Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Saúde do adolescente e o processo de formação dos profissionais da atenção primária à saúde
    (UFVJM, 2015) Mata, Renan Neves da; Araújo, Alisson; Ribeiro, Mirtes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Araújo, Alisson; Botti, Nadja Cristiane Lappann; Ribeiro, Liliane do Consolação Campos
    Estudo composto de referencial teórico (revisão narrativa) acompanhado de pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevistas. A revisão narrativa foi realizada com consulta em bases de dados científicos, abrangendo o período dos últimos dez anos (2005-2015), com a qual se objetivou identificar as publicações relativas à temática: formação do profissional de saúde para atender o adolescente no contexto da Atenção Primária a Saúde (APS). Optou-se por realizar a coleta do material de forma não sistemática, o banco de dados foi sendo complementado com os materiais encontrados, pela busca de citações nas publicações inicialmente identificadas, órgãos governamentais e autores relevantes na área. Os artigos encontrados abordavam no campo da saúde do adolescente, predominantemente, temas como: sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, drogas, violência, gravidez na adolescência. Foram escassos os estudos que buscaram contextualizar a formação dos profissionais de saúde para atender essa clientela, em especial por meio da APS, fato que ressalta a importância deste trabalho. No tocante a pesquisa qualitativa foi estudada a perspectiva dos profissionais que atuam em Estratégia de Saúde da Família (ESF) acerca de seu processo de formação profissional, durante a graduação, para cuidar dos adolescentes. Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa. Participaram 11 trabalhadores da atenção primária à saúde de municípios da Microrregião de Diamantina/MG. Os dados foram obtidos por meio de 11 entrevistas abertas e analisados conforme a Análise de Conteúdo. As informações convergiram para três categorias: 1)o preparo na graduação para atender os adolescentes na ESF; 2)assistência insatisfatória prestada ao adolescente; 3)perspectivas para a melhora da formação e dos profissionais. O processo de ensino adotado nas universidades apresenta reflexos claros na assistência prestada pelos profissionais, que se sentem despreparados para atender o público que vivencia a fase da adolescência. Nesse sentido, é fundamental o diálogo contínuo entre instituições de ensino, Sistema Único de Saúde, e comunidade, para que as fragilidades no processo de formação e assistência em saúde possam ser reconhecidas e superadas.