Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Desenvolvimento de um ambiente virtual para farmacêuticos da atenção básica à saúde
    (UFVJM, 2018) Medeiros, Sâmia Aguiar; Miranda, João Luiz de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Miranda, João Luiz de; Ribeiro, Liliane Consolação Campos; Barrado, Jean Carlos dos Santos
    Essa produção técnica relata o desenvolvimento de um ambiente virtual direcionado aos farmacêuticos da atenção básica à saúde abrangendo ações e políticas de assistência farmacêutica em âmbito municipal, visando minimizar os impactos causados pela pulverização das informações, orientações e pela rotatividade profisional que reflete na descontinuidade das ações e serviços de saúde já implementados. Portanto foi utilizada a metodologia de desenvolvimento em três fases, sendo a primeira a constituição de um grupo de trabalho composto por farmacêuticos municipais e regionais que delimitou os temas de interesse do ambiente, a segunda fase envolve o planejamento dos módulos e sistematização das informações e orientações que seriam hospedas no ambiente virutal e a terceira fase comprrendeu a projeção das telas em ambiente de domínio público. Está previsto a implementação do ambiente virtual nos trinta e cinco municípios jurisdicionados a SRS/Sete Lagoas, explicitando as funcionalidades e vantagens que a utilização regular da tecnologia pode proporcionar ao ser incorporada ao ambiente de trabalho, avaliação constante do emprego da ferramenta, a necessidade de inserção, alteração ou retirada de conteúdos e a satisfação do público alvo. Espera-se que o ambiente virtual auxilie no processo de disseminação, organização e acesso das informações contribuindo para otminização dos procesos de trabalho proporcionando a manutenção de um ambiente participativo, democrático e de proximidade entre os farmacêuticos municipais e regionais além de buscar uma ferramenta de qualificação profissional.
  • Thumbnail Image
    Item
    Fatores determinantes para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no curso de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Campus JK
    (UFVJM, 2018) Görgens, Pollyanna Roberta Campelo; Andrade, Paulo César de Resende; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade, Paulo César de Resende; Horta, Euler Guimarães; Costa, Magnania Cristiane Pereira da
    As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) são parte dos métodos inovadores previstos pelo projeto pedagógico da Faculdade de Medicina de Diamantina (FAMED) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Ao incorporar as TDICs na atuação docente, é possível estimular a autonomia do aluno em favor de uma educação reflexiva e problematizadora da realidade. Jogos de simulação, fóruns e pesquisas em base de dados são exemplos de estratégias que podem ser utilizadas dentro da proposta de aprendizado construtivista. Porém, diante de um quadro de professores procedentes de escolas tradicionais, conhecer as variáveis que trazem impacto no uso destas tecnologias para o ensino e aprendizagem podem contribuir no direcionamento de futuras medidas de melhorias e políticas de incentivos. Este estudo tem como objetivo investigar os fatores que determinam uso das TDICs por professores da FAMED. Foi realizado um estudo de campo observacional transversal a partir de questionários aplicados a população total composta por 48 docentes efetivos em exercício. Destes, 42 participaram do estudo. Foi verificada a existência de associação entre as variáveis estudadas para determinar quais delas teriam impacto na quantidade de ferramentas de TDICs usadas pelos docentes. Os testes estatísticos foram realizados considerando um nível de significância 95% (α = 0,05) para verificar associações entre as variáveis. Concluiu-se que a existência de uma aptidão prévia dos futuros professores com as tecnologias, antes do ingresso na FAMED, é um fator decisivo para uma maior adequação das atividades desenvolvidas às necessidades do curso. Os resultados indicam que, independentemente de quais políticas sejam adotadas pela FAMED no sentido de incentivar os docentes a utilizar mais tecnologias em suas práticas pedagógicas, a motivação pessoal, a impressão de sentir apoio institucional e as características pessoais do professor são os principais fatores determinantes para o maior uso de TDICs na docência.