Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Uso de gramíneas nativas e a fauna do solo na restauração de campo rupestre quartzítico
    (UFVJM, 2020) Uchôas, Elisabeth Gomes; Pereira, Israel Marinho; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pereira, Israel Marinho; Machado, Evandro Luiz Mendonça; Mucida, Danielle Piuzana; Brito, Elaine Ferrari de
    Os Campos Rupestres quartzíticos são fitofisionomias da Serra do Espinhaço com ecossistemas ricos em espécies únicas e altamente adaptadas às condições adversas desse ecossistema. O uso de recursos minerais oriundos das rochas das regiões associadas aos Campos Rupestres faz com que, a cada dia, mais lavras sejam abertas, o que resulta em aumento da produção de rejeito, com alterações no meio ambiente. A recuperação dessas áreas degradadas demanda estratégias de restauração ecológica condizentes com suas peculiaridades. Os estudos sobre a propagação e o estabelecimento de gramíneas nativas de Campos Rupestres em substratos degradados reduzem a utilização de espécies exóticas. Considerando as poucas informações registradas sobre as espécies gramíneas nativas de Campos Rupestres, propôs-se, neste estudo, avaliar a técnica de resgate e transplantio de gramíneas nativas desse ecossistema, em diferentes densidades de plantio, associado ao uso de topsoil. Dentro dessa mesma linha de pesquisa, propôs-se também caracterizar e avaliar o uso da fauna de solo da área restaurada, em comparação com a de outros dois sítios, em diferentes estágios de conservação. A dissertação foi estruturada em dois capítulos. No primeiro, tem-se a avaliação da técnica de resgate de gramíneas e a reimplantação em diferentes densidades de plantio, com o uso de topsoil. No segundo, a fauna do solo foi considerada como indicador biológico de uma área em restauração e em outros dois sítios de Campo Rupestre, em diferentes graus de conservação.