Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Interação fármaco-nutriente em idosos: uma revisão
    (UFVJM, 2023) Santos, Tatiele Pereira dos; Pires, Ivy Scorzi Cazelli; Gomes, Arthur Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    As interações fármaco-nutriente são frequentemente vistas em idosos devido à alta prevalência no uso de polifarmácia por estes indivíduos. De forma agravante, o impacto destas interações em idosos pode levar a um grande índice de morbidade, hospitalizações e mortalidade. Sabe-se que as interações fármaco-nutriente podem aumentar ou diminuir a eficácia de medicamentos e contribuir para efeitos adversos. Nessa revisão da literatura foi feito um levantamento dos tópicos mais pertinentes dentro dessa temática, abordando os principais conceitos a serem levados em consideração nas principais interações fármaco-nutriente em pacientes idosos. Durante o trabalho ficou evidenciado que as interações podem envolver propriedades farmacocinéticas e farmacodinâmicas de medicamentos, resultando na amplificação ou redução, tanto no efeito do medicamento, como na absorção do nutriente. Um outro fator importante está relacionado ao horário de tomar a medicação em função das refeições diárias. Um conhecimento prévio sobre possíveis interações deve estar bem estabelecido entre profissionais e pacientes, de forma a reduzir eventuais problemas com relação aos horários das medicações e das refeições. Em pacientes hospitalizados que estão sob regime de alimentação via enteral, alguns cuidados devem ser tomados, visto que a via de administração dos fármacos e da alimentação é a mesma. Ademais, a busca realizada na literatura indicou classes de medicamentos que se deve ter mais cuidado para possíveis interações fármaco-nutriente, sendo elas: antibióticos, antidiabéticos, anti-hipertensivos, anticoagulantes e anticonvulsivantes. Os profissionais de saúde devem utilizar métodos multidisciplinares e uma abordagem coordenada para beneficiar pacientes na prevenção de interações fármaco-nutriente.
  • Thumbnail Image
    Item
    Elaboração de barra de cereal com a utilização de casca de jabuticaba e colágeno hidrolisado
    (UFVJM, 2020) Rodrigues, Renata Cristina; Pinto, Nísia Andrade Villela Dessimoni; Molina, Franciele Maria Pelissari; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pinto, Nísia Andrade Villela Dessimoni; Schmiele, Márcio; Rocha, Larissa de Oliveira Ferreira
    A indústria alimentícia é a que mais lança produtos diferenciados no mercado, oferecendo aos consumidores uma ampla variedade de alimentos. Então, começou a investir em pesquisas voltadas ao desenvolvimento de novas formulações de barras de cereais que atendessem às demandas do mercado. Dessa forma, uma infinidade de alimentos com funcionalidade tecnológica e econômica podem ser considerados para a elaboração de barras de cereais, como exemplo os produtos formulados à partir de ingredientes bioativos como a casca de jabuticaba, a aveia com alto teor de fibra solúvel, os flocos de arroz rico em carboidratos, o colágeno hidrolisado que contém aminoácidos essenciais e o xarope de glicose que serve como ligante. Produtos como casca jabuticaba, aveia e o colágeno hidrolisado demonstraram ter efeitos positivos na proteção de doenças, além de fornecerem alto valor nutricional a dieta. Com base nisso, o objetivo geral do estudo foi investigar o efeito da substituição de casca de jabuticaba e colágeno hidrolisado na elaboração de barras de cereais e determinar a melhor formulação, através da otimização, assim como analisá-las sensorialmente quanto à aceitação e preferência. Os resultados demonstraram que houve eficácia da metodologia empregada na otimização das condições de formulação para elaboração das barras de cereais, e boa aceitação na analise sensorial verificando que a formulação com casca de jabuticaba foi a que apresentou melhor aceitação e preferência por parte dos consumidores, com elevada intenção de compra, com tendência promissora a comercialização.