Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Efetividade do Apoio Matricial da Fisioterapia na Atenção Primária a Saúde
    (UFVJM, 2023) Barbosa, Samara Maria Neves; Santos, Juliana Nunes; Costa, Henrique Silveira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Este trabalho investigou a efetividade do AM do profissional fisioterapeuta, com foco nas condições de saúde sensíveis a intervenção da fisioterapia na APS. O estudo propôs oficinas temáticas envolvendo conceitos e práticas de prevenção, promoção e reabilitação nos eixos saúde materno-infantil, do adulto, do idoso e desordens musculoesqueléticas, contendo condições de saúde de elevada prevalência na APS tais como dor lombar, incontinência urinária, tonturas, entre outras situações possíveis de serem encontradas na visita domiciliar do ACS. Os temas foram organizados em quatro encontros presenciais (16 horas) e atividades para serem feitas em casa (8 horas). Foram utilizados instrumentos de coleta de dados (pré e pós-teste) contendo questões relacionadas à atuação da fisioterapia na APS e um inquerido com levantamento de casos sensíveis a essa atuação na área de abrangência do agente. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se dois estudos cuja intervenção foi a realização das oficinas de AM: I) Estudo de delineamento quase-experimental em um município de pequeno porte, com duas equipes de saúde da família e 13 ACS divididos em grupos intervenção (n=6) e controle (n=7); II) Um ensaio clínico randomizado em munícipio de médio porte, com 57 ACS, aleatorizados em grupos intervenção (n=28) e controle (n=29). Os resultados do estudo I revelaram diferença estatística na percepção de risco dos ACS dos grupos intervenção e controle na percepção dos casos envolvendo desordens musculoesqueléticas (p=0,032) e na identificação de casos de alterações infantis (p=0,012) após a participação nas oficinas de AM. No estudo II, e após o AM, houve diferença estatística entre os grupos intervenção e controle na percepção das desordens musculoesqueléticas (p=0,028), e quanto a demanda de encaminhamentos houve diferença estatística nos casos de alterações infantis (p<0,001), saúde do trabalhador (p=0,003), incontinência urinária (p=0,0012), risco de quedas (p=0,007), alterações vestibulares (p=0,002) e alterações venosas (p< 0,001). Com a realização do estudo observou-se aumento da percepção dos ACS sobre as condições de saúde sensíveis a intervenção do fisioterapeuta na APS e maior identificação dos usuários com condições a serem encaminhadas para a fisioterapia no nível primário. Os achados fornecem evidências da efetividade do AM do fisioterapeuta no primeiro nível de atenção à saúde como estratégia favorecedora da resolutividade da atenção.
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    O uso do Moodle como recurso para educação permanente em diabetes mellitus para profissionais das equipes de saúde da família de um município mineiro
    (UFVJM, 2019) Toledo, Marileila Marques; Nobre, Luciana Neri; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Nobre, Luciana Neri; Dias, Ana Catarina Perez; Nunes, Ana Paula Nogueira; Costa, Magnania Cristiane Pereira da
    A presente pesquisa teve como objetivos avaliar a atitude dos profissionais das Equipes de Saúde da Família (EqSFs) de Diamantina, MG em relação ao diabetes mellitus (DM) e desenvolver um curso de qualificação em diabetes para estes sujeitos. Participaram da pesquisa 83 profissionais, no entanto 8 foram excluídos e a amostra final é de 75 pessoas. Os participantes do estudo foram profissionais de 14 Equipes de Saúde da Família (EqSFs) do referido município, os quais responderam a um questionário sobre sua condição socioeconômica e as necessidades educacionais sobre DM e um questionário de atitude em relação ao DM. Além disto, foram submetidos a uma qualificação em DM, por meio de um curso na modalidade educação à distância. Sobre o perfil dos participantes, observou-se que a maioria é do gênero feminino (n=70; 93,3%), adultos jovens (n=44; 58,7%), tem entre 8 e 13 anos de estudo (n=46; 61,3%), tem em média mais de 2 anos de trabalho nas Unidades Básicas de Saúde (n=55; 73,3%), acompanham em média 48 pessoas com DM (n=52; 69,3%) e todos relataram desejo de qualificação em diabetes. Quanto à atitude dos profissionais em relação ao DM, observou-se que estes apresentam atitude favorável, uma vez que apresentaram pontuação média acima de 3 nas subescalas do instrumento. Embora apresentem uma atitude favorável em relação ao diabetes, observa-se que os profissionais têm dado mais importância ao controle rígido da glicose e um pouco menos a autonomia das pessoas com esta condição crônica. Neste sentido, torna-se necessário maior sensibilização dos profissionais para esta temática. Quanto ao curso, este foi desenvolvido no modelo Design Instrucional Contextualizado, composto por quatro fases: fase de análise, fase de design e desenvolvimento; fase de implementação e fase de avaliação a e organizado com os recursos do Modular Object-Oriented Dyaminc Learning Environment (Moodle). Na fase de análise foram levantadas as demandas educacionais em DM e definidos os objetivos instrucionais para o curso. Na fase de design e desenvolvimento foi realizado o cadastro do curso na plataforma Moodle e adaptados os recursos didáticos. O curso englobou temas sugeridos pelos profissionais das EqSFs e o conteúdo foi distribuído em 3 unidades, com duração de 30 horas no total. Na fase de implementação foi realizado treinamento para a utilização dos recursos tecnológicos do curso, envio de instruções aos participantes também por e-mail e cadastro dos participantes. Na fase de avaliação foi aplicado um questionário para avaliar os aspectos referentes ao curso. Considera-se que os recursos do Moodle foram facilitadores do método de organização e criação de cada etapa do curso.
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    Doença renal crônica como foco para a educação permanente em saúde
    (UFVJM, 2016) Leite, Luciana Fernandes Amaro; Oliveira, Leida Calegário de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pires, Herton Helder Rocha; Niquini, Cláudia Mara; Reis, Angélica Pataro; Oliveira, Leida Calegário de
    A Doença Renal Crônica é um importante problema de saúde pública em todo o mundo porque sua incidência e prevalência estão aumentando, o custo é elevado e medidas de prevenção precisam ser implementadas. O Inquérito Brasileiro de Diálise Crônica mostrou que em julho de 2013, o número total estimado de indivíduos em diálise no país foi de 100.397; a taxa anual de mortalidade bruta foi de 17,9% e o número absoluto de indivíduos em diálise tem aumentado 3% ao ano nos últimos três anos. Como no Brasil não há dados fidedignos de DRC não dialítica, para fins de programação, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) estima que 11,6% dos adultos mineiros (com idade igual ou superior a 20 anos) apresentem DRC em um dos seus estágios. Deste modo, considerando a relevância e o impacto da DRC na saúde da população brasileira, o presente estudo tem por objetivo central realizar o rastreio desta doença em adultos em uma Estratégia de Saúde da Família da cidade de Diamantina, Minas Gerais, bem como promover a capacitação dos profissionais médicos e enfermeiros deste município em relação à mesma. Foi realizado, através de análise das fichas do Sistema de Informação da Atenção Básica, o levantamento de todos os usuários com presença de algum fator de risco para o desenvolvimento da DRC na ESF Cazuza, Diamantina. Os usuários do Sistema Único de Saúde que apresentaram fatores de risco para DRC foram convidados a participar de entrevistas onde foram coletados dados sócio demográficos, comportamentais, comorbidades e antropométricos. Foram coletados materiais biológicos (sangue e urina) para realização dos exames de creatinina sérica e urinária, urina rotina e proteínas totais na urina. O valor da creatinina sérica foi utilizado para fazer a estimativa da Taxa de Filtração Glomerular (TFG) utilizando o nomograma baseado na equação Chronic Kidney Disease Epidemiology Collaboration (CKD-EPI). Na urina rotina, especial atenção foi dada à presença de hematúria de origem glomerular tendo como sinais a presença de cilindros hemáticos ou dismorfismo eritrocitário. Os resultados dos exames de proteínas totais na urina e creatinina urinária foram utilizados para calcular a relação proteinúria/creatininúria. Assim foi possível rastrear a presença da DRC em 191 indivíduos. Destes pacientes, 57,6% eram do sexo feminino, 73,8% de raça não branca, 64,4% possuía ensino fundamental incompleto, 81,2% eram sedentários, 13,1% apresentaram uso abusivo do álcool, 63,4% eram hipertensos, 10,0% eram diabéticos, 35,1% estavam obesos e 18,3% tinham história familiar de DRC. Com a estimativa da TFG obteve-se 53,4% no estágio 1. O rastreio para DRC foi positivo para 14,2% dos pacientes. As informações obtidas dos pacientes foram utilizadas nas capacitações no formato de módulos de capacitação para médicos e enfermeiros que atuam na Estratégia de Saúde da Família de Diamantina, MG, sendo que estes treinamentos geraram uma melhora do nível de conhecimento dos profissionais participantes de 8,8%. Pode-se concluir a importância da atuação dos profissionais da atenção primária a saúde no controle dos fatores de risco para o desenvolvimento e progressão da DRC.
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    Ocorrência do tracoma em escolares e o impacto do treinamento de habilidades clínicas para profissionais de saúde em Turmalina, MG, Brasil
    (UFVJM, 2014) Silva, Evanildo José da; Oliveira, Leida Calegário de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Leida Calegário de; Fernandes, Daisy de Rezende Figueiredo; Pires, Her; Branco, Kelly Moreira Grillo Ribeiro
    O Tracoma, tido equivocadamente como erradicado em nosso meio, encontra-se na lista de doenças negligenciadas. Trata-se da maior causa de cegueira evitável do mundo, sendo encontrado predominantemente nos países subdesenvolvidos. Diversos trabalhos têm demonstrado que esta doença se faz presente em todas as regiões do Brasil atualmente, o que evidencia que tanto o governo (nas esferas federal, estadual e municipal) quanto a academia devem continuar a considerar o Tracoma entre as causas de cegueira em nosso meio. A necessidade de maior qualificação e capacitação dos profissionais de saúde para um melhor atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS tem feito com que sejam tentadas diferentes alternativas para atingir este objetivo. Diversas experiências têm sido efetivadas em nosso meio, com resultados exitosos. Neste trabalho procurou-se levantar a frequência de Tracoma entre os escolares de sete a quinze anos da rede pública do município de Turmalina, MG bem como verificar a efetividade de uma estratégia de educação permanente denominada Treinamento de Habilidades Clínicas – THC na detecção desta doença. A pesquisa foi realizada neste município, situado no Vale do Jequitinhonha, tendo em vista um levantamento prévio que demonstrou que nos últimos cinco anos não tinha ocorrido nenhum encaminhamento de usuário da Atenção Primária para o serviço de oftalmologia do município com hipótese diagnóstica de Tracoma. Considerando que no município existem regiões com populações em situação de alta vulnerabilidade social, portanto com características propícias para o surgimento da doença, suspeitou-se que os casos não estavam sendo diagnosticados. Participaram da pesquisa quatro médicos e oito enfermeiros das ESF e ainda três enfermeiros que atuavam na gestão, mas também ocasionalmente nas ESFs. Inicialmente foi feito um diagnóstico situacional visando avaliar o nível de conhecimento dos profissionais das ESFs de Turmalina, MG, acerca do Tracoma quando os profissionais de saúde responderam a um questionário a respeito do tema. Em seguida foi realizado um módulo de capacitação e após esta etapa foi realizado o THC. Posteriormente os profissionais de saúde realizaram o exame de 635 estudantes sob a supervisão do pesquisador. Os estudantes com diagnóstico de Tracoma foram submetidos à raspagem de conjuntiva com swab e o material enviado para análise laboratorial. Todos os escolares diagnosticados com Tracoma foram tratados gratuitamente no SUS e suas famílias convidadas para que os demais membros pudessem ser examinados. Para finalizar, os profissionais responderam novamente ao questionário que continha questões a respeito do tema. Os dados coletados foram analisados com auxílio do software Statistical Package for Social Sciences, IBM Inc., USA – SPSS, versão 20.0. Ao comparar a quantidade de acertos nos questionários pré e pós-capacitação, observou-se que no segundo a pontuação foi significativamente maior que no primeiro. Entre os escolares foi encontrada uma frequência do Tracoma de 4,7%, com predomínio nas áreas rurais. Todas as famílias dos estudantes diagnosticados com Tracoma foram convidadas a realizar exames, sendo identificadas, até o momento, 27 pessoas como portadores de Tracoma ativo. Todas foram submetidas ao tratamento custeado pelo SUS. Conclui-se então que o treinamento teve impacto positivo no conhecimento dos profissionais, contribuindo para uma maior habilidade para o diagnóstico ou suspeição diagnóstica da doença. Pode-se afirmar ainda que a educação permanente é uma importante ferramenta a ser utilizada visando melhorar o desempenho destes.