Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Formação continuada de professores, uso de ferramentas tecnológicas, ensino de Matemática e situações-limite: uma revisão dos trabalhos da CAPES
    (UFVJM, 2023) Vieira, Carlos André; Jesus, Marcelo Siqueira de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Jesus, Marcelo Siqueira de; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Ramalho, Mara Lúcia
    Este trabalho apresenta a discussão sobre a relação existente entre os trabalhos depositados no banco de teses e dissertações da CAPES no período de 2018 a 2022, antes e pós pandemia da covid-19, com as temáticas, formação continuada de professores de matemática, uso das tecnologias, ensino de matemática e situações-limites, a partir dos seguintes objetivos específicos: quantificar as teses e dissertações do banco da CAPES que trazem a discussão das temáticas sobre o uso das tecnologias na matemática, formação continuada de professores de matemática, ensino de matemática e situações-limites no período delimitado de 2018 a 2022; identificar e separar os trabalhos do banco da CAPES que apresentam em seu título ou objetivos as temáticas formação continuada de professores de matemática, uso das tecnologias, ensino de matemática e situações-limites no período delimitado de 2018 a 2022 discriminando-os em teses ou dissertações; destacar e dar visibilidade aos trabalhos que trouxeram em sua discussão, o maior número de temáticas sobre o uso das tecnologias na matemática, formação continuada de professores de matemática, ensino de matemática e situações-limites no período delimitado de 2018 a 2022. A metodologia constituiu-se de análise documental, teses e dissertações do banco de dados da CAPES, cujos dados foram organizados e analisados pela técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2010). O trabalho foi delineado partindo da pesquisa da quantidade de trabalhos que foram escritos no período determinado antes da pandemia da covid-19, anos de 2018 e 2019, e depois da pandemia da covid-19, anos de 2021 e 2022. Desses, foram escolhidos 20 (vinte) trabalhos, utilizando-se dos rigores metodológicos de pesquisa, apresentados em capítulo específico, a partir dos trabalhos da CAPES escolhidos, os quais procurou-se discutir. Como conclusão, pudemos perceber que novas formas e ferramentas para o ensino surgiram, e a preparação dos professores e sua formação continuada tem ganhado evidência como aspecto essencial para a qualidade do ensino-aprendizado; percebeu-se que, a ideia de que a formação continuada e o ensino devem estar atrelados à prática, a teoria e a realidade; também, aponta-se a importância da realização de estudos que abordem a formação continuada dos professores, o uso de tecnologias e o ensino de matemática, buscando compreender como tem se desenvolvido essa dinâmica, principalmente em sala de aula; e é necessário o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos sobre o assunto que apresente dados do no nosso Vale do Jequitinhonha à partir deste, ou seja, pessoas do Vale do Jequitinhonha produzindo dados do Vale do Jequitinhonha.
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    O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação pelos professores de Ciências da Natureza e Matemática em escolas públicas estaduais vinculadas à SRE Diamantina: desafios e possibilidades durante a pandemia da Covid-19
    (UFVJM, 2023) Cruz, Cláudia de Lourdes Seixas; Fernandes, Geraldo Wellington Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Fernandes, Geraldo Wellington Rocha; Allain, Luciana Resende; Silva, Nilma Soares da
    Esta pesquisa teve como objetivo investigar as ações, orientações, limites e possibilidades relatados pelos professores de Ciências da Natureza (Química, Física, Biologia e Ciências) e Matemática da SRE Diamantina sobre a inserção das TDICs nos processos educativos, em decorrência da suspensão das atividades presenciais, para a condução do Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP), no estado de Minas Gerais. Buscou também, como objetivos específicos: 1) Investigar as ações dos professores de Ciências da Natureza e Matemática ao utilizarem as TDICs durante sua prática docente em decorrência da Covid-19; 2) Analisar como os professores de Ciências da Natureza e Matemática foram orientados e/ou capacitados para a condução do REANP, durante a pandemia da Covid-19; 3) Investigar como as escolas públicas estaduais da circunscrição da SRE Diamantina foram mediadas e orientadas para inserir as tecnologias digitais nos processos educativos, em decorrência da pandemia da Covid-19; 4) Identificar, em contexto escolar, os desafios enfrentados e as soluções encontradas durante as atividades docentes dos professores de Ciências da Natureza e Matemática em decorrência do REANP, durante a pandemia da Covid-19. Para organização dessa pesquisa, inicialmente, realizou-se uma revisão bibliográfica, buscando na literatura existente suporte teórico para as constatações evidenciadas pela pesquisa. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário on-line disponibilizado para professores de Ciências da Natureza e Matemática atuantes em escolas estaduais que ofertam o Ensino Médio. A metodologia adotada para análise dos dados consistiu na Análise Textual Discursiva (ATD), e as categorias preestabelecidas foram: 1) Perfil do professor de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) e Matemática da SRE Diamantina; 2) Processo de adaptação às atividades e ao trabalho remoto; 3) Ensino Remoto de Ciências da Natureza e Matemática. Como resultado, esta pesquisa verificou que o ensino remoto emergencial evidenciou as desigualdades sociais e de acesso aos recursos tecnológicos, sejam eles materiais ou de conexão, bem como a necessidade de capacitação permanente dos profissionais da educação, possibilitando um acompanhamento constante das mudanças das tecnologias digitais, e uma reflexão da prática pedagógica que permita a opção consciente sobre incluir ou não as tecnologias digitais nas práticas de ensino. Por fim, conclui-se que não basta o empenho da comunidade escolar se não houver capacitação contínua dos profissionais da educação, preparação tecnológica das unidades escolares e políticas públicas de acesso em todos os territórios, tanto urbano quanto rural.
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    Explorando construções de telescópios no ensino de matemática da educação básica
    (UFVJM, 2018) Souza, Kélcio Christian Rocha de; Franco, Mauro Lúcio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Franco, Mauro Lucio; Canôas, Silvia Swain; Macedo, Josue Antunes de
    O presente trabalho aborda a construção e o desenvolvimento de um telescópio refrator de baixo custo destinado a observações astronômicas e também como instrumento de apoio ao processo de ensino e aprendizagem de conceitos de Matemática da educação básica. O telescópio é um instrumento que permite estender a capacidade dos olhos humanos de observar e mensurar objetos longínquos, devido sua capacidade de coletar mais luz desses objetos. Nesse sentido, buscou-se construir um instrumento de baixo custo e de boa qualidade, cujo maior desafio foi minimizar o efeito da aberração cromática. Com o objetivo de explorar o telescópio, sua estrutura interna foi analisada e explicada para mostrar que as pessoas podem construir um instrumento simples para fazer suas observações astronômicas. O resultado obtido dessa pesquisa pode ser utilizado em sala de aula como material didático para estudar Física e Matemática, contribuindo para a aprendizagem dos alunos nestas disciplinas. A escolha da construção de telescópios refratores se justifica não apenas pelo grande potencial matemático que pode ser explorado utilizando o referido instrumento, mas também por este aparelho ser essencial para a evolução da Ciência em áreas como Física, Matemática e Astronomia. Conforme pesquisas de mercado, o telescópio não é acessível como um telefone celular ou uma bola de futebol, isto poderia se justificar se houvesse um desinteresse das pessoas por este instrumento, mas verifica-se justamente o contrário, as pessoas têm grande curiosidade de fazer observações quando tem acesso ao telescópio. O trabalho aborda o fenômeno da refração e o funcionamento das lentes objetiva e ocular que são os componentes principais do telescópio. Com o objetivo de acompanhar as observações através do telescópio e como recurso para aprender Astronomia, será apresentado o software Stellarium. O funcionamento e a construção do telescópio refrator foram desenvolvidos como propostas para serem realizadas em oficinas com objetivo de resgatar e estimular a curiosidade dos participantes, além de investigar as contribuições para o aprendizado de Astronomia e conceitos básicos de Matemática no Ensino Fundamental e Médio. Pretende-se com a proposta contribuir para a formação inicial de docentes, para isso foi desenvolvida uma oficina piloto com alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, que posteriormente foi aplicada em uma escola estadual, cujos resultados foram analisados.