Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Modelagem matemática em sala de aula: perspectivas para o ensino fundamental
    (UFVJM, 2018) Oliveira, Ana Cristina Magalhães; Canôas, Silvia Swain; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Canôas, Silvia Swain; Brito, Alexandre Faissal; Silva, Jose Fernandes
    O presente estudo direcionou atenção na busca da expansão do conhecimento relacionado à Modelagem Matemática, por se tratar de uma tendência que busca associar a Matemática formal aos problemas da realidade do estudante, com possibilidades de melhoria no ensino e aprendizagem da Matemática. Nesta direção, procurou responder à seguinte questão: Quais as perspectivas, contribuições e limitações da utilização da Modelagem Matemática no 9° ano do Ensino Fundamental? Na busca por respostas a esta questão, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de conhecer as concepções, os processos, os obstáculos e as potencialidades dessa metodologia. Foram encontrados diferentes estilos de pensamentos referentes à Modelagem. A perspectiva teórica adotada nesse trabalho se baseia na proposta de Barbosa e Burak, que a defendem como sendo uma Metodologia ou estratégia de ensino, focada mais no processo de ensino e de aprendizagem do que no modelo matemático. Posteriormente, foi desenvolvida uma proposta de Modelagem Matemática com os estudantes de uma escola estadual localizada em Peçanha - MG, cujo tema investigado foi as Nascentes existentes no município. Através do relato das ações ocorridas nas etapas de Modelagem, objetivou-se contemplar tanto a Matemática abordada no tema quanto as relações, obstáculos e resultados significativos ocorridos. Observa-se que a atuação mediadora do professor, pode ser fator importante para o trabalho com a Modelagem. De modo geral, foi possível concluir que a Modelagem Matemática se mostrou uma ferramenta de grande auxílio para o ensino da disciplina, uma vez que estimulou investigações e despertou o interesse dos estudantes para novas ações.
  • Thumbnail Image
    Item
    Modelos de crescimento e decaimento aplicados ao ensino de funções exponenciais e logarítmicas
    (UFVJM, 2017) Nunes, Lincoln Ferreira; Silva, Jaqueline Maria da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Brito, Alexandre Faissal; Rocha Filho, Geraldo Moreira da; Jardim, Deborah Faragó; Silva, Jaqueline Maria da
    Este trabalho relaciona a utilização da Modelagem Matemática no processo de ensino-aprendizagem das funções exponenciais e logarítmicas nos primeiros anos do Ensino Superior, com possibilidades de aplicação no Ensino Médio. Inicialmente, relacionou-se a importância das funções supracitadas na descrição de fenômenos das ciências em geral. Em seguida, após análise sobre os livros didáticos, detectou-se deficiências em relação à contextualização do estudo das referidas funções nestes livros. Para propor sequências didáticas que auxiliassem a suprir as lacunas desta contextualização utilizou-se a Modelagem Matemática, com auxílio do software GeoGebra. Para analisar a utilização das sequências didáticas propostas, foi escolhida a Engenharia Didática como metodologia de pesquisa. Finalmente, após planejadas as sequências didáticas, as intervenções didáticas foram realizadas, tendo como público-alvo um grupo de estudantes do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia do Campus Mucuri da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Ao final das intervenções, questionários e relatos produzidos foram analisados, em relação ao cumprimento do objetivo inicial da pesquisa. Constatou-se ao final das análises dos resultados obtidos, um progresso expressivo dos estudantes em relação à compreensão da utilização das funções supracitadas nas ciências.