Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Avaliação dos parâmetros de saúde mental em professores da rede pública estadual: um estudo no município de Itamarandiba-MG durante a pandemia do Covid-19
    (UFVJM, 2023) Lopes, Paulo Maurício; Cassilhas, Ricardo Cardoso; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Cassilhas, Ricardo Cardoso; Dias Peixoto, Marco Fabricio; Soares, Wellington Danilo
    Introdução: Os problemas de saúde mental vêm se mostrando um grande problema de saúde pública mundial. Com a pandemia do COVID-19 e o distanciamento social, a preocupação com a saúde mental da população se intensificou de forma geral, tendo desencadeado sintomas como ansiedade, estresse e depressão em toda a população. Entretanto, na literatura são escassos estudos que buscam avaliar a saúde mental de professores da rede pública estadual do ensino básico, durante a pandemia. Objetivo: Avaliar os indicadores de saúde mental em professores da rede pública estadual de ensino básico no município de Itamarandiba-MG durante a pandemia de COVID-19. Metodologia: Foi realizado um estudo transversal, na cidade de Itamarandiba-MG, com professores da rede estadual de Educação. Os voluntários foram avaliados durante o retorno presencial, formando um grupo único (n=144). Resultados: Após a avaliação das variáveis, constou significância estatística entre os professores do sexo masculino em relação ao feminino para as variáveis Peso [F (1,142) =18,980, p<0,001]; Estatura [F (1,142) =2,770, p>0,001] e Circunferência da cintura [F (1,142) = 7,512, p= 0,007]. Porém os testes para avaliar os sintomas de depressão e ansiedade não apresentaram significância estatística entre os sexos, BDI [(z= -0,291; p= 0,771)]; BAI [(z= -0,466; p= 0,641)]; IDADE-ESTADO [(z= -0,283; p= 0,777)]; IDADE-TRAÇO [(z= -0,094; p= 0,925)]. Mais da metade dos professores apresentaram sintomas moderados ou graves (56,24% depressivos e 62,5% ansiosos). Sendo que a prevalência maior de casos moderado ou grave foram nos professores do sexo feminino (33,2% depressivos e 37,5% ansiosos), enquanto masculino foi de (22,91% depressivos e 25,99% ansiosos). Em relação ao estado de humor, notou-se no presente estudo que a média dos domínios depressão, raiva, fadiga e tensão foram maiores que a de vigor, assim fazendo um icebrg invertido, [Tensão, (média=5,67; DP= 2,64)]; [Depressão, (média=7,51; DP= 2,53)]; [Raiva, (média=6,78; DP= 2,52)]; [Vigor, (média=3,01; DP= 1,96)]; [Fadiga, (média=6,02; DP= 2,96)] e [C. Mental, (média=5,67; DP= 2,09)]. A Qualidade de Vida não apresentou diferença entre os sexos. Todos os domínios do SF-36 quando comparado entre si, apresentaram correlação positiva moderada. Já os fatores tempo de trabalho, idade e o peso apresentaram correlação positiva fraca, para os sintomas depressivos, ansiosos e estado de humor. [Tempo de trabalho-BDI (r= 0,407); idade-BDI (r= 0,441); Peso-BDI (r= 0,173); [Tempo de trabalho-BAI (r= 0,441); idade-BAI (r= 0,432); Peso-BAI (r= 0,253)]. Já o fator escolaridade apresentou correlação negativa [Escolaridade-BDI (r= -0,245) e Escolaridade-BAI (r= -0,173)]. Conclusões: Constatou-se alta prevalência de sintomas depressivos e ansiosos, mais evidente em professores do sexo feminino. O fator tempo de trabalho se mostrou capaz de piorar os níveis de depressão, ansiedade e humor. Já o fator idade, peso e sexo feminino, foram os efeitos destacados em piorar os sintomas de depressão e ansiedade. Devido ao fato da pandemia do COVID-19 poder ter influenciado a piora dos resultados apresentados, não podemos afirmar tal fato, pois não se tem dados pré e pós período pandêmico. Sendo assim, os fatores idade avançada, sexo feminino e longo tempo de serviço, associados a pandemia do COVID-19 são potencializadores de transtornos de depressão e
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    Educação física escolar e a promocão da saúde: o que nos dizem os professores sobre suas práticas educativas?
    (UFVJM, 2019) Silva, Lidiane Gonzaga e; Niquini, Cláudia Mara; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Niquini, Cláudia Mara; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Cardoso, Fernanda de Souza; Marques, Danieli Alves Pereira
    O presente estudo configura-se como uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, que buscou compreender como professores de Educação Física vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)/edital 2018, tratam e desenvolvem o tema saúde em suas aulas. A partir do objetivo geral, a investigação analisa como professores de educação física compreendem o conceito de saúde; descreve intervenções na escola, no campo da cultura corporal, sobre o tema saúde; identifica contribuições do PIBID ao professor da disciplina sobre o específico tema; e constrói uma proposta de jogo pedagógico para utilização em aulas de educação física. Para tanto, a investigação foi realizada mediante entrevistas semiestruturadas, realizadas junto a seis professores de educação física que atuam em instituições públicas estaduais de ensino, sendo 04 mulheres e 02 homens com idade média aproximada de 34 anos (sendo a mínima 29 e a máxima 39 anos). Para análise dos dados, o trabalho fundamentou-se na análise de conteúdo. Os professores entrevistados compreendem o conceito de saúde para além da ausência de doença e acreditam que há vários fatores que interferem nessa condição. Durante seus relatos foi possível verificar que eles articulam alguns conteúdos da educação física com o tema durante suas práticas pedagógicas, porém em uma perspectiva biologicista. Acredita-se que esta pesquisa contribuirá para a partilha de práticas pedagógicas sobre o tema saúde na escola e reflexões sobre as possibilidades do componente curricular educação física no conjunto da educação básica.
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    Comportamento lúdico como indicador de desempenho infantil: influência da família, ambiente escolar e condições de trabalho das professoras de creches públicas de Diamantina (MG)
    (UFVJM, 2017) Lemos, Angélica Carvalho; Alcantara, Marcus Alessandro de; Leite, Hércules Ribeiro; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Alcantara, Marcus Alessandro de; Dutra, Fabiana Caetano Martins Silva e; Camargos, Ana Cristina Resende
    Introdução: Na medida em que se reconhece a importância das creches no desenvolvimento integral de crianças até cinco anos de idade, é evidente a preocupação com o impacto do trabalho precário dos professores na garantia da oferta de oportunidades de estimulação das crianças frequentes em creche. Objetivo: Examinar associações entre o comportamento lúdico de crianças de creches públicas e fatores individuais da criança, estímulos do ambiente familiar, ambiente creche e condições de trabalho das professoras que atuavam nas turmas das respectivas crianças. Método: A amostra aleatória e representativa incluiu 131 crianças com faixa etária 18 a 36 meses e 14 professoras, frequentes em seis creches públicas. O brincar foi avaliado pela Escala Lúdica Pré-escolar de Knox- revisada, adaptada culturalmente para o Brasil e nas quatro dimensões: domínio espacial, domínio material, faz-de-conta/jogo simbólico e participação; para as oportunidades de estimulação do ambiente familiar adotou o questionário Affordances in the Home Enviroment for Motor Development (AHEMD); o ambiente creche foi avaliado pela Infant/Toddler Environment Rating Scale – Revised Edition (ITERS-R); ainda de questionário estruturado elaborado exclusivamente para pesquisa para professoras de creche contendo questões sociodemográficas, condições de trabalho e fatores psicossociais do trabalho. A análise multivariada adotou o modelo Generalized Estimating Equations (GEE) com entrada hierárquica das variáveis. Resultados e Discussão: A prevalência de defasagem no comportamento lúdico foi de 18 % (n = 24 crianças) com desvantagens em crianças com idade inferior a 24 meses. O comportamento lúdico apresentou média de 70,3 (desvio padrão [DP]=19,9), a dimensão participação apresentou menor média de 60,4 (desvio padrão [DP=27]. As variáveis faixa etária da criança, escolaridade paterna, escolaridade materna, número de cursos realizados pelas professoras e estresse ocupacional permaneceram associadas ao comportamento lúdico. A associação entre estresse ocupacional e o comportamento lúdico é preocupante, uma vez que a precarização do trabalho docente pode comprometer o brincar de crianças de 18 a 36 meses que frequentam creche. Adequações na organização de trabalho e atuações interdisciplinares entre profissionais da saúde e educação faz-se necessárias.