Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.
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Item Educação financeira crítica no ensino médio: organizando uma cartilha para as escolas do município de Pinheiros, ES(UFVJM, 2020) Pereira, Nilson; Canôas, Silvia Swain; Campos, André Bernardo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Este trabalho faz parte de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Matemática PROFMAT, com a temática Educação Financeira Crítica, a partir de um projeto de extensão na Escola Estadual de Ensino Médio “Nossa Senhora de Lourdes” em Pinheiros, Espirito Santo. Participaram desta pesquisa um grupo de 35 alunos, da 3ª série do ensino médio, com idades variando de 16 a 21 anos. O objetivo foi educar financeiramente os estudantes do ensino médio e seus grupos familiares com o foco no planejamento para o consumo, visando o empoderamento de todos. Assim sendo, o cerne desta dissertação é contribuir para a Educação Financeira das famílias de média e baixa renda do município de Pinheiros-ES a partir de discursos feitos primeiramente nas escolas com os estudantes e, consequentemente nos seus grupos familiares, buscando incutir uma nova consciência com relação ao planejamento familiar, o consumo consciente e a forma de tratar o dinheiro, enfim, oferecer um suporte para que estes reflitam a respeito de uma vida financeira equilibrada.A pesquisa ocorreu durante os anos de 2018 e 2019 sendo norteada nas ideias da Educação Matemática Crítica de Ole Skovsmose, o que foi fundamental para a execução desta pesquisa qualitativa. Durante três encontros, houve debate e questionário socioeconômico, a priori, experimentação a partir de situações-problemas propostas e análise dos resultados, a posteriori, os estudantes participaram de duas aulas geminadas com duração de 50 minutos cada, e na oportunidade, foram discutidos assuntos que abordavam desde a história do dinheiro até o uso de cheques e cartões de crédito; além de empréstimos, financiamentos, poupança, impostos orçamentos e consumo familiar. Como o interesse era que os estudantes colaboradores desta pesquisa passassem a refletir, junto com seus grupos familiares, sobre a gerencia dos recursos financeiros, bem como, basearem suas decisões e ações pelo que pensam, em detrimento do que o mercado financeiro consumista determina. A questão norteadora da pesquisa foi a seguinte: Como educar financeiramente estudantes da educação básica, para que eles entendam e participem criticamente de suas próprias decisões financeiras, fomentando a participação ativa deles no entendimento e na transformação dos contextos familiares? A partir daí se buscou se situar nas leituras e nos significados produzidos pelos estudantes colaboradores, a partir de situações-problemas de educação financeira que foram criadas para verificar as principais dificuldades relacionadas à educação financeira e focar no planejamento e consumo familiar. A pesquisa ainda detectou uma considerável necessidade de se implementar ações junto à comunidade escolar, na perspectiva de naturalizar o acesso a essas informações e contribuir para a formação de cidadãos, de forma a corroborar que os mesmos sejam financeira e criticamente educados. E para que isso se consolidasse como produto final deste trabalho, construiu-se uma cartilha sobre Educação Financeira, que foi apreciada pela Secretaria Municipal de Educação para posterior apresentação e utilização nas escolas do município de Pinheiros-ES. O objetivo da construção da cartilha foi o de desenvolver uma mentalidade correta e saudável em relação ao usufruto do dinheiro, bem como, nas tomadas de decisão frente às situações apresentadas ao indivíduo consumidor na sua vida diária. É importante ressaltar que a Educação Financeira não é contra o consumo, pois ele é fundamental para se equilibrar a economia de maneira geral, mas ela nos mostra caminhos para consumirmos com responsabilidade, evitando problemas financeiros futuros, e que podem vir a refletir na vida pessoal e profissional. Espera-se com esse produto educacional, que os estudantes e seus grupos familiares possam ser capazes de se autogerir financeiramente e ter a competência de se orientarem e multiplicar o conhecimento adquirido, o que propiciará, sobretudo, o aprendizado escolar e o aprendizado para a vida.Item A organização dos conteúdos da Educação Física na escola: o que nos dizem os professores do ensino médio?(UFVJM, 2020) Santos, Gilmara Gonçalves; Niquini, Cláudia Mara; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Niquini, Cláudia Mara; Fátima, Cíntia Regina de; Pimenta, Gregório Hernández; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de LimaO presente estudo configura-se como uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, que buscou compreender como os professores de Educação Física (EF) do Ensino Médio (EM) da cidade de Araçuaí-MG planejam e organizam os conteúdos de suas aulas. A partir do objetivo geral, pretendeu-se: identificar quais as finalidades da EF, enquanto componente curricular, na perspectiva dos professores do EM; analisar as concepções dos professores sobre os documentos norteadores para o ensino de EF e compreender em que medida os documentos norteadores da EF, dentre eles os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS), o Conteúdo Básico Comum-MG (CBC-MG) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orientam o planejamento dos professores e suas práticas pedagógicas. Para tanto, a investigação foi realizada com os professores de EF de cinco escolas, da rede pública, localizadas na cidade de Araçuaí-MG. O estudo contou com a participação de seis docentes, uma vez que dois professores, previstos inicialmente, encontravam-se em licença saúde no período em que os dados foram coletados, sendo, então, excluídos da pesquisa. Como instrumento de coleta de dados, optou-se pela entrevista semiestruturada e análise do planejamento de ensino anual dos sujeitos pesquisados. Em relação ao tratamento dos dados, recorreu-se à técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin. Como resultados da pesquisa, foi possível identificar que os professores entrevistados relacionam a finalidade da EF à promoção de saúde e à formação crítica. Observou-se que há uma ênfase no ensino do esporte em detrimento a outros conteúdos da cultura corporal de movimento, sendo que apenas dois docentes mencionam desenvolver esse conteúdo na vertente de transformação pedagógica. A maioria dos professores aponta o CBC-MG como referência para a elaboração do planejamento e organização dos conteúdos das aulas e consideram a proposta importante para a prática pedagógica. Em relação aos PCNS e à BNCC, os professores relatam conhecer superficialmente esses documentos. Entende-se que, devido à escassez de pesquisas que tratam sobre a sistematização dos conteúdos da EF, os documentos norteadores apresentam, para o professor crítico, orientações para o planejamento e organização dos conteúdos. No entanto, é necessário um debate mais amplo nos processos de construção dos documentos norteadores, de forma a promover a participação dos docentes que atuam na realidade da escola. Assim, espera-se que esta pesquisa possa contribuir para reflexões da EF no EM e incentivar outras produções nessa importante etapa de formação básica.Item Os efeitos do ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na realidade das escolas de Teófilo Otoni nas perspectivas dos atores envolvidos(UFVJM, 2016) Rosa, Jose Gaspar; Souza, Marcio Coutinho de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Barros, Geórgia Fernandes; Almeida, Ivana Carneiro; Souza, Marcio Coutinho deO presente trabalho tem como finalidade analisar os efeitos do ranking do Enem na prática pedagógica e no currículo escolar do ensino médio nas escolas públicas estaduais do município de Teófilo Otoni, no estado de Minas Gerais a partir da percepção dos atores envolvidos (docentes e gestores) no ano 2016. Como objetivos específicos foram analisadas as políticas educacionais na contemporaneidade; as diretrizes do ensino médio e o papel do Enem no cumprimento dessas diretrizes. Foram também identificados os efeitos do Enem na realidade do ensino médio das escolas a partir da percepção dos docentes e gestores das escolas públicas de Teófilo Otoni, a partir da criação desse exame. Para atender aos objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica a partir dos estudos divulgados sobre o tema, análise documental da legislação pertinente e das principais orientações emanadas do Ministério da Educação acerca desse exame e pesquisa de campo nas escolas do município. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro gestores e aplicados vinte e três questionários para os docentes das escolas: Coqueiros, Urucuia, Santana e São Jorge. Os dados revelaram que o ranqueamento das escolas está provocando uma alteração das práticas escolares com vistas a se situarem em posição melhor na divulgação do próximo ranqueamento. Mostraram, também, a existência de competição entre escolas e o estreitamento curricular, uma vez que as ações de sala de aula são planejadas com ênfase em projetos de revisão de conteúdos com o objetivo de preparar o estudante apenas para se sair bem na prova. Revelaram, igualmente, que as escolas vêm criando um currículo informal voltado especialmente para preparar os estudantes para obterem bons resultados no Enem deixando de lado o objetivo principal do currículo que é a formação humana e a qualidade do ensino. Isso porque os resultados desse exame têm provocado alterações na rotina das escolas por meio da adequação do currículo e das práticas pedagógicas atreladas a esses resultados.