Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.
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Item Experiências de formação de psicólogos e o Sistema Único de Assistência Social - SUAS: uma investigação fenomenológica(UFVJM, 2023) Silva, Ana Paula Sá da; Gaspar, Yuri Elias; Leite, Roberta Vasconcelos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Gaspar, Yuri Elias; Leite, Roberta Vasconcelos; Vale, Teresa Cristina de Souza Cardoso; Coelho Junior, Achilles GonçalvesEsta pesquisa tem como objetivo principal compreender como psicólogos elaboram sua trajetória de formação acadêmica, profissional e pessoal e a relacionam à sua atuação no Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Para isso, trouxemos no referencial teórico uma breve retomada da constituição da assistência social no Brasil, destacamos teóricos e escolas de desenvolvimento da psicologia social no mundo, na América Latina e no Brasil. Contextualizamos ainda a formação de psicólogos a partir da ótica da graduação e pós-graduação, bem como caracterizamos a educação permanente no SUAS no âmbito nacional e estadual e interdisciplinaridade. Na perspectiva da formação da pessoa, tomamos como base os postulados da filósofa Edith Stein (1930/2003), assim como suas contribuições acerca dos conceitos de massa, sociedade, comunidade e estado. A pesquisa tem caráter qualitativo, segundo pressupostos teórico-metodológicos da Fenomenologia Clássica. Para a investigação utilizamos entrevistas fenomenológicas semiestruturadas, realizadas à distância por vídeo chamadas, gravadas em registros sonoros e transcritas integralmente. Foram realizadas entrevistas com quatro (04) psicólogos que atuam em serviços municipais do SUAS do território do Alto Jequitinhonha, selecionados por critério de amostragem intencional. Para o processo de análise de cada entrevista e elaboração de sínteses utilizamos as diretrizes fenomenológicas descritas por Van Der Leeuw (1964). Identificamos, por meio das análises e sínteses dos relatos, elementos comuns essenciais da experiência de psicólogos no SUAS, tais como, a descoberta de si no fazer profissional, a constituição de referências e os processos subjetivos como parte da atuação. Esses elementos observados conjuntamente ajudaram a compor um desenho geral de um certo modo de formação do psicólogo na assistência social, o que possibilitou a construção da experiência-tipo. Na experiência-tipo destacamos que independente da abordagem ou linha teórico-metodológica da psicologia seguida pelos profissionais entrevistados, buscam aplicá-las à realidade profissional na assistência social. Além disso, demonstraram que o ser psicólogo no SUAS constitui-se também a partir de uma busca pelo desenvolvimento de modos próprios de estabelecer protagonismo, bem como abertura e disponibilidade para formação interdisciplinar. Na discussão dos resultados destacamos esses elementos de forma que compreendemos que na descoberta de si, a trajetória pessoal aparece configurando a experiência do psicólogo no SUAS, confirmando ou contestando pontos de vista que emergem na atuação. Na formação, ter pessoas de referência na relação de aprendizagem fazendo-se relevante na constituição pessoal e profissional, e que nas ações profissionais no SUAS esses sujeitos se colocam também a partir dos seus processos subjetivos, marcando as atividades profissionais com a singularidade de suas trajetórias.Item A educação popular na formação dos graduandos em saúde(UFVJM, 2016) Dias, Marta Luíza; Oliveira, Wellington de; Wong Un, Júlio Alberto; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Wellington de; Soares, Ademilson de Sousa; Valiengo, AmandaO objetivo desta pesquisa foi compreender como a educação popular é abordada e tratada no campo da formação de graduandos na área da saúde. O estudo foi orientado pela seguinte questão: como a educação popular tem sido abordada nas publicações e pesquisas científicas no campo da formação de graduandos da área da saúde? A pesquisa é de natureza qualitativa e foi desenvolvida mediante revisão bibliográfica que buscou refletir sobre: o campo da formação em saúde; a história da educação popular no Brasil após 1950; o processo da Reforma Sanitária Brasileira e de construção do Sistema Único de Saúde (SUS); a interface entre educação popular e pedagogia critica com o campo da saúde. O método de análise e interpretação dos dados coletados foi realizadacom base nos aportes teóricos da própria educação popular e educação crítica. Os dados que compuseram as categorias de análise foram coletados no sistema informatizado de busca Scientific Eletronic Library Online (Scielo), no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e também no livro ―Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência‖, (2011). A partir do tratamento dos dados coletados foram tecidas reflexões, críticas e considerações finais. Os resultados sinalizam que as produções científicas em educação popular e saúde na formação de graduandos da área da saúde são ainda incipientes e estão, em sua maioria, concentradas em experiências de extensão universitária. A pesquisa aponta para a necessidade de maiores reflexões sobre o tema, especialmente sobre seus aspectos pedagógicos, visto que permanece quase intocável essa abordagem.Item A educação popular na formação dos graduandos em saúde(UFVJM, 2016) Dias, Marta Luíza; Oliveira, Wellington de; Wong Un, Júlio Alberto; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Wellington de; Soares, Ademilson de Sousa; Valiengo, AmandaO objetivo desta pesquisa foi compreender como a educação popular é abordada e tratada no campo da formação de graduandos na área da saúde. O estudo foi orientado pela seguinte questão: como a educação popular tem sido abordada nas publicações e pesquisas científicas no campo da formação de graduandos da área da saúde? A pesquisa é de natureza qualitativa e foi desenvolvida mediante revisão bibliográfica que buscou refletir sobre: o campo da formação em saúde; a história da educação popular no Brasil após 1950; o processo da Reforma Sanitária Brasileira e de construção do Sistema Único de Saúde (SUS); a interface entre educação popular e pedagogia critica com o campo da saúde. O método de análise e interpretação dos dados coletados foi realizadacom base nos aportes teóricos da própria educação popular e educação crítica. Os dados que compuseram as categorias de análise foram coletados no sistema informatizado de busca Scientific Eletronic Library Online (Scielo), no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e também no livro ―Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência‖, (2011). A partir do tratamento dos dados coletados foram tecidas reflexões, críticas e considerações finais. Os resultados sinalizam que as produções científicas em educação popular e saúde na formação de graduandos da área da saúde são ainda incipientes e estão, em sua maioria, concentradas em experiências de extensão universitária. A pesquisa aponta para a necessidade de maiores reflexões sobre o tema, especialmente sobre seus aspectos pedagógicos, visto que permanece quase intocável essa abordagem.