Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Aplicação de mineração de textos e análise de sentimentos a postagens do Twitter acerca das vacinas contra a Covid-19
    (UFVJM, 2022) Farias, Franciele Leal; Oliveira, Lorena Sophia Campos de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    A pandemia da Covid-19 é o maior problema sanitário do século XXI e já ceifou a vida de milhares de pessoas. A rapidez com que a doença se espalhou e modificou a vida da população mundial gerou uma grande quantidade de emoções e sentimentos nas pessoas. Desde a descoberta do novo coronavírus, iniciou-se uma corrida pelo desenvolvimento de uma vacina que fosse eficaz para o combate da doença, crescendo o anseio da população pela sua chegada. O trabalho realiza a análise dos sentimentos que a população brasileira desenvolveu em relação às vacinas criadas para o combate da Covid-19, por meio da utilização das técnicas de análise de sentimento e mineração de dados. A construção do banco de dados ocorreu através da captação de postagens públicas disponibilizadas pela API do Twitter. O algoritmo desenvolvido durante a pesquisa é baseado na linguagem de programação Python e implementado na plataforma Jupyter Notebook. O processo de análise de sentimentos foi realizado através da análise semântica, com uso do dicionário de léxicos para a língua portuguesa SentiLex-PT.
  • Thumbnail Image
    Item
    Conhecimento dos pais ou cuidadores sobre o Papilomavírus humano (HPV) e desafios na implementação e alcance da cobertura da vacina
    (UFVJM, 2021) Dias, Márcio Adriano Pereira; Freitas, Bethânia Alves de Avelar; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Freitas, Bethânia Alves de Avelar; Pires, Herton Helder Rocha; Dias, João Victor Leite; Mandacarú, Polyana Maria Pimenta
    A principal forma de prevenção do câncer do colo do útero é a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV). A vacinação tem sido desafiadora no Brasil, desde sua implantação que ocorreu em 2014. Este trabalho descreve no capítulo I os marcos históricos da incorporação da vacina no país sugerindo medidas para ampliação da cobertura vacinal. O capítulo II é um estudo descritivo, exploratório e transversal realizado por meio de coleta de dados entre os pais ou cuidadores das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos de idade com cartão de vacina em atraso para a vacina HPV, residentes no município de Padre Paraiso Minas Gerais. O objetivo deste trabalho é compreender o processo de implementação da vacina contra o HPV no município, revelando as maiores barreiras para o alcance das metas de vacinação. Dos 205 entrevistados 54,6% já ouviram falar sobre o HPV e destes 42,8% não sabiam que era uma DST, que o vírus causa infecções e verrugas (49,1%) e ainda não sabiam de sua relação com o câncer do colo do útero (26,8%). Mais de um terço dos entrevistados (37,1%) desconheciam sobre a vacina e sua utilização para a prevenção do câncer do colo do útero (31,8%). A falta de aviso pelos profissionais de saúde (27,1%) e o desconhecimento sobre a vacina (12,4%) foram os principais motivos relatados pelos pais ou cuidadores por não levarem seus filhos para vacinar. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram os principais locais de realização da vacina (91,5%), sendo que 79,9% dos participantes consideraram o acesso a esses locais, muito fácil ou fácil. Os dados indicam o baixo conhecimento da população sobre o HPV, a vacina e sua relação com o câncer do colo do útero. Recomendamos a revisão do planejamento das ações de vacinação contra o HPV, reforçando ações de educação em saúde para a população, melhoria do marketing das campanhas, capacitação dos profissionais de saúde e professores e utilização das escolas como espaços de vacinação.