Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.
Browse
2 results
Search Results
Item A primeira infância em situação de vulnerabilidade social no Brasil: uma revisão de escopo(UFVJM, 2023) Brito, Alcina Mendes; Morais, Rosane Luzia de Souza; Souto, Deisiane Oliveira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Morais, Rosane Luzia de Souza; Freitas, Bethania Alves de Avelar; Rezende, Cristiane de Paula; Leite, Hércules RibeiroA primeira infância, do nascimento aos seis anos de idade, vem ocupando cada vez mais espaço nas agendas de compromissos de órgãos e instituições brasileiras e internacionais. As atenções estão voltadas, de modo especial, àquela parcela socialmente mais vulnerável. Crianças em vulnerabilidade social são mais expostas a experiências adversas, como insegurança alimentar, negligência nos cuidados, desnutrição e violência. Tais experiências tendem a prejudicar o desenvolvimento infantil em todos os seus domínios. Sabe-se que é necessário um esforço intersetorial: saúde, educação e assistência social para atingir este público de forma efetiva e eficiente. Suscitam, dessa forma, os seguintes questionamentos: O que tem sido estudado e publicado a partir do que está sendo feito pela saúde, bem estar e desenvolvimento da primeira infância em vulnerabilidade social no Brasil? Quais são os desfechos dos estudos que envolvem estas crianças brasileiras na primeira infância? Para aprofundar neste tema optou-se por realizar um estudo pelo método Revisão de Escopo, com o objetivo de identificar, mapear e descrever os estudos envolvendo a primeira infância em situação de vulnerabilidade social no Brasil. A partir de um conjunto de termos pré-definidos, foram realizadas as buscas nas bases de dados MEDLINE/PubMed, Scielo, EMBASE, Cochrane, Scopus, CINAHL, Web of Science, PEDro e LILACS. Foram incluídos os estudos quantitativos de diferentes desenhos metodológicos envolvendo a primeira infância em situação de vulnerabildiade social, artigos completos nos idiomas Inglês e Português, sem recorte temporal. Os resultados desta pesquisa são apresentados no formato de artigo científico com o título Crianças brasileiras na primeira infância em situação de vulnerabilidade social: uma revisão de escopo. Setenta e seis artigos envolvendo um total de 107.740 crianças na primeira infância foram incluídos neste estudo. Estes 76 estudos apresentaram achados relevantes, incluindo o percurso temporal de publicação, a variabilidade de indicadores de vulnerabilldiade social, a escassez de estudos de intervenção e o fato de 100% dos estudos elegíveis serem da área da Saúde. Os desfechos negativos estiveram associados à condição de vulnerabilidade social, em praticamente toda a amostra, reforçando assim a necessidade de políticas governamentais capazes de proteger a primeira infãncia dos efeitos da vulnerabilidade social. Esta revisão de escopo mapeou importantes achados envolvendo a primeira infância em vulnerabilidade social no Brasil. Também identificou lacunas na literatura como a necessidade de estudos de intervenção e multisetoriais entre saúde, educação e assistência social.Item Determinantes da evasão escolar dos discentes considerados em situação de vulnerabilidade socieconômica: uma análise do plano de assistência estudantil no IFNMG campus Almenara(UFVJM, 2018) França, Dayane Patrícia Cunha de; Barros, Geórgia Fernandes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Barros, Geórgia Fernandes; Silva, Simão Pereira da; Magalhães, Antônio de PáduaAs políticas públicas educacionais emergem de uma necessidade, de um problema ou de uma questão socialmente contestada, que leva o Estado a propor ações afirmativas com a finalidade de diminuir ou erradicar fatores históricos que causaram a desigualdade social. O Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) está incluído nestas ações e seu propósito é viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de repetência e evasão. Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar influências externas ao IFNMG que levaram à evasão escolar os discentes considerados como público-alvo do Programa de Assistência Estudantil implementado pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Norte de Minas – Campus Almenara no período de 2012 a 2016. Em termos metodológicos a pesquisa caracterizou-se como descritiva, bibliográfica e documental, com abordagem quantitativa. Para o tratamento de dados foi utilizado o modelo econométrico: painel de dados linear, com o intuito de avaliar a relação existente entre a evasão escolar e características necessárias para inclusão no Programa. Os resultados demonstram que ao longo do período analisado aumentou a possibilidade de acesso à instituição de ensino, com inclusão social, principalmente para uma parcela da sociedade que reside em regiões mais remotas. As pesquisas mostram ainda que os recursos financeiros repassados pelo governo federal não foram suficientes para atender toda a demanda de estudantes em situação de vulnerabilidade social e que embora a renda seja fator importante na permanência do aluno estudando, existem outros determinantes que influenciaram a evasão escolar. A esse respeito, o estudo evidenciou que quando os discentes são selecionados por meio dos indicadores beneficiários de programas sociais, local de moradia e renda per capita da família e recebem os auxílios da assistência estudantil, há uma diminuição da evasão escolar e quanto maiores estes recursos, menores a chances desistência. Isso indica que os determinantes da evasão escolar vão desde o local da moradia do aluno, a fatores de trabalho e questões psicossociais. Portanto, o PNAES tem tido impactos favoráveis na redução da saída de alunos da escola nos anos considerados.