Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Carreadores lipídicos nanoestruturados como agentes potenciais para veiculação de óleo de cártamo
    (UFVJM, 2019) Almeida, Osmar Patricio; Carneiro, Guilherme; Suzart, Carlos Alberto Gois; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Carneiro, Guilherme; Silveira, João Vinícios Wirbitzki da; Amaral, Tatiana Nunes
    O óleo de cártamo (SO) é obtido a partir da prensagem a frio das sementes de Carthamus tinctorius. Em sua composição, estão presentes ácidos graxos essenciais, principalmente o ácido linoleico (ϖ-6) e oleico (ϖ-9), além de polifenóis, tocoferóis e outros bioativos. O SO apresenta potencial como antidiabético, termogênico, cardioprotetor, atividade citotóxica em algumas células tumorais, ação anti-inflamatória e antioxidante. A baixa solubilidade aquosa e a elevada possibilidade de degradação oxidativa constituem situações indesejadas para aplicação alimentar, que podem ser contornadas por meio da incorporação do óleo em nanopartículas lipídicas. Diante disso, o objetivo deste estudo foi desenvolver carreadores lipídicos nanoestruturados (CLN) contendo SO, determinar suas características e avaliar a capacidade de proteção da ação antioxidante do SO por meio da sua encapsulação. As nanopartículas foram produzidas pelo método de homogeneização a quente seguido por sonicação em sonda de ultrassom. A formulação otimizada (CLN-SO) apresentou morfologia esférica, tamanho de 222,0 ± 2,0 nm e potencial zeta de -43,0 ± 3,5 mV. O teor de óleo superficial e a eficiência de encapsulação foram respectivamente 24,1 ± 3,0 e 49,0 ± 2,8 %, sendo a encapsulação corroborada por estudos de espectroscopia no infravermelho, difração de raios-X, calorimetria exploratória diferencial e termogravimetria. Os estudos de análise térmica também demonstraram elevada termoestabilidade (até 228 °C) e a obtenção de um produto de características físico-químicas próprias. A formulação apresentou estabilidade por até 90 dias em dispersão aquosa, conforme os parâmetros avaliados. O CLN-SO liofilizado apresentou baixo teor de umidade e atividade de água (0,0066 ± 0,0032 % e 0,55 ± 0,03, respectivamente), valores considerados de baixo potencial para contaminação microbiológica e reações de degradação. O SO apresentou considerável atividade antioxidante frente à inibição dos radicais DPPH (EC50 = 4,4 mg/mL e 74,86 mg equivalentes de BHT/g de óleo). Na concentração de 25 mg/mL foi observada redução de quase três vezes na atividade antioxidante do SO após a encapsulação, indicando proteção dos compostos que exercem esta atividade. Estes resultados sugerem, portanto, que a formulação desenvolvida apresenta características adequadas para a administração oral, sendo assim uma alternativa promissora para suplementação alimentar.