissionais de diversas áreas para discutir o desenvolvimento de pesquisas e os desafios relacionados às mudanças climáticas. Este evento foi idealizado por grupos de pesquisa renomados e contou com o apoio de diversas instituições de ensino e pesquisa. Com o tema central voltado para as "Mudanças Climáticas e suas Implicações Multidisciplinares", o simpósio visou à troca de informações, à difusão do conhecimento científico e tecnológico, e à apresentação de resultados relevantes para a sociedade.
  • Thumbnail Image
    Item
    Fossa séptica biodigestora de placas
    (2021) Corrêa, Luís Ricardo de Souza; Pinheiro, Leonardo de Oliveira; Gutierrez, Deliene Fracete; Universidade Federal dos Vale do Jequitinhonha e Mucuri.; Grupo de Extensão e Pesquisa em Agricultura Familiar da UFVJM (GEPAF); Santos, Priscila Barbosa dos; Corrêa, Maria José de Souza; Pinheiro, Leonel de Oliveira; Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão do Campus do Mucuri (NIPE)
    Cartilha elaborada a partir do projeto de extensão 10envolver e saneamento básico rural, vinculado ao Grupo de Extensão e Pesquisa em Agricultura Familiar dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (GEPAF Vales) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2021.
  • Thumbnail Image
    Item
    Tecnologias digitais e inovação: desafio da educação e saúde em tempos de Covid-19
    (Stricto Sensu, 2020) Zan, Renato André; Bezerra, Jackson Henrique da Silva; Naves, Juliano Fischer; Silva, Edson da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Thumbnail Image
    Item
    Atualidades em extensão universitária: interdisciplinaridade
    (Stricto Sensu, 2020) Silva, Edson da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
    "Os autores compartilham resultados de suas ações, projetos ou programas de extensão universitária, além de breves ensaios teóricos sobre a temática. Os extensionistas são discentes e docentes de vários cursos de graduação e de pós-graduação, bem como outros profissionais de instituições que estabeleceram parceiras com as universidades envolvidas. Nota-se a importância da atuação inter e transdisciplinar desenvolvida em preciosos trabalhos extensionistas, revelando os avanços nesse campo do ensino superior no Brasil. As vivências compartilhadas corroboram com a consolidação das atividades de extensão que integram, cada vez mais, universitários, instituições e comunidades participantes. Ao longo dos capítulos você terá a oportunidade de conhecer um pouco sobre as atividades de autores de dezesseis instituições. Eles constituíram equipes interdisciplinares como voluntários no intuito de transformarem o processo de formação acadêmica em suas instituições de ensino. Os resultados das vivências extensionistas revelam uma formação acadêmica mais sólida e adequada às realidades locais onde as universidades ou faculdades estão inseridas."
  • Thumbnail Image
    Item
    Catalisadores químicos heterogêneos à base de areia monazítica para a reação de transesterificação de triacilgliceróis de bio-óleos com alcoóis de cadeias moleculares curtas para a produção de monoésteres de ácidos graxos (biodiesel)
    (INPI, 2020-03-31) Rocha, Bárbara Gonçalves Rocha; Fabris, José Domingos; Cavalcante, Luis Carlos Duarte; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG); Fundação Universidade Federal do Piauí
    A presente invenção trata do processo para produção de biodiesel, uma mistura de ésteres de ácidos graxos, obtido por transesterificação de triacilgliceróis com alcoóis de cadeia molecular relativamente curta, por uso de catalisadores heterogêneos derivados de um minério de terras raras, diferentes dos tradicionalmente encontrados no estado da técnica: o catalisador consiste da fração pesada de areia monazítica, proveniente da mineração de terras raras, misturada com óxido de cálcio e submetida à calcinação.
  • Thumbnail Image
    Item
    Síntese de ésteres metílicos ou etílicos (biodiesel), ou de álcool superior, de ácidos graxos, via reação de transesterificação de triacilgliceróis em bio-óleos ou bio-gorduras, promovida por catalisadores heterogêneos baseados em rejeitos magnéticos de mineração de fosfato
    (INPI, 2019-05-07) Rocha, Bárbara Gonçalves; Fabris, Jose Domingos; Macedo, Alice Lopes; Freitas, Bárbara Rodrigues; Almeida, Priscylla Caires de; Cavalcante, Luis Carlos Duarte; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    "A presente invenção está relacionada ao processo para produção de biodiesel através da transesterificação de triacilgliceróis, utilizando catalisadores heterogêneos derivados de rejeito mineral magnético rico em magnetita (Fe304), material, aqui, intitulado meramente "magnetita", da mineração de depósitos minerais de apatita. Especificamente, a presente invenção está relacionada a um processo para produção de biodiesel através da transesterificação de triacilgliceróis de bio-óleos ou bio-gorduras com álcool metílico, álcool etílico, ou qualquer outra formação similar de ésteres com alcoóis superiores, utilizando o catalisador heterogêneo diferente dos encontrados tradicionalmente no estado da técnica. O catalisador a que aqui se reivindica consiste em material de magnetita (Fe304), proveniente de rejeito da mineração de fosfato, misturado com óxido de cálcio; a mistura é calcinada a uma temperatura entre 100 °C e 1000 °C."
  • Thumbnail Image
    Item
    Instrumento de medição em forma de pinças para pequenas medidas em experimentação animal, áreas anatômicas e áreas de difícil acesso
    (INPI, 2019-11-05) Mourão, Marco Túlio Moreira; Meireles, Agnes Batista; Torres, Libardo Andrés González; Pereira, Wagner de Fátima; Melo, Gustavo Eustáquio Brito Alvim; Cruz, Tímilly Mayra Martins da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    "O invento é um instrumento de medição ergonomicamente mais viável, com extremidades das pinças achatadas de modo a permitir maior estabilidade de medição, dispensar o uso de molas e proporcionar resultado de medição mais confiável. Dispositivo projetado para efetuar medição em arco com as pinças (3) e (4) possuindo uma região circular vazada (1) e pinças coplanares que rotacionam conforme o eixo formado pelo pino fixador (2). Uma saliência (9) vazada em (8) para o posicionamento do polegar do operador e outra grande saliência (5) vazada em (7) para posicionamento dos demais dedos da mão possibilitam ergonomia de uso. O corpo a ser medido é então posicionado na abertura formada pelas pontas da pinça em (14), e ao fechar a abertura para medir, tal valor é obtido por meio do alinhamento das marcações da escala móvel (10) com as da escala fixa (12). A medição é estabilizada através de parafuso de fixação (11) na escala fixa (12). O dispositivo é limitado a valor máximo de medição através de um freio (6). O invento pode ser utilizado em tecidos vivos incluindo sistemas e órgãos; tecidos de animais em experimentação ou tecidos não vivos em áreas de difícil acesso ou proporções diminutas."
  • Thumbnail Image
    Item
    Adesivos poliésteres do glicerol e ácido isoftálico
    (INPI, 2018-11-21) Monteiro, Doulas Santos; Vieira, Gladsa Alves; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    "Adesivos poliésteres do glicerol e ácido isoftálico com aplicação como cola à quente (hot melt). A composição foi obtida combinando-se diferentes faixas de valores das variáveis da síntese afim de obter diferentes poliésteres corn diferentes propriedades térmicas, morfológicas, e adesivas em substratos como madeira, vidro e metais. Os adesivos "hot melt" desta invenção e sua produção são livres de catalisadores de metais pesados, bases ou ácidos fortes, gases inertes ou solventes orgânicos, além de oriundo de matéria prima renovável, o que permite classifica-los como produtos da química verde."
  • Thumbnail Image
    Item
    Processo de produção de biodiesel (monoésteres de ácidos graxos com alcoóis de cadeias moleculares curtas) por reação de transesterificação com catalisadores heterogêneos à base de nióbia natural e óxido de cátions alcalinos terrosos calcinados
    (INPI, 2018-09-25) Rocha, Bárbara Gonçalves; Fabris, Jose Domingos; Macedo, Alice Lopes; Roa, Juan Pedro Bretas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    "A presente invenção enquadra-se no âmbito dos processos de transesterificação de triacilglicerídeos de bio-óleos ou bio-gorduras, com álcool alquílico de cadeia curta, por exemplo, metanol ou etanol, para produção de monoésteres de ácidos graxos (biodiesel). A invenção consta de um novo processo para produção de mono-alquil-ésteres de ácidos graxos para uso como biodiesel, produzidos a partir da reação de transesterificação de triglicerídeos provenientes de bio-óleos ou bio-gorduras, utilizando um novo catalisador composto por minérios de nióbia ou óxido de cálcio calcinados. A grande vantagem da utilização do novo catalisador é, além da facilidade de produção deste e o uso de relativamente pequenas quantidades do catalisador sólido, em relação à quantidade do bio-óleo ou da bio-gordura processado, os geomaterias estarem presentes em abundância no solo brasileiro. O catalisador sólido pode ainda ser adequadamente recuperado no fim do processo, para reutilizado em ciclos subsequentes da reação de transesterificação."