Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Thumbnail Image
    Item
    O impeachment de Dilma Rousseff: uma análise das expressões do patriarcado na política brasileira
    (UFVJM, 2020) Araújo, Poliane Gomes; Silva, Vanessa Juliana da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    A presente dissertação tem como objetivo principal analisar a relação entre política e patriarcado e suas expressões no processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. A análise perpassa pelo debate de gênero e política, numa perspectiva crítica, ancorada no método materialista histórico dialético. A discussão é proposta a partir do resgate histórico da formação societária brasileira em que o patriarcado se insere como modelo de organização social e se perpetua na sociedade, ditando padrões de comportamento e delimitando os espaços das mulheres. O estudo da representatividade das mulheres na política brasileira numa perspectiva crítica e de totalidade, torna­se essencial para a compreensão do cenário político atual e das expressões do patriarcado na política e no processo de impeachment de Dilma Rousseff. A partir do resgaste histórico proposto, a relação entre patriarcado e política no processo de impeachment é abordada através da análise dos discursos proferidos durante a votação na Câmara Federal e no Senado, especialmente nos discursos proferidos pelas Deputadas Federais e Senadoras.
  • Thumbnail Image
    Item
    A dialética do Outro em face da realidade brasileira: uma reflexão a partir de Emmanuel Lévinas
    (UFVJM, 2022) Gontijo, Lucas da Silva; Mykonios, Atanásio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Mykonios, Atanásio; Fonseca, Lilian Simone Godoy; Stocco, Aline Faé; Czajka, Rodrigo
    A pesquisa procura analisar a condição do Outro, a partir do filósofo francês Emmanuel Lévinas, na realidade brasileira atual, marcada por graves desigualdades. Tais desigualdades são causadas pelo sistema capitalista, enquanto sistema de produção, de relações e de dominação. Como mecanismo de legitimidade social do Capital, há a estrutura política, que, juntamente com o Capital, atua no aprofundamento da marginalização do Outro. A análise dialética, mais especificamente, a dialética marxista, escolhida para conduzir o percurso da pesquisa, apontará a contradição entre a proposição do Outro a partir de Lévinas e o sistema capitalista.
  • Thumbnail Image
    Item
    A atuação das mulheres no grupo guerrilheiro urbano argentino Montoneros (1969-1980)
    (UFVJM, 2017) Carneiro, Amanda Monteiro Diniz; Arruda, Rogério Pereira de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Arruda, Rogério Pereira de; Borges, Elisa de Campos; Ramos, Davidson Afonso de
    Esta dissertação analisa a atuação das mulheres no grupo de esquerda argentino denominado Montoneros no período entre 1969 e 1980. O grupo surgiu, aproximadamente, em fins dos anos 1960, a partir da esquerda peronista. Nesse sentido, pretendemos entender e discutir com abrangência as relações entre as referidas mulheres e o grupo. Para isso, exploramos os espaços de atuação política dessas mulheres; os papéis desempenhados por elas; as relações com os demais participantes do grupo e da sociedade de modo geral; finalmente, discutimos as dificuldades e tentativas de se estabelecer o papel feminino dentro da organização, sem a apropriação do “jeito” masculino para fundamentar suas atuações no grupo e no meio social. Em síntese, este trabalho busca novas perspectivas para se pensar as mulheres como personagens históricos como quaisquer outros, independentemente de comparações e juízos de valor construídos historicamente e reproduzidos de forma hierárquica como regras naturais.
  • Thumbnail Image
    Item
    Conselho municipal de cultura de Diamantina (gestão 2009–2012): um estudo de caso
    (UFVJM, 2015) Santos, Luana Maiara dos; Vale, Teresa Cristina de Souza Cardoso; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vale, Teresa Cristina de Souza Cardoso; Vale, Adriana Gomes de Paiva; Nóbrega, Ricardo André Avelar
    RESUMO A dissertação “Conselho Municipal de Cultura de Diamantina um estudo de caso” foi elaborada por meio da análise de dados das atas referentes ao período da gestão 2009 a 2012 do Conselho de Cultura. Na pesquisa foi explanado sobre a democracia e participação referente ao conselho e os tipos de democracia, na perspectiva de conhecer como vem constituindo a democracia direta, deliberativa, representativa e participativa nos conselhos. Além disso, o trabalho apresentou a história dos conselhos que são instrumentos de articulação entre o Estado e a Sociedade em relação às decisões das políticas públicas. Nesta dissertação foi importante apresentar a ideia de cultura e o que vem a ser cultura política e políticas culturais pelos novos significados e interpretações culturais dominantes da política, fomentadas pela modernidade. Para investigar o estudo de caso mostrou a legalidade e estrutura do Conselho de Cultura em números. Utilizou-se a análise de conteúdo que foi um instrumento metodológico aplicado ao conteúdo escrito, por meio de interpretação e reflexão baseadas na dedução e interferência interpretativa. Nesse sentindo constatou, avanços relevantes por meio das atas, regimentos, planos, programas, projetos, intervenções culturais, reformulação de segmentos culturais no Conselho de Cultura. Contudo era preciso um caráter mais ativo do conselho na cidade de Diamantina, sobretudo de maneira democrática participativa e representativa nas reuniões para o exercício de uma cidadania ativa nas decisões que priorize de maneira satisfatória os interesses da sociedade.