Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    A implementação da Lei 10.639/03 em uma escola estadual de Montes Claros/MG
    (UFVJM, 2016) Silva, Laio Marques; Ribeiro, Vândiner; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ribeiro, Vândiner; Laje, Ana Cristina Pereira; Neves, Leonardo dos Santos; Viera, Flávio César Freitas
    Trata-sede uma pesquisa que analisa a Lei 10.639/03 a qual torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-brasileira nas escolas brasileiras. A pesquisa teve como objetivo principal buscar identificar o conhecimento e as ações que foram executadas para a implementação da Lei federal 10.639/03 em uma escola estadual no Município de Montes Claros. Foi feita uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo estudo de caso, com entrevista semiestruturada. Além disso, analisaram-se documentos da escola, tais como: o Projeto Político Pedagógico, o Programa de Intervenção Pedagógica e o termo de visita do inspetor da Superintendência de Ensino de Montes Claros. Conclui-se, entre outras coisas, que, apesar dos documentos da escola sinalizarem para uma preocupação com a implementação da Lei 10.639/03, sua efetiva implementação ainda não é uma realidade na unidade de ensino pesquisada.Contudo, apesar da importância dessa legislação, especialmente em função do papel da escola na construção de uma sociedade mais justa e humana. Por fim, os dados dessa pesquisa indicam que a formação para as questões étnico-raciais na escola, ainda não surtiu o resultado esperado que atendesse aos propósitos de implementação da Lei na escola pesquisada de ensino fundamental e médio.