Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    O gerenciamento do Projeto “Cursos FIC no Centro de Línguas do IFNMG” à luz das Ferramentas e Técnicas de Monitoramento & Controle do PMBOK
    (UFVJM, 2023) Silva, Katiúscia de Sousa Pereira; Oliveira, Altamir Fernandes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Segundo o Guia de referência de boas práticas de Gerenciamento de Projetos, PMBOK, a aplicação de conhecimentos, ferramentas e técnicas às atividades para cumprir seus requisitos possibilita que as organizações executem projetos de forma eficaz e eficiente. Este trabalho teve como objetivo geral interpretar o Gerenciamento do Projeto “Cursos FIC nos centros de línguas do IFNMG: inclusão linguística por meio da formação continuada” à luz das Ferramentas e Técnicas do grupo de processos de Monitoramento & Controle do PMBOK, especificamente nas Áreas de Conhecimento Comunicação, Qualidade e Partes Interessadas. Para atingir esse objetivo, foi feita uma pesquisa de abordagem qualitativa de natureza aplicada, com caráter descritivo e exploratório. Quanto aos procedimentos, esta pesquisa é caracterizada como um estudo de caso, tendo sido desenvolvido um levantamento de dados por meio de uma pesquisa documental. A pesquisa também envolveu uma análise bibliográfica centrada na teoria internacional de Gerenciamento de Projetos. Além disso, foi feita uma análise de dados e informações ex-post facto para compreender como ocorreu a gestão interna do Projeto. Foram sugeridas recomendações práticas que levassem em consideração a própria teoria e o tema pesquisado. Entre tais possibilidades, destacam-se a avaliação dos professores formadores pelos cursistas, a avaliação dos cursos pelos professores formadores e a aplicação de um teste de nível para os alunos ingressantes. Os resultados desta investigação indicaram que o tema Gerenciamento de Projetos Escolares ainda é pouco discutido na literatura nacional e no meio acadêmico. Esta constatação reforça a relevância deste estudo em contribuir com fundamentação teórica ou referencial para novas pesquisas. Em acréscimo, os resultados apontaram que os saberes em Gerenciamento de Projetos, pela aplicabilidade das Ferramentas e Técnicas de Monitoramento & Controle do PMBOK em projetos institucionais educacionais, em especial do IFNMG, podem colaborar significativamente para a melhoria dos serviços prestados, garantindo maior profissionalização administrativa e engajamento das equipes.
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    Intervenção da Superintendência Regional de Ensino em uma escola do município de Diamantina: ações tomadas e possibilidades de aplicação de ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos
    (UFVJM, 2019) Cruz, Círio Cézar da; Oliveira, Altamir Fernandes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Altamir Fernandes de; Ramalho, Mara Lúcia; Tameirão, Cinthya Rocha; Pereira, João Antônio Gomes; Meireles, Eduardo; Lima, Michele Bernardino de
    Diante de problemas nos âmbitos administrativo e financeiro das últimas duas gestões, assumidas por processo democrático, fez-se necessário no ano de 2016, que a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e a Superintendência Regional de Ensino Diamantina procedessem à ruptura do uso da democracia, nomeando um servidor Analista Educacional/Inspetor Escolar como interventor, para assumir o papel de gestor escolar, na função de diretor. Assim, o objetivo do presente estudo é analisar o processo que motivou a intervenção da SRE/Diamantina na gestão da Escola Estadual Dom Joaquim Silvério de Souza do município de Diamantina-Minas Gerais, no período de 2015-2016, sob a ótica de Gerenciamento de Projetos. A pesquisa mostrou, quanto à classificação, uma abordagem qualitativa, exploratória, de fonte e análise documental e utilização de entrevistas semiestruturadas. O recorte temporal da pesquisa foi organizado entre os anos de 2015 e 2016, pelo fato, de nesse período, terem ocorrido duas exonerações de gestores da escola. Dessa forma, analisou-se a intervenção na escola pela SRE/Diamantina, visto que, nesse período, em um universo de 118 escolas, somente essa unidade necessitou de tal intervenção. A base teórica teve respaldo no Guia de Gerenciamento de Projetos PMBOK (2017), que consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, atitudes, Ferramentas e Técnicas de gestão para realizar o presente projeto de pesquisa. Entretanto, a pesquisa sugeriu sob a ótica do Guia PMBOK (2017), Ferramentas e Técnicas de gerenciamentos das práticas a serem seguidas para evitar que ocorram problemas nas áreas financeira e administrativa de escolas da SRE/Diamantina. O estudo possibilitou verificar elementos que justificassem para a área de gestão educacional, do processo de intervenção em instituição democrática de ação colegiada e sugeriu correção e redesenho nos demais procedimentos e ações a serem realizados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e Superintendência Regional de Ensino Diamantina - Minas Gerais.
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    Tecnologias integradas aos planos de gestão em projetos na construção civil: um estudo de caso
    (UFVJM, 2016) Oliveira, Acly Ney Santiago de; Cabral, Stenio Cavalier; Oliveira, Altamir Fernandes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Cabral, Stenio Cavalier; Oliveira, Altamir Fernandes de; Rocha Filho, Geraldo Moreira da; Porto, Thiago Bomjardim
    A quebra de paradigmas na indústria da construção civil tem se tornada rotineira, o crescimento vigente da concorrência, o aumento das exigências tanto do consumidor quanto dos órgãos fiscalizadores, a preocupação com o bem-estar do homem e a busca pela obtenção de um ambiente socialmente inclusivo, tem alterado as metodologias dentro do setor. Dessa forma, buscando gerar um trabalho inovador e que represente um modelo prático aplicável de como lidar, não somente com os procedimentos gerais e necessidades de melhorias competitivas e inclusivas do setor supramencionadas, mas também com as variáveis únicas de cada novo projeto, de forma a capacitar as empresas e profissionais do ramo a geri-los com eficácia, fez-se o estudo de caso de uma obra próxima ao município de Teófilo Otoni. Partindo das informações contidas no Guia PMBOK®, (Project Management Body of Knowledge), e de conhecimentos técnicos adquiridos em 11 anos de atuação em projetos de construção civil pelo autor, desenvolveram-se os métodos e planos de gerenciamento abordados nesse estudo de caso. A manutenção do escopo inicial com todos os parâmetros de qualidade exigidos, atendendo aos anseios do cliente e comunidade envolvidos, bem como a redução em cerca de 20% do tempo e custo disponibilizados para a construção da obra, a formação e aprimoramento da equipe, o cumprimento de metas e outros grandes ganhos foram contabilizados, assegurando assim, a solidez da nova tecnologia elaborada, o que traz consigo novos horizontes em gerenciamento de projetos no domínio da construção civil.
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    A gestão ambiental nas áreas de conhecimento e ciclo de vida em projetos como proposta para o PMBOK: uma revisão
    (UFVJM, 2017) Freitas, Vitória Irma Gonçalves Lopes de Faria; Oliveira, Altamir Fernandes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Souza, Marcio Coutinho de; Fidelis, Joubert Roberto Ferreira; Pompermayer, Raquel de Souza; Oliveira, Altamir Fernandes de
    Essa pesquisa tem como objetivo formular uma proposta de área de conhecimento norteadora de gerenciamento ambiental para projetos. Discute a Gestão Ambiental e o sistema de gestão e aborda sobre os aspectos legais na Gestão Ambiental, refletindo sobre a legislação brasileira que a norteia. É descrito a metodologia aplicada pelo Guia PMBOK, e as funcionalidades das dez áreas do conhecimento hoje explicitadas no Guia, a saber: integração, escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos, aquisições e partes interessadas. Utiliza a pesquisa exploratória e bibliográfica para dar suporte a proposta desenvolvida. Na expectativa de formular a área de conhecimento em Gestão Ambiental, opta-se por descrever essa área em forma de diagrama de fluxos de dados do processo em função do ciclo de vida do projeto. Conclui-se que: existe uma necessidade de identificação de ferramentas e técnicas específicas para a Gestão Ambiental em projeto; necessidade de opiniões especializadas e conhecimento dos órgãos reguladores, tais como: engenheiros ambientais e Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA); necessidade do licenciamento ambiental e de suas modalidades, quando for o caso, bem como do acompanhamento da validade da mesma; é imprescindível a criação de um plano de gerenciamento ambiental do projeto, que esteja de acordo com os vários outros planos já existentes em projetos.