Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Thumbnail Image
    Item
    O cooperativismo de crédito mineiro como fator de inovação social na educação financeira comunitária
    (UFVJM, 2022) Ribeiro, Quetsia Dantas Magalhães; Vieira, Naldeir dos Santos; Higuchi, Agnaldo Keiti; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    O analfabetismo financeiro promove problemas de ordem social e coletivos em um país, pois o desconhecimento sobre essa temática gera perdas tanto para o indivíduo quanto para a sociedade. A questão sobre a ausência de educação financeira é um problema no Brasil e medidas propostas pelo legislativo buscam tratar educação financeira como uma política pública. Porém, as políticas de Estado não são suficientes para solucionar todos os problemas de ordem social existentes em seu território. Assim, é preciso que o Estado atue de forma integrada com organizações não estatais com o fim de fortalecer a comunidade e então construir uma sociedade mais equitativa, com mitigação e até solução de problemas sociais. Para tanto, as medidas socialmente inovadoras desenvolvidas por organizações da sociedade civil tornamse novos horizontes para contribuir com o debate. Dentre as organizações da sociedade civil, as cooperativas, especialmente as do ramo de crédito, podem contribuir com esse trabalho integrado. Tais cooperativas possuem potencial para realizar, criar e disponibilizar iniciativas inovadoras que possibilitem a melhoria da qualidade de vida de seus cooperados e dos demais membros de suas comunidades, ações estas que podem ser consideradas como inovações sociais. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar se as ações das cooperativas de crédito registradas na Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (OCEMG) podem ser consideradas como fator de inovação social no combate à ausência de educação financeira nas comunidades onde estão inseridas. Adotou-se como metodologia a revisão bibliográfica para construir o referencial teórico a respeito do tema, mas a pesquisa tem natureza quantitativa com a aplicação de questionários a dirigentes das cooperativas do campo estudado e a análise de dados realizada por meio das tabelas de frequência. Para complementar a análise, foi utilizada uma etapa qualitativa, por meio de análise de informações disponíveis nos sites das cooperativas respondentes e de instituições representativas do cooperativismo de crédito mineiro. Como principais resultados, foi considerado que as cooperativas de crédito são relevantes para a educação financeira nas comunidades as quais estão inseridas e geram mudanças nesses ambientes, o que permite identificar características da inovação social nos trabalhos desenvolvidos por elas. Além disso, as características da inovação social foram identificadas nesses projetos e/ou ações, como o empoderamento dos beneficiários, aumento do bem-estar social e maior participação destes junto às suas cooperativas. Apesar de algumas destas práticas terem sido desenvolvidas por influência de forças isomórficas, também foram identificadas iniciativas individuais relevantes e originárias do contexto local.
  • Thumbnail Image
    Item
    Importância da educação financeira no ensino infantil e anos iniciais do ensino fundamental
    (UFVJM, 2022) Guimarães, Renata Franca; Alexandrino, Carlos Henrique; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Este trabalho faz parte de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT e tem o propósito de apresentar o conceito de educação financeira, sua importância no contexto familiar e escolar. O foco da pesquisa foi, principalmente, evidenciar a importância em começar o ensino da educação financeira desde as crianças, pois estas terão maiores possibilidades de se tornarem adultos conscientes de suas finanças, bem como o aprimoramento da capacidade financeira, para que possam tomar decisões mais seguras e fundamentadas, tornando ­se, assim, mais integrados a uma sociedade cada vez mais saudável financeiramente, buscando uma postura adequada para uma melhor qualidade de vida. Para suporte à discussão, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca do tema, no intuito de apresentar a visão de diversos autores sobre a temática. Para melhor compreensão do assunto por parte do público alvo, a pesquisa se complementa com sequências didáticas, a qual objetiva exemplificar como a educação financeira pode ser abordada em sala de aula.
  • Thumbnail Image
    Item
    O uso de um ambiente virtual de aprendizagem para educar financeiramente futuros professores de matemática do IFMG/SJE
    (UFVJM, 2021) Carmo, Daniele Silva; Canôas, Silvia Swain; Silva, José Fernandes da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    O presente trabalho apresenta os resultados referentes a dissertação intitulada “O uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para educar financeiramente futuros professores de Matemática do IFMG/SJE”, a qual busca responder ´ a seguinte questão: “Como a utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, abordando questões do ensino e aprendizagem da Educação Financeira, pode contribuir na formação de futuros professores?”. O objetivo principal desse estudo foi criar um Ambiente Virtual de Aprendizagem, composto por uma Trilha Formativa, para auxiliar na Educação Financeira de futuros professores de Matemática, uma vez que, parte-se do pressuposto que o professor só ensina o que compreende. Assim, por meio das respostas coletadas nas atividades propostas e nas interações durante a oficina, percebeu-se que o ambiente possibilitou aos licenciandos refletirem sobre o próprio planejamento financeiro e, como consequência, espera-se que os mesmos consigam evidenciar melhor esse tema em sua futura pratica docente. Alem disso, foi possível vislumbrar a possibilidade de adaptação do ambiente tanto para a formação continuada de professores de Matemática, quanto para discentes da Educação Básica, contribuindo para a Educação Financeira da população brasileira.
  • Thumbnail Image
    Item
    Educação financeira: proposta para o ensino básico contemplando as exigências da BNCC
    (UFVJM, 2021) Santos, Marcilei Santana dos; Campos, André Bernardo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    O presente trabalho de cunho qualitativo, tem como eixo central a Educação Financeira nas escolas. Nosso estudo tem como objetivo contribuir para o letramento financeiro auxiliando para a formação cidadã do estudante do ensino básico. Analisamos a Base Nacional Comum Curricular, bem como as suas abordagens sobre o tema e fizemos uma breve revisão de tópicos de Matemática Financeira. Partindo de estudo bibliográfico, propomos situações problemas, buscando promover a reflexão, bem como informações para a tomada de decisão consciente de consumo, usado como ferramenta o Planilhas Google. Assim, integram neste trabalho atividades que podem ser adaptadas e aplicadas em sala de aula, com linguagem cotidiana e abordagem comportamental de fácil entendimento e de aplicação prática.