Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Conhecimento dos discentes sobre a Atenção Primária à Saúde
    (UFVJM, 2019) Ferreira, Karlyone Elizarda Martins de Souza; Guedes, Helisamara Mota; Ribeiro, Bruno Henrique; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Guedes, Helisamara Mota; Ribeiro, Bruno Henrique; Galvão, Endi Lanza; Silva, George Sobrinho
    A Atenção Primária à Saúde (APS) tem sido cada vez mais reconhecida como prioridade e a academia, um potencial transformador na produção do conhecimento para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). O presente estudo teve o objetivo de identificar o conhecimento dos discentes sobre a APS, efetuado em duas etapas: elaboração e validação de um instrumento de coleta de dados e posterior aplicação deste questionário aos alunos do último ano dos cursos de graduação em saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Trata-se de um estudo metodológico. Para a validação do questionário intitulado “Conhecimento sobre a Atenção Primária à Saúde para discentes” foram executadas as fases de validação de conteúdo por juízes, adequação do instrumento e estudo piloto. A adequação dos itens ao questionário foi realizada utilizando-se critérios quantitativos, através do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), e critérios qualitativos. Considerou-se como índice de concordância entre os juízes valores acima de 80,0%. Após reformulações, o questionário foi estabelecido contendo 39 itens específicos sobre a APS, adequados aos alunos de graduação da área da saúde. A amostra mínima foi calculada em 136 alunos, estratificada por curso. Houve a participação de 150 graduandos na área da saúde (Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Odontologia e Educação Física) na UFVJM, em Diamantina, Minas Gerais. Para comparar o conhecimento dos estudantes entre os diferentes cursos de graduação da área da saúde, realizou-se o teste Qui-quadrado com nível de significância de p<0,05. Para avaliação do comportamento das respostas dos estudantes para cada item do questionário, foi utilizada a modelagem de Teoria de Resposta ao Item, com cálculo do parâmetro de discriminação (a) e do nível de dificuldade (b) de cada item. Estudo aprovado pelo CEP/UFVJM, sob o parecer nº 2.672.823. A média de idade foi de 24,5 anos, com variação entre 20 a 41 anos. A maior parte dos estudantes incluídos foi do sexo feminino (70,7%), sendo que 87 (58%) acadêmicos se declararam da raça parda, 35 (23,3%) brancos e 28 (18,7%) negros. O resultado encontrado sugere pouco conhecimento dos acadêmicos quanto à Política Nacional de Atenção Básica e os processos de trabalho inerentes à APS, mas principalmente falta de domínio em relação ao e-SUS e ao financiamento. Espera-se que fragilidades e potencialidades no ensino sobre a APS sejam identificadas, contribuindo para a formação dos futuros profissionais a fim de que estes tenham uma atuação pró-ativa, crítica, reflexiva e humanista, enfrentando os desafios que se apresentam na rotina de trabalho e fortalecendo a porta de entrada do SUS.
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    Perfil de estudantes de Enfermagem e suas percepções sobre o uso de metodologias ativas em seu processo formativo
    (UFVJM, 2019) Colares, Karla Taísa Pereira; Oliveira, Wellington de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Wellington de; Miranda, João Luiz de; Cambraia, Rosana Passos
    Diante das transformações na sociedade contemporânea, especialmente, no que tange a evolução tecnológica e ao volume crescente de informações, as discussões acerca dos processos de ensino e aprendizagem na formação dos profissionais de saúde, têm sido ampliadas. Em um cenário, em que o perfil do estudante e a realidade educacional mudaram, há novas expectativas de desempenho para estes profissionais. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos da saúde apontam para a necessidade de um ensino crítico-reflexivo e implementação de estratégias metodológicas que estimulem o estudante a refletir sobre a realidade social e aprenda a aprender. Neste contexto, vários estudos têm discutido sobre o uso das metodologias ativas no âmbito da formação profissional em saúde. Diante do exposto, o objetivo do presente estudo é descrever o perfil dos estudantes de Enfermagem da Faculdade Vale do Gorutuba e suas percepções sobre o uso de metodologias ativas em seu processo formativo. Esta instituição de ensino superior localiza-se no município de Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e de abordagem quantitativa, na qual os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário estruturado, com auxílio de uma ferramenta online. Responderam ao questionário 111 estudantes que atenderam aos critérios de inclusão e consentiram sua participação por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A análise e interpretação dos dados foram realizadas com o auxílio do aplicativo de informática Excel 2010 e posterior articulação com a literatura consultada. Os resultados demonstram uma população predominantemente constituída por jovens do sexo feminino, solteiros, trabalhadores, com renda familiar de até três salários mínimos, oriundos de escola pública e residentes no munícipio de Janaúba. Observou-se uma percepção positiva em relação ao uso das metodologias ativas, o que desmistifica a ideia de que os estudantes tenham resistência ao uso de novas metodologias. As metodologias ativas têm demonstrado contribuir para a inovação no ensino em saúde e para a formação de profissionais com o perfil delineado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. No entanto, sua adoção consiste ainda em um desafio que envolve o enfrentamento de obstáculos que vão desde aspectos estruturais até concepções pedagógicas. É possível sugerir que o conjunto de informações aqui apresentado possa subsidiar algumas reflexões e decisões institucionais. Por fim, salienta-se que o uso das metodologias ativas não excluem as contribuições da metodologia tradicional.
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    A extensão universitária e o ensino em saúde na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri: uma análise dos projetos de extensão
    (UFVJM, 2017) Bonifácio, Juliana Rodrigues; Alves, Thamar Kalil de Campos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Alves, Thamar Kalil de Campos; Sant'Anna, Paulo Afranio; Valiengo, Amanda; Oliveira, Wellington de
    Este estudo apresenta algumas reflexões sobre as práticas da extensão universitária na formação em saúde na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Busca-se analisar e compreender a partir dos princípios norteadores do Sistema Único de Saúde, como os projetos de extensão em saúde na UFVJM são elaborados, ou seja, se os mesmos contemplam tais princípios doutrinários e como nestes projetos a extensão universitária, igualmente a relação, a interação entre universidade e comunidade é definida e descrita. Com abordagem qualitativa, caráter descritivo e exploratório, o estudo comporta: 1. pesquisa bibliográfica, levantamento de teses e dissertações sobre a temática; 2.pesquisa documental, levantamento dos projetos de extensão em desenvolvimento e registrados na Pró-Reitoria de Extensão da UFVJM, no período de 2012 a 2015 (recorte temporal estabelecido devido à implementação da Política Nacional de Extensão Universitária em maio de 2012; seleção, leitura preliminar, delimitação das categorias de análise por meio da definição dos eixos temáticos norteadores da discussão, análise e discussão final. Organiza-se em 4 seções: a primeira seção descreve a organização do SUS no contexto da Reforma Sanitária Brasileira. A segunda seção compreende o contexto histórico da extensão universitária no Brasil e, em particular, na UFVJM. Na terceira seção, evidencia-se a concepção de extensão universitária presente nos projetos, os fatores que impulsionaram a origem dos mesmos e a relação das ações descritas nos projetos com os princípios norteadores do SUS. Por fim, a quarta seção identifica, a partir da análise das categorias elencadas, se nos projetos de extensão ocorre a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O estudo demonstrou que nos projetos de extensão analisados, prevalece a concepção de extensão universitária como via de mão dupla. No que se refere à presença dos princípios do SUS nas ações descritas, observa-se limitações quanto ao princípio da integralidade. Quanto à articulação ensino, pesquisa e extensão, identifica-se que a associação com o ensino restringe-se às temáticas trabalhadas nas unidades curriculares, a respeito da relação com a pesquisa reconhece-se a importância das ações extensionistas para a compreensão, análise e estudo de possíveis intervenções para o enfrentamento dos problemas/demandas apresentados na comunidade.
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    O currículo integrado na tessitura mnemônica de professores do curso técnico em enfermagem do Instituto Federal da Bahia, campus Eunápolis
    (UFVJM, 2016) Santos, Juliana de Almeida Pereira e; Oliveira, Wellington de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Wellington de; Marques, Fernanda Helena; Alves, Leila de Cássia Faria
    Propõe-se pensar, neste estudo, as dificuldades de implantação de uma proposta curricular contra-hegemônica, não somente pela ordem conceitual, mas a partir da capacidade da categoria docente em atuar nesse cenário, contrabalanceando princípios ideológicos sobrejacentes e práticas e resultados na relação de ensino-aprendizagem. Isso, a partir da seguinte questão norteadora: De que modo se dá o processo de construção de uma nova práxis pedagógica de professores que vivenciam uma reforma curricular, do modelo tradicional para o modelo integrado? Tendo como objetivo descrever o processo de construção de uma nova práxis pedagógica, com base em uma reforma curricular, do tradicional para o integrado, a partir da trajetória de professores do curso técnico em enfermagem do Instituto Federal da Bahia, campus Eunápolis. Para tanto, utilizou-se pesquisa de natureza básica, do tipo exploratória, com abordagem hipotético-dedutiva e enfoque qualitativo. No que tange ao procedimento, utilizou-se o estudo de caso, a partir da técnica de história oral, na modalidade temática. Para captação das informações, foi empregada a entrevista semiestruturada, a partir do registro de depoimentos com recursos de captação de áudio, transcrição de fontes, e constituição do arquivo. Paralelamente, e de modo complementar, utilizou-se uma pesquisa documental em acervo legal acerca do tema, englobando leis, decretos, resoluções, portarias e documentos escolares pertinentes. Os resultados apontam para um percurso heterogêneo e controverso, em que os bons resultados formativos competem com disputas ideológicas e questões administrativas, extrapolando o espaço intraescolar.
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    Avaliação acadêmica acerca das habilidades e competências gerais das Diretrizes Curriculares Nacionais de cursos de Graduação da Saúde
    (UFVJM, 2013) Soares, Viviane Antunes Rodrigues; Ribeiro, Mirtes; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Maia, Tarsis de Mattos; Oliveira, Wellington de; Ribeiro, Mirtes
    Diante das significativas mudanças no cenário nacional para a concretização do SUS, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) em saúde são concebidas como uma das estratégias para que as instituições formadoras subsidiem uma formação profissional condizente com a realidade e as necessidades de saúde da população. Nesse contexto, a opinião acadêmica é essencial para compreendermos o entendimento dos estudantes quanto às habilidades e competências que esperam adquirir em sua formação básica em saúde, assim como também suas aplicabilidades no cenário atual de ensino. Esse estudo teve como objetivo identificar a opinião acadêmica acerca das competências e habilidades gerais definidas pelas DCN dos cursos de graduação da área da saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). O desenho escolhido para delinear o presente estudo foi o transversal, sendo a população constituída por 135 acadêmicos do último período dos cursos de graduação da área da saúde da UFVJM (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia) durante o segundo semestre do ano de 2012. No total foram recebidas 62 respostas, resultando em índice de retorno dos questionários de 45,92%. Após análise dos dados foi possível estabelecer o perfil dos acadêmicos que responderam os questionários, em que 48,38% (15) pertenciam ao curso de Enfermagem, 48,14% (15) de Farmácia, 48,14% (13) de Fisioterapia, 66,66% (8) de Nutrição e 34,21% (13) de Odontologia. Empatia foi a variável que, unanimemente, apresentou razoável grau de importância no processo de ensino pelos acadêmicos participantes. Identificou-se diferenças significativamente estatísticas entre os cursos apenas nas variáveis Liderança no trabalho em equipe multiprofissional e Liderança, dado p<0,004 e p<0,034, respectivamente. Em todos os cursos Atenção à Saúde e Tomada de decisões apresentaram os maiores índices tanto para o que se esperava ser ensinado quanto para o que foi ensinado. Destaca-se que as competências e habilidades gerais Administração e gerenciamento e Comunicação apresentaram predominantemente os piores índices na perspectiva do ensino nos cursos de graduação na área da saúde da UFVJM. Os resultados demonstrados nesse estudo evidenciaram a necessidade de refletirmos sobre o perfil da formação dos profissionais em saúde, tendo em vista as reais demandas e necessidades de saúde da população, em especial no que diz respeito os processos de gestão.