Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Organizações Sociais da educação e trabalho docente: uma análise da produção do conhecimento na literatura brasileira
    (UFVJM, 2023) Pessanha, Monara Schueler; Pinheiro, Daniel Calbino; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    A dissertação investiga o trabalho docente a partir da transferência da gestão de escolas públicas para a gestão privada das Organizações Sociais. O objetivo da pesquisa é compreender, a partir da produção do conhecimento na literatura acadêmica brasileira, as formas como a condição do trabalho docente têm sido impactada pelo viés da lógica privada/empresarial das OSs. Do ponto de vista qualitativo da pesquisa, foi realizada uma análise temática de conteúdo. Este projeto visa contribuir, no âmbito do estudo da gestão de instituições educacionais, para a construção do conhecimento acerca dos modelos neoliberais de gestão escolar e das consequências desses modelos no trabalho docente. O estudo da atuação das Organizações Sociais na educação se torna relevante, tendo em vista a crescente expansão de projetos relacionados a esse modelo de gestão e o aprofundamento das políticas públicas que estimulam as parcerias público-privadas na educação. A literatura tem mostrado que a maioria dos trabalhos acadêmicos desenvolveram estudos que apontam para uma tendência a precarização do trabalho docente com a adoção do modelo das Organizações Sociais.
  • Thumbnail Image
    Item
    O capitalismo contemporâneo, a precarização do trabalho enquanto estratégia de acumulação: a superexploração no contexto brasileiro
    (UFVJM, 2018) Pinheiro, Maria Paula keller; Rocha Junior, Fernando Leitão; Lupatini, Márcio P.; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Rocha Junior, Fernando Leitão; Rodrigues, Carlos Henrique Lopes; Carli, Alessandra de Paula; Souza, José Milton Pinheiro de
    Findada a crise dos anos de 1970, o sistema capitalista deu entrada num processo de profundas transformações. Tais transformações não tiveram outro objetivo senão o restabelecimento do poder hegemônico capitalista que durante certo período histórico se viu ameaçado diante da ameaça socialista. Além de fortalecer o sistema do capital estas modificações deixaram intactas a estrutura que é a base e fonte de toda a riqueza socialmente produzida: a força de trabalho. Na atual conjuntura, o modo de produção mercantil se configura pelaexponenciação da esfera financeira que pelo uso sem controle das formas fictícias de capital - que não possibilitam a geração de valor- a força de trabalho vem sofrendo o mais barbarizante ataque graças ao processo de reestruturação produtiva bem como a adoção das políticas neoliberais que munem o capital de todo arsenal para levar adiante o seu projeto societário. Inseridos nesta dinâmica salientamos os processos de superexploração do trabalho que se desenvolveram no países de economia subdesenvolvida como é o caso do Brasil. Após os anos 1990, quando ideologia neoliberal passou a nortear a dinâmica socioeconômica brasileira, a regressão dos direito trabalhistas vem permitindo a legalização da superexploração do trabalho. Isso sem falar do processo de desindustrialização no qual o Brasil vem submergindo o que o coloca num preocupante processo de reversão neocolonial onde os produtos primários são colocados enquanto principal pauta da exportação o que contribui para exponenciação e aprofundamento do processo de superexploração do trabalho no país.