Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Interdisciplinaridade escolar: investigando concepções e práticas em sala de aula de professores de Biologia, Física e Química
    (UFVJM, 2023) Santos, Danilo Lopes; Janerine, Aline de Souza; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Esta pesquisa busca compreender a percepção de professores de Biologia, Física e Química de uma escola pública em Minas Gerais, acerca do uso de práticas interdisciplinares em seu trabalho docente. Utilizando uma abordagem qualitativa e exploratória, o estudo investigativo é realizado em campo. A Análise Textual Discursiva (ATD) foi escolhida como método de análise de dados. O corpus de análise foi coletado a partir das transcrições das entrevistas semiestruturadas individuais realizadas com os docentes, e cada objetivo específico da pesquisa deu origem a uma categoria de análise pré-estabelecidae. As categorias incluem: (i) concepções de interdisciplinaridade; (ii) práticas interdisciplinares na escola; (iii) desenvolvimento profissional para a interdisciplinaridade e práticas interdisciplinares; (iv) dificuldades e limitações para a interdisciplinaridade e práticas interdisciplinares; e (v) expectativas da interdisciplinaridade escolar. Com base nas teorias de Ivani Fazenda, Hilton Japiassu e Yves Lenoir, entre outros, a pesquisa conclui que a interdisciplinaridade é um conceito complexo para os docentes, existem desafios significativos para a implementação de práticas interdisciplinares na escola, a formação inicial e contínua influencia na segurança para o desenvolvimento dessas práticas, e os docentes possuem várias expectativas em relação à interdisciplinaridade na escola.
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    A docência da Matemática no ensino médio: adaptações nos processos de ensino e de aprendizagem nas escolas estaduais de Diamantina-MG no período do Ensino Remoto Emergencial
    (UFVJM, 2023) Monteiro, Fausto de Oliveira; Braga, Denise da Silva; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    A necessidade constante de adaptação demanda dos profissionais da educação reflexão sobre suas práticas e sobre os sujeitos nelas envolvidos. Um dos desafios postos à educação escolar na atualidade foi a pandemia da COVID-19, a qual tornou necessária a transposição emergencial do ensino presencial para o ensino remoto, dada a necessidade de isolamento social. Diante das reestruturações emergentes nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo investigar a utilização das tecnologias digitais de informação e de comunicação no ensino remoto, mediante a demanda da continuidade dos processos de ensino e aprendizagem, na ótica dos professores do ensino médio da rede pública estadual de Diamantina-MG. Buscou responder à seguinte problemática: como foi a adequação dos docentes para o uso das tecnologias digitais de informação e de comunicação no ensino remoto em substituição ao ensino presencial? Como ocorreu o atendimento às demandas dos processos de ensino e de aprendizagem nas escolas da rede pública estadual de educação básica da cidade de Diamantina, durante a pandemia da COVID-19? Quanto à metodologia, este estudo se classifica como descritivo, de abordagem qualitativa e, além de uma rigorosa pesquisa bibliográfica que constou de legislação e de produções da área da educação, tendo como base a teoria sociointeracionista e o conceito de mediação de Vygotsky. Este estudo utilizou entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados. Para tal, foram entrevistados professores do Ensino Médio da área de Matemática e suas Tecnologias que ministraram aulas durante o Ensino Remoto Emergencial. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados sugerem que os docentes enfrentaram dificuldades em diversos aspectos, sendo os principais referentes ao uso da tecnologia, pois muitos não possuíam habilidades suficientes para manusear as ferramentas digitais e/ou não dispunham de dispositivos, ou mesmo acesso à Internet, assim como os discentes, que não conseguiram manter a rotina de estudos devido às questões socioeconômicas e à familiaridade com a tecnologia como ferramenta de estudo. Com a redução das restrições de isolamento social e o retorno das aulas presenciais, esses docentes enfrentam o desafio relacionado às dificuldades de aprendizagem dos discentes, em virtude das perdas e das desvantagens relacionadas às dificuldades de acesso no período do ensino remoto. Entretanto, os professores afirmaram que conseguiram desenvolver mais habilidades em relação à tecnologia e tentam empregá-la com mais frequência no ensino presencial por meio do uso do laboratório de informática e aplicativos voltados para o ensino da matemática. Observa-se também, nesse contexto, a necessidade de reflexão contínua sobre os impactos do ensino remoto na educação e sobre as adequações e mudanças da escola pós-pandemia.
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    Inclusão digital e aplicações pedagógicas: contribuições para melhoria da qualidade da educação básica – Estudo de Caso de uma experiência nacional
    (UFVJM, 2023) Paiva, Lizânia Vieira de; Oliveira, Leida Calegário de; Silva, Evanildo José da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Leida Calegário de; Silva, Evanildo José da; Reis, Angélica Pataro; Gomes, Marcela Lopes
    A docência é um trabalho complexo que exige atualização constante, o que demanda grande envolvimento pessoal ao longo de toda a vida do professor, o que nem sempre é feito, dada a sobrecarga de trabalho docente. Entretanto, no contexto da pandemia da covid-19, o cenário de ensino sofreu uma mudança abrupta e as salas de aula foram substituídas por salas virtuais. Com isso, a exigência do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação, assim como a criação e/ou melhoria de dispositivos e aplicativos foram imprescindíveis na comunicação entre professor-aluno para que fosse estabelecida a manutenção do processo de ensino-aprendizagem, trazendo também a discussão da aplicabilidade das metodologias ativas. Diante desse cenário, o curso “Inclusão digital e aplicações pedagógicas: contribuições para melhoria da qualidade da educação básica” surgiu com objetivo de capacitar professores da educação básica. Este estudo tem por finalidade compreender o processo de construção e execução do referido curso, ofertado entre o segundo semestre de 2021 e os dois semestres de 2022. A pesquisa tem caráter descritivo e com uma abordagem quanti-qualitativa, por estudo de caso. A partir dos resultados obtidos observamos que o curso alcançou todas as regiões do país e, quanto à categoria profissional e acerca do nível de atuação, o perfil do participante mostra compatibilidade com a proposta do curso. Foi possível perceber também que os concluintes do curso já estavam fazendo uso de diversas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e metodologias aprendidas no curso ou que tinham intenção de fazê-lo em suas salas de aula.
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    Interdisciplinaridade escolar: investigando concepções e práticas em sala de aula de professores de Biologia, Física e Química
    (UFVJM, 2023) Santos, Danilo Lopes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Esta pesquisa busca compreender a percepção de professores de Biologia, Física e Química de uma escola pública em Minas Gerais, acerca do uso de práticas interdisciplinares em seu trabalho docente. Utilizando uma abordagem qualitativa e exploratória, o estudo investigativo é realizado em campo. A Análise Textual Discursiva (ATD) foi escolhida como método de análise de dados. O corpus de análise foi coletado a partir das transcrições das entrevistas semiestruturadas individuais realizadas com os docentes, e cada objetivo específico da pesquisa deu origem a uma categoria de análise pré-estabelecidae. As categorias incluem: (i) concepções de interdisciplinaridade; (ii) práticas interdisciplinares na escola; (iii) desenvolvimento profissional para a interdisciplinaridade e práticas interdisciplinares; (iv) dificuldades e limitações para a interdisciplinaridade e práticas interdisciplinares; e (v) expectativas da interdisciplinaridade escolar. Com base nas teorias de Ivani Fazenda, Hilton Japiassu e Yves Lenoir, entre outros, a pesquisa conclui que a interdisciplinaridade é um conceito complexo para os docentes, existem desafios significativos para a implementação de práticas interdisciplinares na escola, a formação inicial e contínua influencia na segurança para o desenvolvimento dessas práticas, e os docentes possuem várias expectativas em relação à interdisciplinaridade na escola.
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    Formação docente e identidade profissional de professores de ciências naturais e matemática
    (UFVJM, 2020) Ferreira, Adriana Assis; Allain, Luciana Resende; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
    Este Ebook apresenta os trabalhos desenvolvidos na disciplina Formação docente e identidade profissional de professores de Ciências Naturais e Matemática, ofertada pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Minas Gerais. Os trabalhos produzidos na disciplina tiveram como ponto de partida a confecção de um memorial de formação, considerando que a maioria dos estudantes da disciplina são docentes das áreas de Ciências Naturais e Matemática na Educação Básica. Aqueles que não atuam como professores foram convidados a realizar uma entrevista com algum docente destas áreas, buscando elementos referentes à construção da sua trajetória pessoal e acadêmico-profissional. Os memoriais foram objeto de análise a partir de diferentes perspectivas teóricas, quais sejam: professor reflexivo, saberes docentes, identidades performativas e representações sociais. Neste Ebook são apresentados o processo e os produtos destas análises.
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    Avaliação da aprendizagem na visão dos docentes que atuam no curso Técnico de Enfermagem do IFNMG-Campus Araçuaí
    (UFVJM, 2019) Eulálio, Valéria Gonzaga Botelho de Oliveira; Santos, Sandro Vinicius Sales dos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Santos, Sandro Vinicius Sales dos; Neves, Leonardo Santos; Gomes, Elizabeth Moreira
    A presente pesquisa objetivou compreender a visão do docente do curso Técnico de Enfermagem do IFNMG-Campus Araçuaí sobre as funções da avaliação no processo de ensino-aprendizagem do educando. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo descritivo e de caráter qualitativo, que foi desenvolvido durante o primeiro semestre do ano de 2019, além de buscar sustentação teórica em uma base de aportes constituída de referências bibliográficas e documentais do campo educacional que subsidiou as análises do corpus da dissertação. Fora realizado um Grupo de Discussão com enfermeiros(as) que compõem o quadro de docentes do IFNMG, Campus Araçuaí. Utilizou-se de um roteiro de questões norteadoras para coleta de dados, que ocorreu no Museu de Araçuaí, Minas Gerais, no mês de maio de 2019. O grupo de discussão foi filmado com uma câmera digital e transcrito na íntegra. Por meio deste estudo foi possível evidenciar que a influência da família, de professores e de amigos que atuavam no campo da educação, contribuiu positivamente na escolha da docência por estes(as) enfermeiros(as). Os educandos do curso Técnico de Enfermagem do Instituto Federal do Norte de Minas Campus Araçuaí, são estudantes com diferentes idades e culturas. Os(as) enfermeiros(as) afirmam que não tiveram formações sobre o processo de avaliação quando se inseriram na docência. Relatam que aprenderam a avaliar os estudantes na prática, mesmo devido a grande parte de os professores do curso técnico ser bacharéis e, portanto, não vivenciar disciplinas sobre docência no âmbito da formação inicial. Desse modo, é possível afirmar que na trajetória percorrida na área da docência os(as) enfermeiros(as) docentes se vêm diante do desafio que a avaliação da aprendizagem dos estudantes do Instituto Federal lhes impõe. Ao pensar em educação e sua relação com o processo de trabalho, observa-se a relevância a respeito da efervescência de novas práticas de saúde e do cuidar no mundo profissional de enfermagem, que marcam os tempos atuais, permitindo visualizar o efeito de transição entre o ensino e a prática.
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    A educação matemática nos cursos técnicos concomitantes e subsequentes do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG – Campus Montes Claros
    (UFVJM, 2019) Soares, Maria das Dores de Freitas; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Ramalho, Mara Lúcia; Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e
    Considerando a importância da Educação Profissional e Tecnológica na perspectiva da formação do cidadão trabalhador, objetivamos, por meio desta pesquisa, investigar elementos que possam estar relacionados ao desempenho na Educação Matemática dos alunos dos cursos técnicos, modalidades concomitante e subsequente, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG – Campus Montes Claros. Como objetivos específicos, buscamos analisar dados deste instituto, no Campus Montes Claros, sobre o desempenho dos alunos dos cursos concomitantes e subsequentes na disciplina de matemática; identificar as práticas pedagógicas realizadas no campo da matemática e, ainda, fornecer elementos para as práticas a serem adotadas na Educação Matemática nos cursos técnicos concomitantes e subsequentes do IFNMG – Campus Montes Claros. Para tanto, investigamos diversos aspectos da realidade dos sujeitos envolvidos, contemplando o percurso escolar dos discentes e as experiências vivenciadas por eles e pelos docentes dos cursos técnicos. O arcabouço teórico é fundamentado em autores que pesquisam sobre a formação docente, como Arroyo (2000), Fiorentini e Nacarato (2005), Libâneo (2011), Nóvoa (1995) e Tardif, (2014); D‟Ambrosio (1999; 2002; 2006), Fiorentini (2012) e Jaramillo (2003), sobre a Educação Matemática; Araújo e Frigotto (2015), Brandão (1981), Frigotto (2012), Rehen (2009) e Saviani (2007), sobre a Educação Profissional; dentre outros. Os documentos oficiais da Educação, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (2012), também foram fontes importantes de pesquisa. A produção do material empírico desta pesquisa é exploratória descritiva com abordagem qualitativa, e foi realizada por meio de análise documental e de entrevista semiestruturada – escrita e oral (gravada em áudio) – envolvendo discentes e docentes de dois cursos técnicos, nas modalidades concomitante e subsequente: Técnico em Eletrotécnica, e Técnico em Segurança do Trabalho. A partir do referencial teórico e da análise dos resultados obtidos, concluímos que este trabalho contribuirá para futuras reflexões sobre a Educação Matemática, fornecendo elementos para o desenvolvimento de novas pesquisas sobre as práticas pedagógicas, avaliação e currículo, que possam ser aplicados nos cursos técnicos, modalidades concomitante e subsequente, do IFNMG – Campus Montes Claros.
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    Práticas de ensino em geometria plana
    (UFVJM, 2017) Pereira, Lucas Rodrigues; Silva, Jaqueline Maria da; Jardim, Deborah Faragó; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Brito, Alexandre Faissal; Dantas, Sérgio Carrazedo; Jardim, Deborah Faragó; Silva, Jaqueline Maria da
    O trabalho que envolve esta dissertação foi desenvolvido tendo como base os princípios da Engenharia Didática, com o objetivo principal de propor metodologias de ensino para a disciplina de Geometria Euclidiana Plana do curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, com o auxílio do software de geometria dinâmica GeoGebra. Além disso, busca-se detectar as principais dificuldades no ensino e aprendizagem de Geometria Plana e propor metodologias que melhorem o aprendizado dos conceitos de Geometria Plana no ensino superior. Para tanto, como estratégia de pesquisa, foram aplicadas quatro intervenções didáticas com os estudantes da disciplina, referentes aos tópicos Tratamento Axiomático da Geometria Plana, Quadriláteros Notáveis, Área de figuras planas e Ângulos na circunferência, com a finalidade de propiciar aos estudantes conhecimentos necessários para trabalhar com a geometria dinâmica interativa, sempre interligando-os aos conhecimentos empíricos e formais da disciplina, preparando-os para a prática docente deste conteúdo específico. Após análise detalhada e criteriosa dos resultados obtidos, pode-se observar um notório avanço dos estudantes no que se refere ao entendimento dos conceitos fundamentais matemáticos dos tópicos abordados.
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    Criação e adaptação de jogos para GeoGebra
    (UFVJM, 2017) Pinheiro, Paulo Geovane Ramalho; Brito, Alexandre Faissal; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Jardim, Deborah Faragó; Santos, Marcio Macedo; Canôas, Silvia Swain; Brito, Alexandre Faissal
    Nesta dissertação, desenvolveu-se um trabalho com jogos virtuais, utilizando parcialmente a Engenharia Didática, por se tratar de uma metodologia de pesquisa que valoriza o ambiente onde ocorre o processo de ensino-aprendizagem. O principal objetivo foi agregar uma nova ferramenta de trabalho no ensino de Matemática, pois propõe-se ao professor do ensino médio adpatar ou criar jogos eletrônicos, com o uso do programa GeoGebra, para uma maior participação dos discentes na busca pelo protagonismo de seu aprendizado. O foco dos jogos aqui trabalhados foi: Plano Cartesiano, Operações com números inteiros, Gráfico de função quadrática e Sólidos geométricos. Esses conteúdos encontram-se na Matriz de referência de Matemática do estado de MG e para prática dos mesmos, foram realizadas intervenções didáticas em laboratório computacional da Escola Estadual Chaves Ribeiro, localizada no município de Itaobim, onde os estudantes competiram entre si na execução de jogos virtuais. Ademais, para análise deste trabalho, empregou-se questionários cujos resultados serviram para confrontar o conhecimento prévio e o conhecimento dos estudantes adquirido após o uso dos jogos. Após a análise dos resultados obtidos, pode-se constatar que a prática de jogos virtuais pôde colaborar na melhora do processo de ensino-aprendizagem, como também dinamizou o ambiente de ensino, tornando as aulas mais atraentes.
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    Formação de professores de língua inglesa: parâmetros que norteiam o ensino aprendizagem da pronúncia
    (UFVJM, 2017) Santos, Roberta Silva; Bodolay, Adriana Nascimento; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Bodolay, Adriana Nascimento; Santos, Sandro Vinicius Sales dos; Fonseca, Hejaine de Oliveira
    O presente estudo consiste em identificar em que condições são trabalhados os aspectos fonéticos-fonológicos da língua inglesa durante o processo de formação docente do curso de Letras Português Inglês da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Dentre esses aspectos, lança-se um olhar para os preceitos discutidos no Núcleo de Língua Franca, bem como à orientação para o uso dos símbolos fonéticos e da articulação dos sons. Almeida Filho (2004) afirma que, para o docente de língua estrangeira, há cinco competências necessárias, a serem adquiridas durante a formação; dentre elas, o autor destaca as competências linguísticocomunicativa e a implícita. Esta pesquisa entende que, além dessas, a competência teórica também merece destaque, uma vez que ela é responsável por unir e articular a teoria com a prática. Nesse sentido, considerando a atual posição do inglês como língua internacional e a necessidade de se obter uma pronúncia inteligível, o estudo teórico dos aspectos fonéticos e fonológicos do inglês, segundo Mussalim (2001), são essenciais para reconhecer a estrutura da língua e entender o funcionamento do sistema fonológico no processo de ensino-aprendizagem da linguagem. Em função dessa vertente comunicativista, rompe-se com o parâmetro de buscar uma pronúncia igual à de um nativo e desenvolve-se a perspectiva da comunicação inteligível. Assim, o referencial teórico desta dissertação apresenta autores como Kenworthy (1987), Jenkins (2000), Rajagopalan (2004), Seidlhofer (2005), bem como Leffa (2001), Almeida Filho (2004), Gimenez (2004), dentre outros, que valorizam as premissas da inteligibilidade e o reflexo de seus princípios na formação docente. Para responder à pergunta desta pesquisa, a construção da abordagem metodológica envolveu o uso da observação, análise do projeto político pedagógico do curso de Letras da universidade investigada e a aplicação de questionário misto. Após levantamento dos dados, realizaram-se análises qualitativa e quantitativa. Com o resultado, foi possível inferir que as abordagens em relação ao sistema fonológico do inglês encontram-se superficialmente presentes no curso de Letras Português Inglês da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Por isso, espera-se que os resultados deste estudo possam colaborar para intensificar o direcionamento em relação à inteligibilidade na pronúncia do inglês, tendo, como alternativa, por exemplo, o Núcleo de Língua Franca, proposto por Jenkins (2000).