Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    A leitura literária e a mulher privada de liberdade: um estudo realizado na APAC feminina de Governador Valadares
    (UFVJM, 2020) Guimarães, Luciana Ribeiro; Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros; Bonadiman, Heron Laiber; Vasconcelos, Kyrleys Pereira
    O direito à educação é para todos, inclusive para pessoas que estejam sob pena privativa de liberdade em instituições prisionais. Analisar as condições e os reflexos dessa educação ofertada no cárcere é de suma importância para que esse direito seja garantido e ofertado de forma eficiente ao indivíduo preso. O exercício da leitura é usual nas práticas educacionais de modo geral, inclusive no ambiente escolar carcerário. Ler, numa perspectiva mais complexa que a simples decodificação do código linguístico, é instrumento importante também para o processo educacional do sujeito privado de liberdade. Dessa forma, o objetivo do estudo é analisar as relações estabelecidas entre a leitura literária e as mulheres presas que cumprem pena privativa de liberdade na APAC feminina de Governador Valadares. Para isso, a abordagem metodológica ocorre pelo cruzamento de dados gerados pela aplicação de um questionário e de sequências didáticas desenvolvidas por meio de textos literários. Algumas das mulheres presas, participantes da pesquisa, são alunas frequentes da EJA, Educação de Jovens e Adultos, com aulas oferecidas na própria instituição. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, desenvolvido através de pesquisa de campo. A pesquisa revelou que a mulher presa que cumpre pena na APAC/GV, denominada recuperanda, lê por outros motivos além da remição de pena pela leitura. Ela também lê como forma de se “afastar” da prisão através da evasão; para ocupar o tempo ocioso; por apreço pela ficção. As relações estabelecidas entre a mulher presa na APAC e a leitura literária é íntima, cotidiana e interativa.
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    Possibilidades de mediação da leitura literária na biblioteca universitária
    (UFVJM, 2020) Pedrosa, Viviane; Vieira, Noemi Campos Freitas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vieira, Noemi Campos Freitas; Santos, Rita de Cássia Silva Dionísio; Santos, Sandro Vinícius Sales dos
    A presente pesquisa tem por objetivo investigar as possibilidades de a Biblioteca Central da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) mediar a leitura literária entre seus usuários . Foi realizada uma revisão da literatura no Portal de Periódicos da Capes e observou-se principalmente o debate epistemológico e a abordagem teórico-metodológica. As pesquisas exploradas mostram que não há um número expressivo de estudos sobre o tema exposto, o que justifica a realização desta pesquisa. A partir dos aportes teóricos verificados durante a revisão da literatura, foi elaborado o referencial, explorando os seguintes estudos : percursos da leitura; desafios da leitura literária; políticas públicas e o incentivo à leitura e mediadores da leitura nas bibliotecas. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, baseada em revisão da literatura e análise documental. A primeira ação de mediação do leitor literário na Biblioteca Central foi o Cantinho da Leitura, vinculado ao projeto Ler Mais, sendo este o produto desta pesquisa. Os dados foram coletados dos relatórios do sistema de gestão de biblioteca Pergamum , sendo representados através de gráficos elaborados no Google docs e no programa Microsoft Excel 2010. Observa-se a relevância dos resultados motivados pelo Projeto Ler Mais, principalmente as exposições de livros de literatura, que contribuíram para que o usuário tivesse conhecimento do material que a Biblioteca possui e o incentivasse à busca de outros livros, em especial o acervo literário. Apesar do modesto crescimento do quantitativo de empréstimos do acervo literário, se comparado aos números do acervo geral, os resultados da pesquisa apontam que é possível desenvolver estratégias de mediação da leitura literária nas bibliotecas universitárias, daí a importância do Projeto Ler Mais para este estudo. As considerações finais apontam que este trabalho abre caminhos para pesquisas futuras nas áreas de mediação e incentivo à leitura literária, incluindo a digital, no âmbito das bibliotecas universitárias. Destaca-se o interesse da Biblioteca Central em continuar executando o Projeto Ler Mais após o período previsto desta pesquisa e apresenta recomendações para incentivar a leitura literária no contexto de todas as unidades do Sistema de Bibliotecas (SISBI) da UFVJM.