Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Os efeitos do FUNDEB e dos fatores internos e externos sobre o IDEB do Ensino Fundamental I das escolas públicas municipais de Caratinga/MG entre 2007 E 2017
    (UFVJM, 2020) Sousa, Josester Teixeira de; Silva, Simão Pereira da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silva, Simão Pereira da; Silvestre, Luiz Henrique Aparecido; Pinheiro, Niusarte Virginia; Mari, Cezar Luiz de
    Este estudo teve como objetivo verificar a correlação entre o Fundeb e os fatores internos e externos às escolas sobre o Ideb do Ensino Fundamental I das 13 escolas públicas municipais de Caratinga/MG no período de 2007 a 2017. Para tanto foi utilizada a técnica de dados em painel com efeitos fixos. Pelos resultados foi possível perceber que das variáveis estudadas, o Fundeb foi a que obteve o maior grau de significância para fins de projeções sobre a qualidade da educação básica, seguido pelo PIB per capita e pelo IDHM. As variáveis internas (professores com ensino superior, regularidade docente e indicador de infraestrutura) da escola apresentaram baixa correlação com o Ideb. Foi possível perceber que ocorreram progressos na qualidade do Ensino Fundamental I ofertado no município de Caratinga/MG em decorrência dos recursos provenientes do Fundeb associado ao bom IDHM que o município apresentou, mas há necessidade de esforços e novas pesquisas para entender com mais profundidade como outros fatores podem interferir no resultado do Ideb dos alunos do quinto ano do ensino fundamental e por quais motivos algumas escolas ainda não conseguiram atingir a meta educacional proposta pelo Plano de Desenvolvimento da Educação.
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    Análise do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017: fonte de informação para pesquisas em biblioteca escolar e de acesso à internet nas escolas públicas da rede estadual de Montes Claros
    (UFVJM, 2019) Mota, Rachel Bragança de Carvalho; Magalhães, Antônio de Pádua; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Magalhães, Antônio de Pádua; Santos, Amédis Germano dos; Ferreira Júnior, Lucelindo Dias
    Em setembro do ano de 2000, o Ministério da Ciência e Tecnologia lançou o livro Sociedade da informação e comunicação no Brasil: livro verde, com o objetivo de implantar o Programa Sociedade da Informação (ProInfo), estabelecendo um apanhado de possíveis aplicações de tecnologias da informação, abarcando todas as esferas das escolas, e com o Governo assumindo o papel de incentivador à universalização do acesso e uso dos meios eletrônicos de informação. Além disso, foi elaborada a Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010, para a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país, que estabelece que tanto o ensino público quanto o privado contarão com bibliotecas. Nesse contexto, este estudo objetiva, por meio de pesquisa qualitativa, descritiva e histórico-cultural, evidenciar as políticas governamentais brasileiras e seus avanços em relação às políticas de universalização de acesso à internet e do acesso às bibliotecas escolares, e para isso utilizará o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Censo escolar 2017, o qual é um importante indicador educacional na classificação de indicadores sociais, englobando a área temática da realidade social. Conclui que o Censo escolar do INEP no que abrange a nota do ideb demonstrou um rendimento das escolas estaduais igual nos anos iniciais do ensino fundamental e inferior nos anos finais do ensino fundamental ao que foi projetado de 6,0 em âmbito Nacional. Medidas tal como a Portaria Nº 503, de 11 de junho de 2018 que visa regulamentar as atividades da Verificação in loco do Censo Escolar poderão diagnosticar situações de falta de adequação ou subutilização dos espaços de aprendizagem e equipamentos.