Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Investigação de roedores e marsupiais na cadeia de transmissão de Leishmania spp. em Diamantina, Minas Gerais, Brasil
    (UFVJM, 2022) Gusmão, Emerson Márcio; Machado, Alex Sander Dias; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Machado, Alex Sander Dias; Barata, Ricardo Andrade; Monteiro, Erika Michalsky
    As leishmanioses são doenças infecto-parasitárias que atingem o homem e os animais, causadas por protozoários do gênero Leishmania. A espécie Leishmania infantum e Leishmania braziliensis são responsáveis respectivamente pela maioria dos casos de leishmaniose visceral e leishmaniose tegumentar no Brasil. A infecção e interação do parasito com os hospedeiros vertebrados ocorre pela picada de fêmeas de flebotomíneos infectadas. As alterações ambientais, naturais ou resultantes de ações antrópicas, representam a função de pressão seletiva que induz as populações vetoras versus parasita versus mamíferos a se adaptarem às novas circunstâncias a partir de mudanças comportamentais. Muitos estudos apontam a necessidade de investigações sobre o papel exato de novas espécies de animais no ciclo epidemiológico das leishmanioses. O objetivo desse estudo foi realizar um censo epidemiológico da prevalência de Leishmania spp. em roedores e marsupiais sinantrópicos capturados na área urbana de Diamantina, Minas Gerais, Brasil. Para isso foram coletadas amostras de sangue e fragmentos de baço de 24 roedores e 13 marsupiais sinantrópicos capturados em 10 pontos representantes de bairros da cidade. A pesquisa de Leishmania foi realizada através do diagnóstico parasitológico direto por meio do esfregaço sanguíneo e histopatológico de baço, além da PCR do DNA extraído a partir de sangue total e fragmentos do baço dos animais seguida de sequenciamento, e o PicroSirusRed, para evidenciação de fibras colágenas em região esplênica. Foram coletados um total de 37 espécimes, de quatro espécies, Didelphis albiventris, Mus musculus, Rattus norvegicus e Rattus rattus. As técnicas de diagnóstico direto (esfregaço sanguíneo, histopatológico) não revelaram amastigotas visíveis. Apesar da presença de alterações do aspecto macroscópico em região hepática e esplênica em alguns roedores e marsupiais, nas amostras analisadas não foi detectado Leishmania spp. pela PCR. Os cortes corados pelo PicrosiriusRed não demostraram alterações morfológicas em fibras colágenas. Embora não tenham sido identificados roedores e marsupiais positivos para Leishmania spp. neste estudo, não se descarta a participação destes animais no ciclo epidemiológico de transmissão das leishmanioses.
  • Thumbnail Image
    Item
    Modelagem matemática em sala de aula: perspectivas para o ensino fundamental
    (UFVJM, 2018) Oliveira, Ana Cristina Magalhães; Canôas, Silvia Swain; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Canôas, Silvia Swain; Brito, Alexandre Faissal; Silva, Jose Fernandes
    O presente estudo direcionou atenção na busca da expansão do conhecimento relacionado à Modelagem Matemática, por se tratar de uma tendência que busca associar a Matemática formal aos problemas da realidade do estudante, com possibilidades de melhoria no ensino e aprendizagem da Matemática. Nesta direção, procurou responder à seguinte questão: Quais as perspectivas, contribuições e limitações da utilização da Modelagem Matemática no 9° ano do Ensino Fundamental? Na busca por respostas a esta questão, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de conhecer as concepções, os processos, os obstáculos e as potencialidades dessa metodologia. Foram encontrados diferentes estilos de pensamentos referentes à Modelagem. A perspectiva teórica adotada nesse trabalho se baseia na proposta de Barbosa e Burak, que a defendem como sendo uma Metodologia ou estratégia de ensino, focada mais no processo de ensino e de aprendizagem do que no modelo matemático. Posteriormente, foi desenvolvida uma proposta de Modelagem Matemática com os estudantes de uma escola estadual localizada em Peçanha - MG, cujo tema investigado foi as Nascentes existentes no município. Através do relato das ações ocorridas nas etapas de Modelagem, objetivou-se contemplar tanto a Matemática abordada no tema quanto as relações, obstáculos e resultados significativos ocorridos. Observa-se que a atuação mediadora do professor, pode ser fator importante para o trabalho com a Modelagem. De modo geral, foi possível concluir que a Modelagem Matemática se mostrou uma ferramenta de grande auxílio para o ensino da disciplina, uma vez que estimulou investigações e despertou o interesse dos estudantes para novas ações.