Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Parâmetros da degradação ruminal da silagem de capim-elefante adicionada de coprodutos frutícolas
    (UFVJM, 2018) Biondini, Italo Matos; Castro, Gustavo Henrique de Frias; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Castro, Gustavo Henrique de Frias; Verardo, Lucas Lima; Villela, Severino Delmar Junqueira; Mourthé, Mario Henrique França
    Objetivou-se avaliar a degradabilidade e cinética de fermentação ruminal das silagens de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum), adicionadas de diferentes níveis (0%, 12,5%, 25%, 37,5% e 50,0%) dos coprodutos da goiaba, abacaxi e morango. Utilizou-se nesse experimento um bovino macho fistulado no rúmen onde foram incubadas as amostras das silagens de capim-elefante com a inclusão dos coprodutos das frutas nos tempos 0, 12, 24, 48, 72 e 96 horas Os resíduos da incubação ruminal, bem como o material original incubado foram submetidos a análise de matéria seca (MS), proteína bruta (PB), fibra insolúvel em detergente neutro (FDN), fibra insolúvel em detergente ácido (FDA. Os dados oriundos do ensaio de digestibilidade foram utilizados para ajustar o modelo não linear e os parâmetros foram submetidos à análise de variância segundo um delineamento inteiramente casualizado. De acordo com o comportamento das equações de regressão para os itens avaliados observou-se aumento da fração não degradável da MS e FDN, com a inclusão do coproduto da goiaba. O coproduto do abacaxi aumentou a degradabilidade da fração MS e FDN. O morango não apresentou aumento na degradação da MS da silagem de capim-elefante. A inclusão do coproduto da goiaba na silagem de capim-elefante ensilado com 150 dias apresenta um decréscimo da degradação ruminal da silagem de capim-elefante, já o coproduto do abacaxi apresenta melhora na fração degradável da silagem e o coproduto do morango não altera o aproveitamento da silagem de capim-elefante pelo ruminante.
  • Thumbnail Image
    Item
    Proteína bruta de pastagens de capim-napier submetidos a adubações orgânica e mineral
    (UFVJM, 2015) Arcanjo, Angelo Herbet Moreira [UFVJM]; Homem, Bruno Grossi Costa; Oliveira, Paulo César Santos; Pereira, Kárito Augusto [UFVJM]; Nougueira, Marcos Augusto dos Reis; Cidrini, Iorrano Andrade; Oliveira, Anderson Rodrigues de [UFVJM]; Tavares, Valdir Botega; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Federal de Lavras (UFLA); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG). Campus Rio Pomba. Departamento de Zootecnia
    Objetivou-se com este trabalho avaliar os teores de proteína bruta (PB) do capim-Napier, manejado como pastejo, sob dois níveis de adubação mineral e dois níveis de adubação orgânica. O delineamento experimental adotado foi em blocos, com quatro repetições. Os tratamentos foram compostos por duas doses de adubação mineral (133 e 200 Kg de N ha-1), duas de adubação orgânica (133 e 200 Kg de N ha-1) e mais uma testemunha. As adubações foram parceladas em quatro aplicações posteriormente ao corte de desbastamento e ao corte realizado de acordo com altura de manejo de pastejo da cultivar Napier (1 m de entrada e 0,5 m de saída). A adubação orgânica foi realizada com cama sobreposta de suíno e para a adubação química foi usada ureia. As quantidades de cloreto de potássio e superfosfato triplo nas adubações minerais foram determinadas de acordo com o nível de potássio e fósforo na cama sobreposta de suíno. As amostras foram secadas em estufa de ventilação forçada a 65 ºC, moídas em moinho tipo Willey com peneira de 1 mm e, posteriormente, as amostras foram submetidas análises de PB pelo método Kjeldahl. Foi observado que os dois níveis de adubação mineral apresentaram maior valor de PB (P>0,05), entretanto os dois níveis de adubação orgânica na forma de cama sobreposta de suíno apresentaram maior teor de PB que a testemunha, mostrando que a cama sobreposta tem potencial para ser utilizada na adubação de pastagens de capim-Napier. Os dois níveis de adubação mineral promoveram maiores teores de PB em relação às adubações orgânica com cama sobreposta de suinocultura.