Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Estudo da alimentação de famílias da comunidade Mata dos Crioulos, Diamantina - MG
    (UFVJM, 2023) Sobrinho, Daniele Taís Silva; Fávero, Claudenir; Murta, Nadja Maria Gomes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    O estudo desenvolvido é do tipo transversal, de cunho qualitativo, com amostra intencional. O objetivo geral do estudo foi identificar e analisar o acesso, os tipos e o consumo dos alimentos por famílias da comunidade tradicional quilombola e apanhadora de flores sempre-vivas Mata dos Crioulos no município de Diamantina – MG. A coleta de informações foi realizada em duas etapas: a) apresentação da proposta de estudos; b) realização da entrevista semiestruturada com integrantes de três famílias da comunidade dispostos em contribuir com a pesquisa. A pesquisa tem como finalidade contribuir para a discussão e o entendimento das práticas alimentares a partir do contexto de vivência das famílias da Comunidade. Os resultados demonstram que a partir do modo de vida dos comunitários, a alimentação é diversificada e vinculada aos produtos da sociobiodiversidade. As práticas alimentares observadas vão desde a coleta de plantas nativas, cultivos agrícolas e criação de animais até a preparação dos alimentos para o consumo. A diversificação de alimentos, bem como das formas de obtenção, integra três espaços do sistema alimentar: o espaço do domínio da família, o espaço do domínio comunitário e o espaço da compra e troca. Os alimentos consumidos antes das refeições principais variam de acordo com a disponibilidade nas hortas e quintais, enquanto nas refeições o arroz e feijão estão sempre presentes. A forma de conservação dos alimentos por meio do uso de gordura animal ou mediante o processo de desidratação parcial do alimento se faz presente. A reunião de membros da família como também de visitantes é realizada especialmente durante o horário do almoço, sendo que as visitas têm preferência para se servirem à beira do fogão à lenha. A troca e/ou compra de alimentos ocorrem em situações de indisponibilidade de produtos nos espaços de domínio da família e comunitário. Foram registrados a ocorrência de conflitos na comunidade relacionados com o domínio territorial. Com o decorrer do tempo os hábitos alimentares mudaram de acordo com as mudanças provocadas pelas interferências externas, principalmente, em decorrência dos conflitos pelo domínio territorial.
  • Thumbnail Image
    Item
    Práticas alimentares nas Minas Gerais: uma análise a partir das narrativas de Saint-Hilaire (1816-1822)
    (UFVJM, 2023) Leão, Letícia Pereira; Murta, Nadja Maria Gomes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Murta, Nadja Maria Gomes; Lage, Ana Cristina Pereira; Carvalho, Marivaldo Aparecido de; Paes, Silvia Regina
    A presente pesquisa analisa as práticas alimentares nas Minas Gerais, utilizando como fonte de estudo os relatos de Saint-Hilaire, produzidos entre os anos de 1816 e 1822. Embora fosse um homem das ciências naturais, suas observações no Brasil não se limitaram à botânica, as quais se estenderam para os diversos aspectos da vida em sociedade, incluindo as práticas alimentares da população. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo analisar as práticas alimentares na província de Minas Gerais a partir dos relatos construídos por Saint-Hilaire nos trajetos percorridos por ele. A pesquisa realizada teve uma abordagem qualitativa, com os dados analisados à luz da metodologia da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. A partir disso, foram desenvolvidas cinco categorias de análise as quais abordaram aspectos referentes a produção, comércio, qualidade, bem como as características das preparações e o modo de consumo dos alimentos. As obras que nortearam o estudo foram: Viagem pelo Distrito dos Diamantes e Litoral do Brasil, Viagem pelas províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais e a Segunda Viagem do Rio de Janeiro a Minas Gerais e a São Paulo (1822). Como fonte complementar para análise das frutas nativas descritas por ele, utilizou-se a obra Plantas Usuais dos Brasileiros. Para informações sobre o período, ainda foram buscadas publicações referentes a estadia de Saint-Hilaire no Brasil, bem como fontes bibliográficas acerca da história e alimentação nas Minas Gerais entre os séculos XVIII e XIX. Para tratar dos aspectos relativos à qualidade dos alimentos foram utilizados os tratados médicos do século XIX e as publicações referentes à história da ciência e nutrição. No decorrer de sua passagem por Minas, Saint-Hilaire descreveu a forma curiosa como esses povos se alimentavam e apontou o milho, o feijão, a galinha, a couve e o toucinho como os alimentos mais comuns na província.