Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    O povo Xacriabá: luta, história, mito e literatura
    (UFVJM, 2016) Casagrande, Gilmara Maria Rodrigues; Paula, Adna Candido de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Paula, Adna Candido de; Escobar, Suzana Alves; Mattos, André Luis Lopes Borges de
    O presente trabalho tem por objetivo contextualizar a história de lutas e conquistas dos povos indígenas no Brasil e, em especial, dos Xacriabá. O interesse em compreender os povos Xacriabá, situados em São João das Missões – Norte de Minas Gerais – Brasil, é pertinente, visto que, ao tecermos considerações da esfera macro (indígenas no Brasil) para a micro (indígenas em Minas Gerais), conseguimos compreender os desafios pelos quais eles passaram. Desse modo, tendo em vista que os Xacriabá possuem uma rica literatura materializada na escrita, cujas obras de autoria coletiva permitem entrever os embates históricos e a produção de mitos, pode-se perceber como estes sujeitos lidaram com o processo escolar. Nesse sentido, busca-se, também, através da análise de duas obras literárias escritas em língua portuguesa: O tempo passa e a história fica (1997) e Com os mais velhos (2005), i) identificar como os Xacriabá incorporam o discurso mítico dentro da aldeia e fora dela; ii) entender como esses índios se apresentam socialmente por meio da obra literária e do mito; e iii) compreender o mito estudado sob as classificações metamórficas, uma vez que se detectou, na constituição das narrativas, o processo de metamorfose. Com base nisso, ao final, torna-se possível analisar o mito da Onça Iaiá Cabocla, considerada o principal ser mítico pelos Xacriabá.
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    Análise de propagandas de medicamentos em jornais do município de Diamantina-MG, no período de 1903 a 1950
    (UFVJM, 2014) Pereira Júnior, Assis do Carmo; Telles Filho, Paulo Celso Prado; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Telles Filho, Paulo Celso Prado; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Amaral, Leila Dias Pereira do
    No início do século XX, tornou-se comum a necessidade de informação a respeito dos medicamentos e também a publicação de propagandas, a eles relacionadas, em jornais. O presente estudo objetivou identificar e quantificar os jornais do município de Diamantina-MG, no período de 1903 a 1950, bem como as propagandas de medicamentos neles contidas, analisando-as. Trata-se de estudo realizado nos jornais A Estrella Polar e Pão de Santo Antônio/Voz de Diamantina, os quais foram pesquisados no período de fevereiro a dezembro de 2013. Após a identificação e quantificação dos mesmos, foi realizada a análise das propagandas de medicamentos quanto à indicação, princípio ativo, efeitos colaterais, contraindicação, posologia, público-alvo, aspectos gerais e medicamentos utilizados atualmente. Após a autorização da Direção da Mitra Arquidiocesana de Diamantina, Museu do Pão de Santo Antônio e Biblioteca Antônio Tôrres, procedeu-se à visita aos arquivos. O estudo não foi enviado ao Comitê de Ética devido ao fato de tratar-se de pesquisa documental em arquivos abertos ao público. Como principais resultados destaca-se que, em relação à quantificação, foram encontrados 3.784 jornais, sendo 2.137 referentes ao Jornal A Estrella Polar e 1.647 ao Pão de Santo Antônio/Voz de Diamantina. Foram encontradas 826 propagandas de medicamentos no Jornal A Estrella Polar e 642 no Jornal Pão de Santo Antônio/Voz de Diamantina. Dessas verificou-se que 91 são inéditas e que houve destaque para as informações sobre a indicação dos medicamentos, registradas em 85 (93,4%) das propagandas, seguidas de 43 (47,3%) referentes à indicação do princípio ativo, 1 (1,1%) referente à informação sobre posologia, 19 (20,9%) referentes à informação relacionada ao público-alvo e 11 (12,0%) referentes aos medicamentos utilizados na atualidade. Não houve registro de efeitos colaterais e contraindicação. É oportuno ressaltar a riqueza de textos que objetivavam persuadir o consumidor quanto à qualidade, segurança e eficácia do produto, trazendo situações inusitadas e relações pouco convencionais, tais como associar o medicamento a um estabelecimento de renome no município, bem como propagar depoimentos de profissionais e/ou consumidores, atestando a qualidade e eficiência do medicamento.