Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.
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Item A gestão da Informação e do conhecimento em bibliotecas universitárias: estudo de caso da Biblioteca UFJF/GV da Universidade Federal de Juiz de Fora – campus avançado Governador Valadares(UFVJM, 2018) Santos, Allan Júlio; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Vieira, Flávio César Freitas; Santos, Dayse Lucide SilvaEsta pesquisa pretende trazer à luz e cooperar com o desenvolvimento da temática Gestão da Informação e do Conhecimento em Bibliotecas Universitárias Públicas. O estudo tem como lócus de pesquisa a Biblioteca UFJF/GV da Universidade Federal de Juiz de Fora – campus avançado Governador Valadares (UFJF/GV). Em face disto, o problema de pesquisa indaga quais os limites e possibilidades da aplicabilidade da Gestão da Informação e do Conhecimento pela Biblioteca UFJF/GV e de seu órgão coordenador, o Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) no desenvolvimento de produtos e serviços ofertados à comunidade acadêmica. Tem como objetivo analisar os limites e possibilidades da aplicabilidade da GIC pela Biblioteca UFJF/GV e de seu órgão coordenador, o Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) na conjuntura da administração de bibliotecas. Os aspectos investigados referem-se à análise das concepções, estratégias e efeitos do uso de instrumentos de GIC como subsídio à gestão de produtos e serviços biblioteconômicos. A orientação metodológica apoia-se na obra de Gil (2017) e classifica-se como empírica e social. O problema de pesquisa delineia-se sob o modelo de estudo de caso do tipo único, com enfoque incorporado, nos moldes de Yin (2001). O trabalho apresenta-se, quanto aos objetivos, do tipo exploratório-descritivo e com abordagem qualitativa. A natureza das fontes examinadas é bibliográfica e documental. Quanto à interpretação dos dados obtidos, as categorias analíticas estabelecem-se em face do Ciclo do Conhecimento Organizacional modelado por Choo (2011). Como métodos de apreciação dos dados são aplicados as técnicas de análise de conteúdo, formulado por Bardin (2016), e triangulação de dados, de Miles e Huberman (1984). A relevância da pesquisa e do problema investigado vincula-se ao aperfeiçoamento das práticas da Administração pública, em especial, daquelas orientadas para o ensino superior. Quanto aos aspectos contribuintes à teoria, relacionam-se nesta pesquisa, a generalização naturalística, a geração de sentido e o incremento teórico. No tocante aos resultados da investigação, reconhece-se que a GIC não se consolidou por completo na UFJF e em seu campus avançado. Não obstante a isto, percebe-se que as ideias e ações propostas pelas teorias de aprendizagem organizacional foram traduzidas em diversos momentos nas práticas organizacionais da UFJF/GV, em especial, na Biblioteca UFJF/GV. Apreende-se que as criações de significados para os agentes organizacionais da Biblioteca UFJF/GV demandaram maior flexibilidade nos processos representativos da informação gerencial , assim como é oportuna a continuidade de implementação de TIC´s nos demais órgãos da UFJF e do CDC. Como perspectivas futuras, entende-se que a incorporação de uma postura administrativa e indutiva, voltada aos princípios de propagação do conhecimento registrado devem ser cada vez mais conduzidos pelos bibliotecários e gestores do sistema CDC. Depreende-se também sobre a indispensabilidade da criação de um estudo de usuários institucionalizado que possibilite a prospecção das necessidades dos utentes da Biblioteca UFJF/GV e dos indicadores concernentes aos produtos e serviços ofertados pela UFJF/GV.Item A gestão de processos: proposta de um modelo a partir do constructo teórico(UFVJM, 2017) Silva, Patrícia Vieira da; Alexandrino, Carlos Henrique; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Souza, Marcio Coutinho dePara as organizações alcançarem seus objetivos, em termos de excelência com relação a sua demanda de clientes, estas incluem em suas estratégias abordagens de gestão que otimizem seus processos de negócio. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo desenvolver uma proposta de um modelo a partir do constructo teórico que integra a gestão do conhecimento a gestão de processo. A metodologia considerada quanto a sua finalidade é aplicada e quanto ao meio é classificada como revisão bibliográfica. Relata sobre a gestão do conhecimento, a gestão de processos de negócios, e os modelos utilizados na literatura para modelagem de processos de negócios. Desenvolve-se um modelo para o gerenciamento de processos (GPC) que integra a gestão do conhecimento. O destaque do modelo GPC em relação aos pesquisados, é que este integra a gestão do conhecimento como fator intrínseco da proposta de forma a auxiliar as gerenciamento de rotinas organizacionais que estão presentes nos processos de negócio. Através da elaboração do modelo GPC, conclui-se que a gestão do conhecimento no gerenciamento de rotinas organizacionais é de extrema importância na condução da gestão de processos.