Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.
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Item Mulheres negras e violência simbólica: estudo de caso em Gouveia - MG(UFVJM, 2022) Moreira, Maria Josiane; Lima, Josélia Barroso Queiroz; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Lima, Josélia Barroso Queiroz; Weitzman, Rodica; Souza, Cristiane Luiza Sabino deAs mulheres negras historicamente vivem processos de violências. Dentre elas, a violência simbólica é uma forma de violência estrutural, sutil e internalizada que provoca o silenciamento de suas vítimas. Nesse sentido, a partir da perspectiva do feminismo negro e com o objetivo de apresentar como o racismo e o sexismo através da violência simbólica tem permeado nossas histórias, esta pesquisa apresenta dados da investigação com mulheres negras de diferentes gerações, moradoras da cidade de Gouveia - MG. Objetivando também compreender como enxergam ou não, as violências sofridas, principalmente aquelas, que se expressam em forma de tabu, embutindo condutas morais e religiosas. Com a metodologia de pesquisa qualitativa-quantitativa, na primeira fase da pesquisa foram aplicados questionários de opinião para residentes locais maiores de 18 anos com ditados e expressões populares de cunho racista e/ou sexista. Na segunda etapa, entrevistas semi-estruturadas foram realizadas com várias mulheres negras a fim aprofundar dados obtidos com o questionário de opinião afim de responder questões que corroborem com este trabalho através de um estudo de caso realizado na cidade de Gouveia – MG.Item Silenciamento e violência no cinema e na literatura: as personagens femininas em Lavoura Arcaica(UFVJM, 2021) Oliveira, Renato César Prates; Miguel, Fernanda Valim Côrtes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Miguel, Fernanda Valim Côrtes; Paula, Adna Candido de; Vieira, Erika Viviane Costa; Silva, Rodrigo GuimarãesA proposta desta dissertação apresenta uma leitura comparativa entre o romance Lavoura Arcaica (1975), de Raduan Nassar, e o filme homônimo, Lavoura Arcaica (2001), de Luiz Fernando Carvalho. As análises apontam para o modo como as personagens femininas são representadas e rememoradas ao longo das obras a partir da perspectiva ambígua e melancólica de um narrador masculino. Para a realização do estudo, partimos da hipótese de Jaime Ginzburg (2012), de que a morte de protagonistas femininas seria uma situação serial presente nas obras da literatura brasileira. Dessa forma, para que um homem possa narrar é necessário que uma mulher morra, marcando um traço expressivo da violência constitutiva de nossa herança histórica e cultural. As análises realizadas partiram de passagens, trechos e cenas selecionadas do romance e do filme a partir do interesse na aproximação de suas linguagens estéticas e artísticas para estabelecer relações de comparação e intertextualidade em diálogo com as teorias de gênero, a partir da discussão de autoras como Rita Terezinha Schmidt (2012), Heleieth Saffioti (1987; 2004), Silvia Federici (2017) e Giselle Gubernikoff (2016). Para a fundamentação da perspectiva melancólica do narrador partimos das discussões trazidas por Freud (2010; 2012; 2013) e revisitadas por Ginzburg (2012). Já as análises pontuais das cenas cinematográficas foram realizadas, sobretudo, a partir da teoria da montagem, de Ismail Xavier (1984), com contribuições de outros teóricos sobre o uso do som, da iluminação e das cores (CAMARGO, 2000; GORBMAN, 1987; HELLER, 2013). Os resultados da pesquisa apontam para uma tentativa de compreensão da relação entre violência e patriarcalismo, para o silenciamento das vozes femininas e para a manutenção das ambiguidades narrativas, realizadas de maneiras diferentes em cada uma das obras estudadas.Item Luz, câmera e ação: homofobia, heteronormatividade e resistência no currículo dos filmes "Billy Elliot", "Carol", "C.R.A.Z.Y. - Loucos de Amor" e "Madame Satã"(UFVJM, 2017) Rocha, Cristiane Lima; Ribeiro, Vândiner; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ribeiro, Vândiner; Soares Júnior, Azemar dos Santos; Santos, Rosana BaptistaA presente dissertação analisa como os discursos homofóbicos que circulam nos currículos dos filmes "Billy Elliot (Inglaterra, 2000)", "Carol (Reino Unido/Estados Unidos, 2015)", "C.R.A.Z.Y. - Loucos de Amor (Canadá, 2005)" e "Madame Satã" (Brasil, 2002), demandam corpos normalizados em um padrão heteronormativo e que efeitos têm sobre as personagens. Tomo como metodologia a análise do discurso, de inspiração foucaultiana. As análises serão realizadas por meio das falas, as cenas, dos sons, das imagens, nas coisas explícitas e silenciadas. Bem como, os conceitos de currículo, gênero, homofobia, heteronormatividade, norma, discurso, relações de saber-poder e processos de subjetivação e posições de sujeito foram eleitos como ferramentas teórico-conceituais para essa pesquisa. Em termos teóricos, esta dissertação se inscreveu no campo dos Estudos Culturais, na versão dos estudos pós-críticos de currículo. Assim, o conceito central da investigação é currículo, compreendendo-se que ele ensina modos de ser, pensar e agir às pessoas, bem como produz determinados tipos de sujeitos e corpos. Igualmente, o conceito de discurso tem espaço importante, sendo entendido como "práticas que formam sistematicamente os objetos de que falam" (FOUCAULT, 1986, p. 56). Destaco que o discurso da homofobia circula nos mais diversos espaços produzindo efeitos sobre os corpos, demandando posições de sujeito, seja nos filmes, nas novelas, na escola, na família, na religião, na roda de amig@s. O problema central desta investigação é: como os discursos sobre gênero, por meio de discursos homofóbicos, têm demandado corpos normalizados em um padrão heteronormativo nos filmes em análise? Para isso, trago como objetivos específicos: verificar os processos de construção de práticas ditas femininas e masculinas nos filmes investigados; registrar quais marcas são nomeadas e classificadas como "normais" às posições de gênero; identificar quais posições de sujeito generificados são demandadas e produzidas em atividades cotidianas nos filmes em questão; investigar como se expressam as desigualdades de gênero nos longa-metragens pesquisados; analisar quais mecanismos, técnicas e estratégias de poder são utilizadas no reforço à homofobia nessas obras cinematográficas; identificar e analisar possíveis tentativas de apagamento de marcas homossexuais ou escapes nas personagens dos filmes. O argumento central é de que há uma reiteração do padrão heteronormativo no currículo dos filmes investigados mesmo quando se percebe uma suposta tentativa de romper com padrões tidos como ideais e normais. Desse modo, soma-se ao discurso homofóbico e heteronormativo, por exemplo, discursos biologicistas, religiosos, psicológicos e moralistas, demandando posições de sujeito heterossexuais.