Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Análise dos indicadores epidemiológicos e operacionais da Leishmaniose Tegumentar em Teófilo Otoni - MG
    (UFVJM, 2023) Rodrigues, Maryana Prates; Miranda, João Luiz de; Pascoal, Vanessa Peruhype Magalhães; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Miranda, João Luiz de; Gonçalves, Renata Patrícia Fonseca; Monteiro, Erika Michalsky
    Essa dissertação é composta por uma introdução e por um artigo original, que buscou realizar a análise dos indicadores epidemiológicos e operacionais da Leishmaniose Tegumentar (LT) em Teófilo Otoni - MG. O objetivo do trabalho foi trazer à luz discussões acerca do agravo, seu perfil epidemiológico e os resultados dos indicadores, fomentando a ideia da importância das ações de educação em saúde para impactar positivamente na realidade local. Ademais, apresenta o padlet de LT, elaborado como produto que trabalha a integração ensino-serviço. No percurso metodológico do estudo, a abordagem foi de uma pesquisa observacional, transversal e retrospectiva, que utilizou dados de notificações de pacientes residentes no município de Teofilo Otoni, registradas de 2016 a 2021 no Sistema de Informação de Agravos de Notificação compulsória (SINAN). Para tanto, foram realizados os cálculos dos indicadores conforme memórias de cálculo e teste de associação para entender as diferenças entre os triênios, que se mostraram significativas (p < 0,05) nas variáveis que diziam respeito à realização de exames laboratoriais de confirmação diagnóstica. Assim, afere-se que os objetivos propostos foram alcançados e que os produtos são especialmente úteis para as práticas do trabalho do programa de controle da leishmaniose. Espera-se que fomentem estratégias efetivas de enfrentamento da doença no território.
  • Thumbnail Image
    Item
    Avaliação da qualidade dos dados, oportunidade e representatividade do Sistema de Vigilância da COVID-19 na Macrorregião de Saúde Jequitinhonha, Minas Gerais, 2020.
    (UFVJM, 2021) Batista, Francinne Laureth; Miranda, João Luiz de; Oliveira, Dhelfeson Willya Douglas de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Miranda, João Luiz de; Lucas, Thabata Coaglio; Mandacarú, Polyana Maria Pimenta
    Objetivo: avaliar os atributos qualidade dos dados, oportunidade e representatividade do Sistema de Vigilância da COVID-19, na Macrorregião de Saúde Jequitinhonha/MG, no ano de 2020. Métodos: estudo quantitativo, analítico e transversal a partir da análise dos dados de dois sistemas de informações utilizados na vigilância da COVID-19 conforme os atributos selecionados da metodologia do Centers for Disease Control and Prevention (Atlanta/GA, Estados Unidos da América). Resultados: em 2020, foram notificados 36.860 casos suspeitos de COVID-19. Dos casos notificados, 1.272 (3,4%) foram casos graves ou óbitos. Qualidade dos dados: No e-SUS Notifica, 38,38% das notificações eram inconsistentes e 4,67% eram registros duplicados; e as variáveis de encerramento Evolução do caso e Classificação final estavam sem preenchimento em aproximadamente 40% dos casos. No SIVEP-Gripe, o grau de qualidade de notificações inconsistentes e duplicadas foi excelente e as variáveis de encerramento apresentaram incompletude de 14% e 18%. Oportunidade: A oportunidade foi excelente e cumpriu com 82% dos casos notificados em até 7 dias e aproximadamente 96% dos casos digitados em até 30 dias. Representatividade: O sistema foi capaz de descrever a distribuição dos casos sintomáticos no tempo, pessoa e lugar. Conclusão: conclui-se que o Sistema de Vigilância da COVID-19 na Macrorregião demonstrou-se oportuno e representativo. Necessita de melhorias na validade e consistência dos dados registrados de SG e na completitude de variáveis de encerramento da investigação de SG e SRAG.