Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    A presença da UFVJM na Educação Básica nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
    (UFVJM, 2023) Fernandes, Gildásio Antônio; Mykonios, Atanásio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    O texto aborda o resultado de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Humanas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), consistiu na investigação quanto à contribuição da instituição na formação de docentes para atuação na Educação Básica nas regiões dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Para o desenvolvimento do estudo foi considerado o contexto de expansão e interiorização do Ensino Superior, com enfoque nas Instituições de Ensino Superior, perpassando o papel desempenhado pela UFVJM na formação de docentes para atuação na região, objeto deste estudo. Foram realizadas revisões de literatura e análises documentais com dados do IBGE, INEP e IDEB, entre outros. Os resultados demonstraram a evolução do número de egressos nos cursos de licenciatura da UFVJM ao longo do período analisado e as possíveis relações que esses profissionais desempenham na Educação Básica local, potencialmente beneficiando os indicadores educacionais e sociais da região objeto desta pesquisa. No entanto, foram identificados desafios a serem enfrentados, como aprimorar políticas públicas de educação e a formação docente. Também foram apresentadas as limitações e perspectivas da UFVJM na promoção de uma Educação de qualidade e no desenvolvimento da região de sua abrangência. Assim, a pesquisa tem como propósito contribuir para compreender o papel das IFES na formação docente e refletir sobre a importância da Educação como direito fundamental. Destaca-se a necessidade de repensar políticas públicas educacionais visando a uma sociedade mais justa e igualitária, especialmente em regiões historicamente marcadas por exploração e desigualdades sociais.
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    Desempenho acadêmico de jovens rurais e percepção dos discentes e docentes sobre o Bacharelado Interdisciplinar no ICA/UFVJM, Campus Unaí/MG
    (UFVJM, 2022) Lepesqueur, Kátia Vieira Souto; Redin, Ezequiel; Lobo Junior, Adalfredo Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Redin, Ezequiel; Lobo Junior, Adalfredo Rocha; Oliveira, Altamir Fernandes de; Gomes Pereira, João Antônio; Melo, Thiago Vasconcelos
    Os objetivos deste trabalho, que foi realizado no Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (ICA/UFVJM), foram: i) verificar se a origem dos discentes, rural ou urbana, tem associação com seu perfil e desempenho acadêmico; e ii) avaliar a percepção dos discentes e docentes quanto à qualidade de ensino do Bacharelado em Ciências Agrárias (BCA). Um total de 177 discentes responderam o questionário para comparar o perfil e desempenho acadêmico entre origem urbana (133) e rural (44), enquanto um total de 95 discentes e 28 docentes responderam o questionário para avaliar a percepção de ambos sobre o BCA. As notas de ingresso na Universidade, idade, Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) acumulado e as proporções dos discentes de acordo com sexo, tipo de escola, curso técnico, modalidade de ingresso, cor/etnia, curso, ano/semestre de ingresso e das suas respostas dadas às questões sobre dificuldades de aprendizagem do aluno, satisfação com o curso, hábito de estudo, caracterização das dificuldades de aprendizado, caracterização das dificuldades impostas pela Universidade, coerência das avaliações dos docentes, qualidade do Ensino Médio e experiência de vida no aprendizado foram comparadas entre as duas origens. As médias de idade e CRA acumulado dos alunos das duas origens foram similares (P>0,10), mas as médias da nota de ingresso na Universidade dos discentes de origem rural foram as menores (P<0,10). As proporções de sexo, curso técnico, modalidade de ingresso e curso para os discentes das duas origens não diferiram (P>0,10), enquanto que uma maior (P<0,10) proporção de discentes de origem rural, que tiraram nota baixa no ingresso, eram de cor/etnia preta e estudaram em escola pública, foi observada. A satisfação com o curso, o hábito de estudo e as dificuldades de aprendizado foram similares (P>0,10) entre os alunos das duas origens. Alunos de origem rural tiveram mais (P<0,10) problemas financeiros do que alunos de origem urbana. Quanto à avaliação do BCA, discentes e docentes se queixaram (P<0,10) da presença de disciplinas obrigatórias desnecessárias para os cursos profissionalizantes. Todavia, os discentes consideraram (P<0,10) o BCA um bom modelo de ensino. A maioria (P<0,10) dos docentes não tiveram dificuldades para ministrar aulas no BCA, enquanto que a maioria (P<0,10) dos discentes apresentaram dificuldades em acompanhar as aulas no BCA. Docentes atribuíram essas dificuldades dos discentes ao desinteresse nos estudos e ingresso no ICA/UFVJM com nota inferior a 300 pontos. Esses resultados demonstram que discentes de origem rural têm piores notas de ingresso na Universidade, mas o desempenho acadêmico durante o curso não difere dos alunos de origem urbana. O BCA no ICA/UFVJM foi um bom modelo de ensino.
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    Saberes e práticas de um professor universitário da disciplina de cálculo
    (UFVJM, 2021) Pereira, Jacqueline Aparecida; Bonadiman, Heron Laiber; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Bonadiman, Heron Laiber; Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros; Valiengo, Amanda
    A presente dissertação buscou compreender, descrever e analisar como um professor de Cálculo Diferencial e Integral I organiza e elabora sua prática didática na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Para isso foi feita uma análise de quais saberes são utilizados como referência para o exercício profissional do professor da área da Ciências Exatas, identificando quais vivências na educação superior estão relacionadas com a consolidação das práticas profissionais. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e exploratória, na qual foi entrevistado um professor de Cálculo Diferencial e Integral I e foram realizadas observações em sala de aula desse docente, que leciona esta disciplina para os cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Farmácia, Química, Sistema de Informação e Zootecnia. A pesquisa teve como principais instrumentos de produção de dados: observações em sala de aula do professor e a entrevista. Os dados foram analisados por temática de conteúdo. A entrevista foi interpretada ponto a ponto, sem categorias pré-definidas. Neste contexto do ensino superior, parte-se do pressuposto de que os saberes docentes são construídos e fundamentados nos currículos de formação, nas áreas do conhecimento, no currículo escolar e universitário e na própria experiência. A investigação permitiu identificar que a aprendizagem da docência pode ser considerada um processo multideterminado, que possui continuidades e rupturas, tais como: a influência de outros professores na formação e no contato com áreas diferentes do conhecimento. Percebemos que este estudo contribuiu para fazer reflexões sobre a formação de professores e sobre os saberes docentes necessários para a docência do Ensino Superior.
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    Políticas públicas educacionais para o território de atuação da UFVJM: o acesso ao Ensino Superior no Curso de Bacharelado em Humanidades – (2012 a 2016)
    (UFVJM, 2019) Almeida, Carolina Santos; Ramalho, Mara Lúcia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramalho, Mara Lúcia; Neves, Leonardo dos Santos; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Santos, Dayse Lúcide Silva
    A pesquisa teve como objetivo relacionar o território de atuação da UFVJM, previsto no PDI 2012-2016, com as informações identificadas nas matrículas dos discentes do curso de Bacharelado em Humanidades - BHU nesta mesma época, tendo em vista a compreensão da política de acesso ao ensino superior adotada na instituição. A escolha do tema tornou-se pertinente dada à relevância acadêmica e social, pois tendeu a discutir a real democratização do acesso ao ensino superior na UFVJM. O arcabouço teórico amparou-se em pressupostos que fundamentaram a discussão sobre território e região, políticas públicas e acesso ao ensino superior. Também foram utilizadas as principais legislações que dispõe a educação enquanto direito fundamental, como exemplo, pode-se mencionar os marcos constitucionais e infraconstitucionais vigentes em território brasileiro. Desta forma, o presente estudo amparou-se em uma abordagem qualitativa e utilizou-se da pesquisa documental; para garantir o rigor metodológico necessário ao seu desenvolvimento, foi utilizada a análise de conteúdos pautada em pressupostos de Maria Laura Puglisi Barbosa Franco. Sintetizando os resultados, a pesquisa oportunizou desvelar que muitos discentes do curso de BHU são oriundos de municípios que se localizam muito além do estado de Minas Gerais, e que não há menção sobre as atividades da UFVJM nos Planos Municipais de Educação dos municípios analisados, que a distância territorial mostra-se substancial entre os municípios e o campus que possui o curso de BHU e que o oferecimento de outras instituições educacionais nos próprios territórios ou territórios vizinhos puderam ser considerados importantes variáveis que influenciaram no número de matrículas no período de 2012 a 2016. Assim, entendeu-se que há a necessidade em se criar uma ferramenta de gestão que acompanhe a origem do público de cada curso, observando-se os territórios defasados e procurando dar mais visibilidade ao seu campo de atuação nos municípios que compõem o seu locus de atuação.
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    Educação física e inclusão: análise da formação inicial nas perspectivas do projeto pedagógico e dos discentes
    (UFVJM, 2020) Siqueira, Daniela Souza; Ferreira, Bárbara Carvalho; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Bárbara Carvalho; Braga, Elayne de Moura; Oliveira, Sandra Regina Garijo de
    Buscando atender as novas propostas da educação inclusiva, os cursos de licenciatura em Educação Física possuem, em seu currículo, disciplinas que possibilitam a discussão a respeito da inclusão, entre elas a Educação Física Adaptada. Entretanto, estudos na área apontam que, mesmo sendo obrigatória a presença de conteúdos que abordem a inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física, durante o processo de formação inicial a maioria dos professores não se sente preparada para atuar com alunos com necessidades educacionais especiais. Pensando na formação profissional como parte essencial de uma escola realmente inclusiva, e na Instituição de Ensino Superior como mediadora no processo de conhecimentos relativos às teorias e práticas docentes, é importante investigar como está ocorrendo a formação inicial dos professores de Educação Física para atuarem na perspectiva da inclusão. Diante disso, o presente estudo teve, como objetivo geral, analisar a formação inicial em licenciatura em Educação Física no que se refere à educação inclusiva, especificamente, à disciplina Educação Física Adaptada. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental, do tipo levantamento de dados e de caráter quantitativo, com a participação de 23 discentes do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), que já haviam cursado a disciplina Educação Física Adaptada, e que estavam matriculados nos três últimos períodos da graduação. Para a coleta de dados, foi realizada a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de licenciatura em Educação Física da UFVJM, buscando identificar no documento direcionamentos para a formação de profissionais aptos a atuarem em ambientes inclusivos e a aplicação de um questionário para os discentes. Os questionários foram analisados por meio da estatística descritiva, sendo adotado o programa Excel Windows versão 2017. Os resultados indicam que o PPC atende a legislação vigente quanto à inserção de disciplinas que abordem a temática da inclusão em cursos de licenciatura. Os resultados apontam que a maioria dos discentes não compreendem a diferença entre inclusão e integração escolar, entretanto sabem identificar o público-alvo da educação especial e reconhecem o direito a matrícula em escolas públicas. A maior parte dos participantes se sente capacitada para atuar em contexto inclusivo e ressalta que o curso oportuniza contato e atuação com pessoas com deficiência. De acordo com os discentes, o curso proporciona uma formação inicial adequada para atuar em contexto inclusivo; entretanto, o panorama encontrado sugere novos direcionamentos para disciplina Educação Física Adaptada.
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    Fundação Universidade do Vale do Jequitinhonha: o primeiro projeto de universidade na cidade educacional (Diamantina-MG, 1965-1974)
    (UFVJM, 2019) Havenith, Sashanicol Rocha; Neves, Leonardo dos Santos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Neves, Leonardo dos Santos; Vieira, Flávio César Freitas; Santos, Dayse Lúcide Silva
    A pesquisa teve como foco investigar o processo histórico de criação da Fundação Universidade do Vale do Jequitinhonha (FUVJ) sob o ponto de vista da sua relação com a comunidade local e com a legislação educacional para o ensino superior. A FUVJ foi entidade mantenedora da Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina e representou o início do ensino superior direcionado à formação docente no Vale do Jequitinhonha. O recorte temporal inicia-se em dezembro de 1965, quando por intermédio da Lei Estadual nº. 4.059, a Fundação Universidade do Vale do Jequitinhonha foi autorizada a se instituir e finaliza-se em setembro de 1974, com o Decreto Federal nº. 74.573, que concedeu o reconhecimento à faculdade e seus cursos. Adotou-se o método dialético a fim de compreender a pluridimensionalidade do objeto de estudo. Sob o aspecto epistemológico, realizou-se uma abordagem qualitativa. Utilizou-se da revisão de literatura a fim de relacionar a instituição com a política educacional para o ensino superior, na busca do conhecimento da realidade e suas conexões com a conjuntura política, econômica, social e cultural. Para compreender a instituição e suas interfaces com o contexto estadual, regional e local, foram utilizadas análises documentais (documentos oficiais, legislações e periódicos locais) e, ainda, entrevistas semiestruturadas, a fim de se problematizar a instituição estudada na sua relação com a comunidade envolvente. Em relação às conclusões da pesquisa, observa-se que as motivações para a criação da FUVJ estiveram relacionadas tanto ao contexto de interiorização do ensino superior promovido pelo poder público estadual, quanto ao anseio social em transformar a cidade educacional, em cidade universitária. Esta pesquisa também contribuiu para revelar cientificamente a importância local e regional da instituição. Por fim, considerando a natureza profissional do Mestrado em Educação no qual esta pesquisa se insere, apresenta-se como proposta de produto final a reestruturação/reorganização do Memorial da FEVALE, a fim de que este possa ser além de um espaço de conservação da memória institucional, um ambiente que possibilite refletir sobre a instituição, que possa demonstrar a sua importância histórica e esteja disponível a visitações, estimulando e promovendo conhecimento e futuras investigações científicas.
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    Diálogos e discursos sobre o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, no período de 2008 a 2012
    (UFVJM, 2018) Silva, Wadingthon Veloso; Magalhães, Antônio de Pádua; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Magalhães, Antônio de Pádua; Santos, Amédis Germano dos; Ferreira Júnior, Lucelindo Dias
    O fenômeno universitário sua discussão política e a reforma universitária contribuíram para a expansão do ensino superior no Brasil . Posterior a esse cenário surgiu o Programa de Expansão da Educação Superior Pública - Expandir que foi uma das políticas públicas implantadas pelo Governo Federal para atender à demanda de ingresso à educação superior e com isso tentar diminuir o déficit existente. Além desse programa em 2007 foi instituído o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, que também teve o propósito de aumentar a oferta de vagas na rede federal de ensino. Portanto, esse estudo objetiva analisar o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais na Universidade Federal de Minas Gerais. Trata-se de um estudo de natureza documental, descritiva e exploratória, com a finalidade de descrever a relação de um órgão público e suas características. A busca foi realizada, em site, documentos oficiais, atas e resoluções da Universidade Federal de Minas Gerais. No dia 25 de outubro de 2007, houve a realização da Reunião Extraordinária do Conselho Universitário, na reitoria da UFMG presidida pelo Reitor desta universidade, que pela ordem do dia tratou da adesão ao programa. A versão do Projeto para votação Conselho Universitário foi concluída em 18 de outubro de 2007. Em 2007, a universidade ofertou, em seu vestibular 4.674 vagas nos cursos presenciais. Com a adesão ao programa a universidade pretendeu alcançar no período de 2008-2012 um total de 6.509. Esta pesquisa nos permitiu aproximar de algumas respostas sobre o programa na universidade estudada. Percebe-se que houve discussões isoladas em departamentos, congregações, mas não foram realizados debates de forma mais ampla com toda a comunidade acadêmica. Com o programa houve a interiorização da oferta de educação superior pública pelo país, especialmente em regiões menos desenvolvidas. Através do programa foi disponibilizado um aporte financeiro considerável para as universidades que haviam manifestado interesse na adesão. No entanto, a solução não está em apenas aumentar os orçamentos dessas instituições, mas fazer com que esses recursos sejam aplicados de forma eficiente e com isso atingir seu objetivo primordial que consiste a formação de profissionais capacitados e cidadãos críticos.