Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    O cyberbullying entre adolescentes do ensino médio do Instituto Federal Baiano-Campus Guanambi- e o uso das TDIC nos programas escolares voltados para seu enfrentamento
    (UFVJM, 2021) Guimarães, Gabryella Castro; Villela, Maria Lúcia Bento; Santos, Caroline Queiroz; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Villela, Maria Lúcia Bento; Santos, Caroline Queiroz; Fonseca, Alexandre Ramos; Fernandes, Elionara Teixeira Boa Sorte
    Embora a mídia social possibilite a interação entre seus usuários, algumas pessoas a utilizam para comportamento agressivo, marcado por intimidação e/ou medo, conhecido como cyberbullying, que consiste na manifestação da violência por meio das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). No contexto escolar, este é um problema para os alunos, professores e famílias, devido ao seu impacto negativo na saúde mental das vítimas. Nesse sentido, este estudo buscou inicialmente identificar as manifestações de cyberbullying e seus desdobramentos psicológicos e sociais entre alunos do ensino médio do Instituto Federal Baiano-Campus Guanambi-BA (IF BAIANO-Campus Guanambi). Os dados foram coletados por meio de questionário online e analisados por meio da estatística descritiva e inferencial, em que se buscou o entendimento das relações dos estudantes com o cyberbullying. Os resultados mostraram que as vítimas possuem abalos psicológicos e problemas sociais, como consequências do cyberbullying, além de testemunhas das práticas de violência virtual possuírem notória sensibilidade e vontade de ajudar a vítima. Isso reforça a necessidade de se estabelecer um canal de comunicação eficiente na unidade escolar para receber notificações e, então, proceder com as estratégias de investigação e controle, para o enfrentamento do cyberbullying. Nesse sentido, considerando que as TDIC também podem ser utilizadas no sentido inverso ao dessas agressões, para promover o bemestar emocional, físico e social dos seus usuários, foi realizado um mapeamento sistemático da literatura, no qual buscouse pesquisar como elas têm sido utilizadas em programas para prevenir e combater o cyberbullying no ambiente escolar. Tais programas foram caracterizados de acordo com as estratégias de design adotadas por suas intervenções para o enfrentamento do cyberbullying. Com isso, foi possível estabelecer uma visão geral dos programas mediados por tecnologia com foco na mitigação do cyberbullying no ambiente escolar. No entanto, os resultados mostram um pequeno número desses programas nos últimos anos (apenas quatro em um intervalo de cinco anos). Assim, a literatura mapeada aponta uma lacuna sobre programas institucionais anticyberbullying mediados por tecnologia.
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    Utilização de softwares para o ensino de Física nas escolas estaduais de nível médio da cidade de Januária em 2019
    (UFVJM, 2019) Heredia, Jardel Reis; Magalhães, Antônio de Pádua; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Magalhães, Antônio de Pádua; Villela, Maria Lúcia Bento; Araújo, Clináscia Rodrigues Rocha; Oliveira, Lorena Sophia Campos de
    O ensino de Física proposto nas escolas de nível médio tem apresentado deficiências devido ao baixo desempenho dos alunos nas avaliações de ensino. Em consequência, a didática adotada para a disciplina e a formação dos professores vêm sendo questionadas. Considerando os avanços tecnológicos e objetivando diversificar e aprimorar o processo ensino-aprendizagem, as instituições escolares vêm adotando gradualmente as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). No ensino de Física não é diferente. Diante da defasagem dos recursos experimentais nas escolas públicas de nível médio, as simulações através de softwares têm se tornado uma opção, e estão sendo utilizadas pelos professores, com o intuito de tornar os conteúdos mais acessíveis para os alunos. Entretanto, para que esses recursos possam ser utilizados nas escolas, são necessários diversos instrumentos que incluem os laboratórios de informática. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar se os softwares de Física contribuem significativamente para o processo ensino-aprendizagem, além de investigar e discutir as exequibilidades dos laboratórios de informática das escolas estaduais de nível médio da cidade de Januária-MG em 2019, observando a relevância desses laboratórios com as demais ferramentas didáticas que podem ser utilizadas, principalmente na disciplina de Física. Para alcançar este fim, o presente trabalho estruturou-se em uma pesquisa documental, bibliográfica, de campo, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Os estudos teóricos apontaram referências didáticas, demonstraram as contribuições das TIC no ensino de Física e evidenciaram o incentivo e a defasagem das instituições de ensino no que se refere a regulamentação sobre a inserção e permanência dos laboratórios de ciências e de informática. As observações foram feitas através de práticas realizadas nos laboratórios de informática de três escolas da região. Durante a pesquisa realizou-se descrições de práticas e roteiros experimentais que além de contribuir para práticas de ensino futuras, proporcionam mais uma oportunidade de aprendizado que desperta o interesse dos alunos. Os instrumentos de pesquisa demonstraram que a utilização dos softwares contribuiu significativamente para o processo ensino-aprendizagem, devido ao retorno apresentado pelos alunos e professores das escolas. Entretanto, mesmo se demonstrando um recurso didático relevante diante dos demais oferecidos, os softwares não são explorados nas escolas devido às condições de trabalho, que não são favoráveis para desenvolver aulas práticas nos laboratórios de informática, principalmente pela desproporção entre o número de computadores e de alunos por turma.
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    Aplicação de ferramentas das TIC como auxiliares na aprendizagem significativa do cálculo no curso de engenharia
    (UFVJM, 2017) Rodrigues, Walice Soares; Magalhães, Antônio de Pádua; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Magalhães, Antônio de Pádua; Prata, Emille Rocha Bernardino de Almeida; Santos, Amédis Germano dos
    O processo ensino-aprendizagem do Cálculo na Engenharia tem apresentado deficiências. As exigências de aprendizagem significativa para a sua concretização são impostas pela sociedade da informação, que tem requerido da Educação quebras de paradigmas e adequação à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Os avanços tecnológicos e a acessibilidade ao conhecimento de técnicas para o seu domínio, que caracterizam o momento atual, têm transformado a sociedade e o mundo, contribuindo para as discussões sobre a inserção de ferramentas tecnológicas no processo ensino-aprendizagem. Considerando os aspectos educacionais e tecnológicos, e, percebendo a relação das Tecnologias com a Educação, em especial, com as Engenharias, esta investigação objetivou, de forma geral, aplicar ferramentas das TIC como auxiliares na aprendizagem significativa do Cálculo no curso de Engenharia de Produção da UNIPAC/GV. Para este fim, o estudo em questão adotou o método qualitativo de pesquisa exploratória, observacional não estruturada e participante. A observação foi realizada no cotidiano de sala de aula do pesquisador, em suas experiências de trabalho como professor das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, no curso de Engenharia de Produção da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares – UNIPAC/GV. Os estudos teóricos apresentam concepções e relações que envolvem o processo ensino-aprendizagem do Cálculo, a Educação e as TIC com suas ferramentas. Os resultados e discussões apresentam as conclusões desta investigação quanto às reações, posturas e atitudes dos alunos observados no contexto de inserção das TIC neste processo educacional desenvolvido em sala de aula.
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    Tecnologia da Informação e Comunicação: a prática pedagógica do IFNMG/Campus Montes Claros
    (UFVJM, 2016) Pimenta, Mara Christiani; Andrade, Paulo César de Resende; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade, Paulo César de Resende; Paula, Everton Luiz de; Ramalho, Mara Lúcia
    A sociedade contemporânea, midiatizada pelas tecnologias da informação e comunicação, exige escolas que repensem suas proposições metodológicas no uso das TIC's no processo de ensino-aprendizagem, de forma que essas possam promover novos contextos de aprendizagem. As tecnologias da informação e comunicação proporcionam oportunidades para desenvolver novas maneiras de interação, de ensinar e de aprender, exigindo uma maior inserção dos recursos tecnológicos instrucionais na prática pedagógica das instituições escolares. A pesquisa teve como objetivo analisar a utilização de tecnologias da informação e comunicação no desenvolvimento das práticas pedagógicas do IFNMG- Campus Montes Claros. Do ponto de vista metodológico optou-se pela realização de uma pesquisa de caráter qualitativo e se assemelha a um estudo de caso. As técnicas de investigação incluem: entrevista, questionário e análise de documentos orientados por quatro indicadores: Disponibilidade de TIC’s; Organização da escola para uso das TIC’s; Formação dos educadores para uso das TIC’s e Presença das TIC’s na prática pedagógica. O resultado evidencia que o IFNMG/Campus Montes Claros encontra-se em um “entrelugar”, isto é, mostra-se como uma instituição de ensino ocupante de um ‘entre’ a contemporaneidade e a solidez da tradição, ou seja, em um estágio de transição, em que se busca o novo, mas ainda se identifica a coexistência do tradicional.