Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.
Browse
2 results
Search Results
Item Informações verbais associadas à demonstração clínica para mães não são mais eficazes que informações escritas na redução do biofilme dental em crianças de 1 a 4 anos de idade(UFVJM, 2015) Coelho, Valéria Silveira; Ramos-Jorge, Maria Letícia; Ramos-Jorge, Joana; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Martins, Carolina de Castro; Oliveira, Simone Gomes Dias deApesar de não existir evidência científica de que a higiene bucal satisfatória reduz a experiência de cárie dentária, também não existe evidência suficiente para condenar o valor da higiene bucal como medida preventiva. Além disso, não há dúvida de que o adequado controle de biofilme dental é a medida mais importante para prevenir doença periodontal. A instrução de higiene bucal é a base dos programas coletivos e individuais de prevenção da cárie dentária e da doença periodontal em crianças. O objetivo do presente estudo foi comparar dois métodos (informações verbais associadas à demonstração clínica e informações escritas) de orientação em higiene bucal fornecidos a mães na redução de biofilme dental em seus filhos de 1 a 4 anos de idade. Realizou-se um ensaio clínico randomizado paralelo simples cego com 84 crianças (42 alocadas aleatoriamente no grupo I e 42 alocadas aleatoriamente no grupo II). No grupo I – informações verbais associadas a demonstração clínica - o profissional leu um panfleto com instruções de higiene bucal e, em seguida, essas instruções foram praticadas durante a higienização da criança pelo profissional com a observação da mãe. No grupo II - informações escritas - foi entregue um panfleto com instruções de higiene bucal e solicitou-se à mãe para lê-lo antes da escovação noturna, diariamente. Foram coletadas informações relativas aos aspectos sociodemográficos e também relacionados à frequência e início da escovação da criança pela mãe. Os participantes foram examinados no baseline e uma semana após as instruções pelo índice de biofilme dental Turesky-Quigley-Hein. Para a análise dos dados, empregou-se testes qui-quadrado mann-whitney e wilcoxon (p<0,05). Verificou-se que os dois grupos foram semelhantes em relação às características sociodemográficas e quanto aos hábitos de higiene bucal no baseline (p>0,05). A quantidade de biofilme dental entre os dois grupos no baseline foi semelhante (grupo I – mediana = 0,27 e grupo II mediana = 0,30; p=0,771). Ambos os métodos empregados melhoraram significativamente o acúmulo de biofilme após uma semana. Uma diferença estatisticamente significativa foi observada intra-grupo quanto ao acúmulo de biofilme antes e após a aplicação da técnica de instrução de higiene bucal às mães (grupo I; p = 0,002 e grupo II; p <0,001) . Não houve diferença na quantidade de biofilme entre os dois grupos após a aplicação das técnicas (grupo I – mediana = 0,13 e grupo II mediana = 0,08; p= 0,805). Os métodos de orientação fornecidos às mães possuíram eficácia equivalente na redução do biofilme de seus filhos.Item Alterações bucais em crianças escolares: influência dos sintomas do TDAH e funções executivas(UFVJM, 2013) Veloso, Isabella Mota Pereira; Ferreira, Fernanda Oliveira; Ramos-Jorge, Maria Letícia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Fernanda Oliveira; Serra-Negra, Júnia Maria Cheib; Santos, Suelleng Maria CunhaO transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é o distúrbio de desenvolvimento mais comum entre os escolares, podendo desencadear alterações em toda a trajetória de vida do indivíduo e de seus familiares. Objetivos: Investigar se o TDAH pode ser considerado fator de risco para alterações bucais. Metodologia: A dissertação foi desenvolvida em dois estudos independentes. No primeiro estudo foi desenvolvido um artigo de revisão em que dois pesquisadores realizaram as buscas, de forma independente, nas bases de dados MEDLINE e Web of Science. Foram analisados todos os artigos originais sobre o tema, independente do tipo de estudo, publicados desde o início do banco de dados até agosto de 2012. Estudos de revisões foram excluídos. No segundo estudo foi desenvolvido uma pesquisa transversal com amostra representativa de 851 crianças com idades entre 7 e 12 anos, selecionadas aleatoriamente nas escolas da cidade de Diamantina. Informações socioeconômicas foram coletadas através de questionários enviados aos pais das crianças. Todas as crianças participaram do exame clínico de cárie dentária e da avaliação neuropsicológica utilizando o teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, Cubos de Corsi e Digit Span. Os sintomas de desatenção e hiperatividade foram investigados pelo preenchimento da escala SNAP pelos pais e professores. Resultados: No estudo de revisão, os resultados foram divergentes com relação à associação entre TDAH e saúde bucal, sendo que cinco estudos encontraram associação entre cárie dentária e TDAH, no entanto, dois não estabeleceram essa associação. Em relação, a associação entre trauma dentário e TDAH, cinco estudos encontraram associação positiva, enquanto outros 3 não encontraram associação. E, somente um estudo mostrou associação entre cárie dentária e gengivite. A maioria dos estudos existentes apresentaram limitações metodológicas, tais como não padronização dos critérios diagnósticos para o TDAH, ausência de cálculo amostral e falta de representatividade amostral. No segundo estudo da dissertação, crianças relatadas como desatentas e/ou hiperativas pelos pais apresentaram maior probabilidade de possuir dentes cavitados. Maior escolaridade materna e melhor desempenho no subteste Cubos de Corsi (ordem inversa) foram fatores protetores em relação à ocorrência de cárie dentária. Conclusão: O estudo de revisão indicou que não há consenso sobre a associação entre TDAH e saúde bucal, porém, a maioria das evidências indicam a favor da existência dessa associação. Os dados do artigo original revelaram que a escolaridade materna, desatenção e hiperatividade relatadas pelos pais e o desempenho nas funções executivas foram as variáveis explicativas para a ocorrência de dentes cavitados.