Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    O uso de um ambiente virtual de aprendizagem para educar financeiramente futuros professores de matemática do IFMG/SJE
    (UFVJM, 2021) Carmo, Daniele Silva; Canôas, Silvia Swain; Silva, José Fernandes da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    O presente trabalho apresenta os resultados referentes a dissertação intitulada “O uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para educar financeiramente futuros professores de Matemática do IFMG/SJE”, a qual busca responder ´ a seguinte questão: “Como a utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, abordando questões do ensino e aprendizagem da Educação Financeira, pode contribuir na formação de futuros professores?”. O objetivo principal desse estudo foi criar um Ambiente Virtual de Aprendizagem, composto por uma Trilha Formativa, para auxiliar na Educação Financeira de futuros professores de Matemática, uma vez que, parte-se do pressuposto que o professor só ensina o que compreende. Assim, por meio das respostas coletadas nas atividades propostas e nas interações durante a oficina, percebeu-se que o ambiente possibilitou aos licenciandos refletirem sobre o próprio planejamento financeiro e, como consequência, espera-se que os mesmos consigam evidenciar melhor esse tema em sua futura pratica docente. Alem disso, foi possível vislumbrar a possibilidade de adaptação do ambiente tanto para a formação continuada de professores de Matemática, quanto para discentes da Educação Básica, contribuindo para a Educação Financeira da população brasileira.